Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
760
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Mínima desta noite de 9,3º C, após um dia morno, a partir do meio da tarde finalmente ( ufa ) uma descida da temperatura, até coloquei o sensor da Oregon ao lado da que faço a leitura para ver se não estava maluco :lol: e +- pelas 17:00h já estava a entrar nos 13,Xº,
hoje fui fazer caminhada, desta vez é a bike que precisa de ir ao "médico" é a pdi hehe, muitos anos e pelos vistos já uns bons km´s nela, peças bem gastas,
e como queria ver o video mapping no Terreiro do Paço, nada como ir a butes desde a Expo ( perto da Audi ), mas nesta faixa ainda não se notava o frio, apesar de ter vistos 14º C na ida e num outro 11º já na vinda, não achei que estivesse, vento reduzido a nulo,
vidros já embaciados, sinal de frescura na rua e com razão, pois já estão 9,2º C a descer lentamente e 86% Hr.
 


Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,481
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
A temperatura que a EMA do Cabo Carvoeiro mostra, de 14,8º C às 23h00, não pode estar certa! Saí de casa às 22h15 e estavam 9ºC na rua, no centro de Peniche! Sentia-se um ar muito frio. Mesmo do centro de Peniche para o Cabo Carvoeiro, nunca haveria uma diferença de quase 6º. Por norma há uma diferença, mas nunca mais de 2º nesta altura do ano!!!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,382
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:thumbsup:,
por acaso são 409 m ( está marcado no marco geodésico :D ),
era interessante saber por exemplo em dois locais distintos, num dia ventoso, que velocidades se obtêm numa mesma hora, como por exemplo em Sintra e outro ou neste local por ex., embora ainda tenho de descobrir outro perto de casa mais elevado e descoberto, ainda observei um morro, mas tenho de descobrir o acesso,

só mais uma consideração, talvez na Peninha as velocidades do vento possam ser aceleradas pelas paredes do edifício, tem sido perto das paredes que obtenho os maiores registos, embora nem sempre é assim, aqui no Cabeço de Montachique, é amplo sem nada, o vento achei que era mais constante, pode ter sido por acaso, tenho de ir lá mais vezes, alias quando fazia passeios todo-terreno na zona de Loures passávamos sempre por este local e era significativa a redução da temperatura e o vento que quase sempre fazia, daí saber que podia fazer algumas medições de jeito, ah e ter uma temperatura mais digna da altura do ano em que estamos :lol:.

É mesmo 409m, enganei-me (já há muitos anos que não exploro esta zona, mais de trinta seguramente) . Há na zona outros cumes de antigos vulcões (todos estes montes isolados na região oeste foram cones de vulcões) com altitudes superiores a 400 m, nomeadamente à volta da Malveira, as Três Cabeças, por exemplo com 402, 423 e 431m, e a Serra do Funchal com uma crista acima dos 420m. O mais alto de todos é mais a norte, Alqueidão com 442m (se não me engano) mas é pouco proeminente. É culminado pelo Forte de Alqueidão. Mas o cone vulcânico mais perfeito e com o melhor panorama 360º é o Montemuro (428m), vértice e moinho no cimo do Cabeço do Manique, sobranceiro a Santo Estevão das Galés e Montemuro, bons acessos.

Sem dúvida que o edifício da Peninha potencia a velocidade do vento que o rodeia, mesmo estando apenas no varandim ocidental há uma diferença entre estar mais perto ou mais afastado da frontaria.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,382
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A temperatura que a EMA do Cabo Carvoeiro mostra, de 14,8º C às 23h00, não pode estar certa! Saí de casa às 22h15 e estavam 9ºC na rua, no centro de Peniche! Sentia-se um ar muito frio. Mesmo do centro de Peniche para o Cabo Carvoeiro, nunca haveria uma diferença de quase 6º. Por norma há uma diferença, mas nunca mais de 2º nesta altura do ano!!!

