Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Mínima desta noite de 9,3º C, após um dia morno, a partir do meio da tarde finalmente ( ufa ) uma descida da temperatura, até coloquei o sensor da Oregon ao lado da que faço a leitura para ver se não estava maluco :lol: e +- pelas 17:00h já estava a entrar nos 13,Xº,
hoje fui fazer caminhada, desta vez é a bike que precisa de ir ao "médico" é a pdi hehe, muitos anos e pelos vistos já uns bons km´s nela, peças bem gastas,
e como queria ver o video mapping no Terreiro do Paço, nada como ir a butes desde a Expo ( perto da Audi ), mas nesta faixa ainda não se notava o frio, apesar de ter vistos 14º C na ida e num outro 11º já na vinda, não achei que estivesse, vento reduzido a nulo,
vidros já embaciados, sinal de frescura na rua e com razão, pois já estão 9,2º C a descer lentamente e 86% Hr.

A temperatura que a EMA do Cabo Carvoeiro mostra, de 14,8º C às 23h00, não pode estar certa! Saí de casa às 22h15 e estavam 9ºC na rua, no centro de Peniche! Sentia-se um ar muito frio. Mesmo do centro de Peniche para o Cabo Carvoeiro, nunca haveria uma diferença de quase 6º. Por norma há uma diferença, mas nunca mais de 2º nesta altura do ano!!!

:thumbsup:,
por acaso são 409 m ( está marcado no marco geodésico :D ),
era interessante saber por exemplo em dois locais distintos, num dia ventoso, que velocidades se obtêm numa mesma hora, como por exemplo em Sintra e outro ou neste local por ex., embora ainda tenho de descobrir outro perto de casa mais elevado e descoberto, ainda observei um morro, mas tenho de descobrir o acesso,

só mais uma consideração, talvez na Peninha as velocidades do vento possam ser aceleradas pelas paredes do edifício, tem sido perto das paredes que obtenho os maiores registos, embora nem sempre é assim, aqui no Cabeço de Montachique, é amplo sem nada, o vento achei que era mais constante, pode ter sido por acaso, tenho de ir lá mais vezes, alias quando fazia passeios todo-terreno na zona de Loures passávamos sempre por este local e era significativa a redução da temperatura e o vento que quase sempre fazia, daí saber que podia fazer algumas medições de jeito, ah e ter uma temperatura mais digna da altura do ano em que estamos :lol:.

É mesmo 409m, enganei-me (já há muitos anos que não exploro esta zona, mais de trinta seguramente) . Há na zona outros cumes de antigos vulcões (todos estes montes isolados na região oeste foram cones de vulcões) com altitudes superiores a 400 m, nomeadamente à volta da Malveira, as Três Cabeças, por exemplo com 402, 423 e 431m, e a Serra do Funchal com uma crista acima dos 420m. O mais alto de todos é mais a norte, Alqueidão com 442m (se não me engano) mas é pouco proeminente. É culminado pelo Forte de Alqueidão. Mas o cone vulcânico mais perfeito e com o melhor panorama 360º é o Montemuro (428m), vértice e moinho no cimo do Cabeço do Manique, sobranceiro a Santo Estevão das Galés e Montemuro, bons acessos.

Sem dúvida que o edifício da Peninha potencia a velocidade do vento que o rodeia, mesmo estando apenas no varandim ocidental há uma diferença entre estar mais perto ou mais afastado da frontaria.

A temperatura que a EMA do Cabo Carvoeiro mostra, de 14,8º C às 23h00, não pode estar certa! Saí de casa às 22h15 e estavam 9ºC na rua, no centro de Peniche! Sentia-se um ar muito frio. Mesmo do centro de Peniche para o Cabo Carvoeiro, nunca haveria uma diferença de quase 6º. Por norma há uma diferença, mas nunca mais de 2º nesta altura do ano!!!

Deve estar porque o vento rodou para oeste, traz agora o ar do mar e a água ainda está com uma temperatura acima dos 16ºC, 17ºC ao largo mesmo. Há bastante mistura da maresia com o ar devido à forte ondulação. O vento está muito fraco, inferior a 5 Km/h. São tudo condições ideais para um forte contraste térmico entre o interior que está a arrefecer por inversão e irradiação, e a costa mesmo junto à água.

