Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2014

Boa tarde,

Hoje o dia foi passado em Tomar, de onde acabei de regressar. Temperaturas bastante agradáveis na cidade do Nabão.
De manhã a conversa já foi outra; a humidade da noite gelou sobre os vidros da viatura e quando os abri... crshhhh.... felizmente não parti nada! :D

Boas,

T.máxima: 14,3ºC
T.actual: 10,7ºC
_______

Parece que hoje houve um mar de geada no 2º local de seguimento, às 7:40 a temperatura era de 0ºC.( registo do carro de um familiar)
14ª geada. :cold:

Boa amplitude em Seiça,Ourém.
-1,9ºC / 18,1ºC

• Gosto
Reactions: StormRic
Minima: 7,4ºC
Máxima: 19,3ºC
- Nada surpreendente vindo da Amadora :D

Repara-se que as minimas baixaram e que mal se pode tar na rua à noite.
Só agora reparei que em Setubal (Est. Fruticultura) a temperatura chegou aos -2ºC ontem!

2º dia consecutivo de céu limpo, deixo aqui uma imagem da lua à noite (a única fase que posso ver é quando está a crescer :( )
1nCbvsG.jpg

Bom fim de semana! ;)

Boas.

Hoje a temperatura mínima foi fresquinha: 3,6ºC.

Nos próximos dias dava um grande jeito ter vários sensores :D Sendo assim devo colocar o meu sensor junto de uma linha de água aqui na zona, talvez no último sítio onde coloquei.

Na última semana tenho presencionado algo interessante na vila de Cascais, refiro-me ao ponto mais frio da vila, nas traseiras do mercado.
Trata-se do final do vale da ribeira das Vinhas, por lá, todo o ar frio proveniente do Pisão/Atrozela/ Penha Longa/Mula/, ou seja base da vertente sul da Serra de Sintra é ali despejado.

Já me tinham falado do assunto, entretanto tenho presenciado "in loco" o tal arrefecimento naquela zona, visto que é por lá que estacionei o carro uma serie de vezes.
Ainda hoje, às 18:20 estavam lá 9,8ºC, assim que sai do estacionamento a temperatura subiu logo para os 11,9ºC.

e9el40.jpg

ixwhaa.jpg

Se alguem uma vez notar a temperatura fria nesta zona de Cascais, fica aqui a resposta. :D

Última edição:
:thumbsup: interessante realmente como os vales canalizam os fluxos de ar frio. Nessa progressão ao longo do vale terá que haver portanto remoção de ar menos frio e dois processos penso que podem ocorrer: ou é empurrado à frente ou é removido lateralmente subindo as encostas, ou ainda ambos os processos em simultâneo. Durante o dia com a insolação a relação térmica deve ser diferente, por isso deve haver uma altura em que o fluxo de ar frio inicia o seu percurso pelo vale abaixo e deve poder ser detectada.

• Gosto
Reactions: jonas_87
Na última semana tenho presencionado algo interessante na vila de Cascais, refiro-me ao ponto mais frio da vila, nas traseiras do mercado.
Trata-se do final do vale da ribeira das Vinhas, por lá, todo o ar frio proveniente do Pisão/Atrozela/ Penha Longa/Mula/, ou seja base da vertente sul da Serra de Sintra é ali despejado.

Já me tinham falado do assunto, entretanto tenho presenciado "in loco" o tal arrefecimento naquela zona, visto que é por lá que estacionei o carro uma serie de vezes.
Ainda hoje, às 18:20 estavam lá 9,8ºC, assim que sai do estacionamento a temperatura subiu logo para os 11,9ºC.

Lembro-me de o Vale do Jamor entre a Cruz Quebrada/Dafundo e Carnaxide/Queijas ser muito propício a inversões e gelar lá em baixo nos campos de jogos, bem como ocorrerem neblinas que enchiam o fundo do vale.

• Gosto
Reactions: jonas_87
Em BARREIRA DE AGUA ILEIRIA22, levantou vento de Norte e a temperatura está a subir bem ..Parou a Inversão térmica

Fui consultar essa estação agora mesmo, porque ao sair à rua reparei que já não estava frio, e que parecia que tinha chovido... todas as superfícies estão molhadas! Às 20h estavam cerca de 4° e agora 9°.

e9el40.jpg

ixwhaa.jpg

Se alguem uma vez notar a temperatura fria nesta zona de Cascais, fica aqui a resposta. :D

O que não deixa de ser curioso, porque quando dou as minhas voltas de bike e passo pela baía sinto mais frio, pena que ainda não possa andar actualmente ( espero reiniciar em breve ) dado que está como eu gosto, fresquinho :cold:.

Lembro-me de o Vale do Jamor entre a Cruz Quebrada/Dafundo e Carnaxide/Queijas ser muito propício a inversões e gelar lá em baixo nos campos de jogos, bem como ocorrerem neblinas que enchiam o fundo do vale.

Outra situação que até já tenho referido, que é quando no regresso ao carro e depois de entrar no paredão encostado a REFER até a Cruz Quebrada é como se entrasse num frigorífico, pena não ter um termómetro para ver a diferença, mas é significativa, estranho é que ainda não estou a chegar ao vale, mas sim na encosta.

:palmas::winner: esta reportagem é uma verdadeira prenda para todos nós aqui no fórum! Obrigado e parabéns por este trabalho completíssimo, com nocturnas excelentes e paisagens que eu aqui de Carcavelos vislumbro e sonho lá ao longe, o místico Cabo, presença quotidiana dos horizontes. Este trabalho é revelador de grande dedicação ao espírito do MeteoPt e um documento único! Bravo Vitor! Os meus votos também de que tenhas "recebido" o que querias!:thumbsup::thumbsup:

Gosto de ler :thumbsup:,
o Espichel até é perto hehehe,
faço porque gosto ;),
a "prenda", infelizmente é daquelas que ninguém pode oferecer :(,

bom e preparemo-nos para o frio "glaciar" que ai vem :lol: , terça feira espero fotografar geada na serra de Montemor num pequeno vele, e depois siga para o H da Luz, e ainda bem que o ano termina logo a seguir :lmao:.

• Gosto
Reactions: jonas_87 e StormRic
:thumbsup: interessante realmente como os vales canalizam os fluxos de ar frio. Nessa progressão ao longo do vale terá que haver portanto remoção de ar menos frio e dois processos penso que podem ocorrer: ou é empurrado à frente ou é removido lateralmente subindo as encostas, ou ainda ambos os processos em simultâneo. Durante o dia com a insolação a relação térmica deve ser diferente, por isso deve haver uma altura em que o fluxo de ar frio inicia o seu percurso pelo vale abaixo e deve poder ser detectada.

Sim, a inversão ali nunca será tão intensa como é no pisão(já observei geada a 2 metros do solo e uma nevoa densa) ou no vale do Porto Covo, pois por lá nunca haverá qualquer mistura do ar frio com ar mais quente como acontece em Cascais.
Ainda assim, é interessante o que se passa por lá, pois basta descer as escadas para o parque e percorrer a pé, que notasse logo um ar mais frio e húmido. Penso que no ano passado fizeram um estudo de climatologia na ribeira das vinhas, tenho que pesquisar melhor.
_______

10,7ºC vento fraco a moderado