Deve estar porque o vento rodou para oeste, traz agora o ar do mar e a água ainda está com uma temperatura acima dos 16ºC, 17ºC ao largo mesmo. Há bastante mistura da maresia com o ar devido à forte ondulação. O vento está muito fraco, inferior a 5 Km/h. São tudo condições ideais para um forte contraste térmico entre o interior que está a arrefecer por inversão e irradiação, e a costa mesmo junto à água.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,481
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Deve estar porque o vento rodou para oeste, traz agora o ar do mar e a água ainda está com uma temperatura acima dos 16ºC, 17ºC ao largo mesmo. Há bastante mistura da maresia com o ar devido à forte ondulação. O vento está muito fraco, inferior a 5 Km/h. São tudo condições ideais para um forte contraste térmico entre o interior que está a arrefecer por inversão e irradiação, e a costa mesmo junto à água.
Não sei... estive na marina, junto aos molhes do porto de pesca e a temperatura mantinha-se nos 9. A EMA está junto a muitos postes de electricidade, não sei até que ponto poderá afectar.
Às 23h00, na marina, mantinham-se os 9º.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,744
Local
Loures
É mesmo 409m, enganei-me (já há muitos anos que não exploro esta zona, mais de trinta seguramente) . Há na zona outros cumes de antigos vulcões (todos estes montes isolados na região oeste foram cones de vulcões) com altitudes superiores a 400 m, nomeadamente à volta da Malveira, as Três Cabeças, por exemplo com 402, 423 e 431m, e a Serra do Funchal com uma crista acima dos 420m. O mais alto de todos é mais a norte, Alqueidão com 442m (se não me engano) mas é pouco proeminente. É culminado pelo Forte de Alqueidão. Mas o cone vulcânico mais perfeito e com o melhor panorama 360º é o Montemuro (428m), vértice e moinho no cimo do Cabeço do Manique, sobranceiro a Santo Estevão das Galés e Montemuro, bons acessos.

De facto, Montemuro é um cume bem perfeito, difícil de acreditar que foi a própria natureza que o modelou. Subi lá há uns 3 ou 4 anos, de noite, e a vista era fantástica.

Também fui ao Alqueidão, há 3 anos também, acampei lá pelos escuteiros, e lembro-me que de dia conseguia-se ver a Arrábida.

Ao cume de Montachique nunca fui, está tão perto de mim e nunca por lá passei, mas queria ver se em breve lá dava um pulinho para fazer umas fotografias.

--

Por aqui, ontem (Domingo 20) a mínima foi de 8,8ºC (registada às 23:58), sendo que a mínima registada durante a madrugada tinha sido 12,2ºC.

Sigo agora com 8,7ºC, mas já foi aos 8,3ºC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,382
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vídeos para despedir o fim de semana:

Sexta dia 18, amanhecer com fluxo à superfície de sul, cruzando-se com WSW em altitude:




Sábado 19, fenomenal nascer do sol com cores inacreditáveis! A propósito, tenho imensas fotos, mas como merecem edição esta tem sido protelada. :o




A aproximação da frente, com nuvens médias e altas cheias de efeitos de virga:




Entardecer e anoitecer, à espera da chuva que não veio, as nuvens a fazer todo o tipo de malabarismos e efeitos especiais menos... chover.
:p

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,382
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei... estive na marina, junto aos molhes do porto de pesca e a temperatura mantinha-se nos 9. A EMA está junto a muitos postes de electricidade, não sei até que ponto poderá afectar.
Às 23h00, na marina, mantinham-se os 9º.

Já está em queda mais acentuada, 14,1ºC à meia-noite. Mas com vento fraco de oeste, mantenho que não vá descer muito mais, é preciso ver que enquanto as zonas de Peniche, do porto por exemplo, são baixas e propícias à inversão, o Cabo está bem acima de ter esse efeito.
 
  • Gosto
Reactions: Candy

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,382
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No Cabo Raso a temperatura depois de descer até aos 9,4ºC começou a subir! 10,3ºC. O vento fraco de oeste e o mar a 16º/17ºC a controlarem o ambiente na linha de costa.

Mas a Praia da Rainha, que está mais afastada e em zona baixa de inversão, já vai nos 3,6ºC!! E não recebeu a aragem de oeste. vento fraquíssimo ou calmo, de N ou NE.

vnfVo3v.gif
 
Última edição: