Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2018

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia
Ciente azul e 5.9°C
57b1988a72fc60e967595e05dc8955e4.jpg
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,

Hoje parece estar mais frio.
:cold:8,5°C e céu pouco nublado.
:lmao:Não sei por que razão eu disse céu pouco nublado, mas posso-vos dizer que está céu bastante nublado, neste momento. Eu na altura devia estar a dormir, devia ser isso!
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
@Ricardo Carvalho eu também já fui à Serra do Risco, inclusive ao Píncaro e às Marmitas dos Gigantes, irmão da Margem Sul Eu tinha imagens, mas como já foi há tanto tempo (6-7 anos), eu não sei se as tenho ainda.
Vou ver se as encontro.

Boas Ricardo,
Passei o dia por aí perto, de manhã a escolha foi a praia de Alpertuche e lapa de Santa Margarida.
Ao final da manhã subimos a serra do Risco(dado que o nevoeiro tinha se dissipado), e visita às marmitas do gigante, foram 14 kms de um trilho circular. :thumbsup:
Duas notas: Fiquei impressionado com a quantidade de medronheiros, não tinha noção...e fiquei igualmente impressionado com as marcas na terra, provavelmente javalis.


Boas pessoal,

Já que ambos falaram das marmitas de gigante na serra do Risco, vou partilhar com vocês umas fotos que até já tinha partilhado aqui no fórum aquando da passagem em Março da depressão Félix, que apesar de ter passado com muito pouca intensidade em grande parte do país, aqui deixou o maior acumulado registado por mim em 24H , cerca de 50mm ( 49.3mm) :rain: , tinha nesse dia um caudal violento, porque elas são mesmo isso! Uma zona de grandes caudais provenientes dos postos mais altos da serra , depois de grandes chuvadas! Depois disso fica apenas umas pequenas lagoas , e as suas crateras rochosas brutais :) O medronheiro é rei e senhor cá do sítio @jonas_87 , tal como o javalis também já o começam a ser , e com enorme preocupação por estarem a por em risco a flora e fauna do parque!:unsure:

Quanto ao estado do tempo,
Hoje a noite foi bem mais fria que as anteriores! Mínima de 6.4ºc :cold: , e com muito nevoeiro na zona baixas novamente! Ao menos toda esta humidade vai mantendo os solos bem húmidos à superfície enquanto o AA não nos larga da mão! Neste momento a nortada é fraca e o nevoeiro já dissipou! Sol e 16.6ºc por Sesimbra.

Marmitas de Gigante (Serra do Risco) Março 2018

17AgzET.jpg


LTYAnbj.jpg


6MqNbpS.jpg
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

Mais uma manhã fria e com nevoeiro em altitude, que só se dissipou por volta do meio-dia.
Agora a tarde segue fresca com sol, nuvens altas e vento fraco de NE.

Extremos de ontem:
Mínima: 10,1ºC
Máxima: 16,2ºC

Mínima de hoje: 7,5ºC
T. Atual: 12,4ºC
HR: 83%
Vento: NE / 4,3 Km/h
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
A manhã foi muito invernal, com muitas nuvens médias que taparam o sol. A mínima foi de 6,3°C :cold:na Charneca e 7,1°C em Corroios.
As nuvens dissiparam-se por volta das 12:00. A tarde agora segue com céu limpo e uma temperatura amena de 16,1°C.

Algum dia hei-de colocar aqui no fórum algumas imagens sobre a floresta em frente à minha casa, está bastante viva! :rolleyes:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje a manhã começou bem diferente das anteriores, pois não houve a presença de nevoeiro, mas sim do sol, que ainda continua a alegrar esta bela tarde de Dezembro.
Já fui "obrigado", a tirar uma camisola, ficando apenas com uma sweat-shirt.
19.5ºC.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa tarde pessoal,

Raios partam o nevoeiro, é que não nos larga, este sol anda meio enganador, nem baixa a humidade dentro de casa nem um bocadinho, nem seca a roupa

Não quero exagerar, mas por aqui já deve durar há quase uma semana, logo confirmo... também com o rio já ali à mão de semear

Máxima de 15.3°C e mínima de 9.3°C, Ups vamos ver! O dia começou praticamente limpo, mas lá apareceu ele de novo

Já a descer bem com vento de leste, 12.5°C e 87% de HR.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,

Aqui tenho os resultados para hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 17,4°C
Mín: 6,3°C :cold:

Corroios
Máx: 18,1°C
Mín: 7,1°C

Parece que a chuva volta a dia 12 de dezembro, de acordo com as previsões do IPMA. :rain:

Neste momento 10,2°C e formação de névoas.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite,

Finalmente um dia mais quente:uau: desde sábado para secar a roupa, humidade dentro de casa acima dos 70% e 80% não dá com nada, como alguém já tinha referido e bem:buh:
Máxima de 16.5ºC e minima actual de 10.8ºC, a lestada têm marcado presença, está mais ventoso que nos últimos dias.
10.8ºC, 93% de HR e vento fraco de NNE 5 km/h

Off topic: dia de propagação troposférica razoável, o pico será entre amanha e sexta-feira
:lol: Igual por aqui... também desde sábado até há coisa de meia hora :D