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Deve estar porque o vento rodou para oeste, traz agora o ar do mar e a água ainda está com uma temperatura acima dos 16ºC, 17ºC ao largo mesmo. Há bastante mistura da maresia com o ar devido à forte ondulação. O vento está muito fraco, inferior a 5 Km/h. São tudo condições ideais para um forte contraste térmico entre o interior que está a arrefecer por inversão e irradiação, e a costa mesmo junto à água.
Não sei... estive na marina, junto aos molhes do porto de pesca e a temperatura mantinha-se nos 9. A EMA está junto a muitos postes de electricidade, não sei até que ponto poderá afectar.
Às 23h00, na marina, mantinham-se os 9º.

É mesmo 409m, enganei-me (já há muitos anos que não exploro esta zona, mais de trinta seguramente) . Há na zona outros cumes de antigos vulcões (todos estes montes isolados na região oeste foram cones de vulcões) com altitudes superiores a 400 m, nomeadamente à volta da Malveira, as Três Cabeças, por exemplo com 402, 423 e 431m, e a Serra do Funchal com uma crista acima dos 420m. O mais alto de todos é mais a norte, Alqueidão com 442m (se não me engano) mas é pouco proeminente. É culminado pelo Forte de Alqueidão. Mas o cone vulcânico mais perfeito e com o melhor panorama 360º é o Montemuro (428m), vértice e moinho no cimo do Cabeço do Manique, sobranceiro a Santo Estevão das Galés e Montemuro, bons acessos.

De facto, Montemuro é um cume bem perfeito, difícil de acreditar que foi a própria natureza que o modelou. Subi lá há uns 3 ou 4 anos, de noite, e a vista era fantástica.

Também fui ao Alqueidão, há 3 anos também, acampei lá pelos escuteiros, e lembro-me que de dia conseguia-se ver a Arrábida.

Ao cume de Montachique nunca fui, está tão perto de mim e nunca por lá passei, mas queria ver se em breve lá dava um pulinho para fazer umas fotografias.

--

Por aqui, ontem (Domingo 20) a mínima foi de 8,8ºC (registada às 23:58), sendo que a mínima registada durante a madrugada tinha sido 12,2ºC.

Sigo agora com 8,7ºC, mas já foi aos 8,3ºC.

• Gosto
Reactions: StormRic
Vídeos para despedir o fim de semana:

Sexta dia 18, amanhecer com fluxo à superfície de sul, cruzando-se com WSW em altitude:

Sábado 19, fenomenal nascer do sol com cores inacreditáveis! A propósito, tenho imensas fotos, mas como merecem edição esta tem sido protelada. :o

A aproximação da frente, com nuvens médias e altas cheias de efeitos de virga:

Entardecer e anoitecer, à espera da chuva que não veio, as nuvens a fazer todo o tipo de malabarismos e efeitos especiais menos... chover.
:p

Não sei... estive na marina, junto aos molhes do porto de pesca e a temperatura mantinha-se nos 9. A EMA está junto a muitos postes de electricidade, não sei até que ponto poderá afectar.
Às 23h00, na marina, mantinham-se os 9º.

Já está em queda mais acentuada, 14,1ºC à meia-noite. Mas com vento fraco de oeste, mantenho que não vá descer muito mais, é preciso ver que enquanto as zonas de Peniche, do porto por exemplo, são baixas e propícias à inversão, o Cabo está bem acima de ter esse efeito.

• Gosto
Reactions: Candy
No Cabo Raso a temperatura depois de descer até aos 9,4ºC começou a subir! 10,3ºC. O vento fraco de oeste e o mar a 16º/17ºC a controlarem o ambiente na linha de costa.

Mas a Praia da Rainha, que está mais afastada e em zona baixa de inversão, já vai nos 3,6ºC!! E não recebeu a aragem de oeste. vento fraquíssimo ou calmo, de N ou NE.

vnfVo3v.gif

Última edição: