Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020



N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
D6FIBQp.png

Meio minuto antes o arco-íris estava bem mais visível, uns 2/3 minutos depois já tinha desaparecido...
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Boa tarde,

Sem rir :), por volta das 15h15 a minha mulher observou durante alguns segundos uma fina chuva misturada com neve derretida!
Ela explicou-me que os "flocos" derreteram a +/- 1m do solo.
Diante da minha perplexidade, ela disse-me "foi como na Bélgica alguns dias de Outono". :intrigante:
Eu não vi nada, estava a trabalhar. Viu isto na região?

PS: je divorce ou je garde mon épouse..... :)

15h10 9.1 °C
bruine_contrast.png
0.2 mm/10mn
1.2mm/h 10 km/h raf.22.5
87%
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A tarde por cá ainda foi marcada por períodos de aguaceiros fracos e por vezes moderados, e o frio que nem se aguenta estar com as orelhas destapadas.
A vista era esta por volta das 15 horas, pelo vale do Alvorão.

 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa Noite

Ontem não choveu mais, que eu tivesse dado conta e o céu ficou pouco nublado. O acumulado ficou-se pelos 1,2 mm e a temperatura manteve-se estável, descendo apenas até a uma mínima de 9,4ºC.

Hoje foi mais um dia bem fresco, com céu parcialmente nublado e boas abertas de sol.
Aguaceiros fracos a moderados
, tendo sido mais intensos e prolongados até ao início da tarde, rendendo 4,2 mm :thumbsup:
O vento soprou fraco do quadrante NW, tornando-se nulo desde o final do dia, fazendo com que a mínima do dia (até agora) esteja a ser feita neste exato momento.

Mínima e atual: 8,8ºC
Máxima: 12,8ºC
Acumulado até agora: 4,2 mm

HR: 71%
Vento: Nulo
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
O Tapatalk para além de ter deixado de enviar várias fotos ao mesmo tempo, agora de volta e meia falha o envio, só tentando várias vezes é que faz o upload.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Pois acredito, é uma questão de ir tentando nos próximos tempos a ver se obtenho resultados. A pouco e pouco, vou descobrindo qual a melhor forma de as colocar aqui no fórum ;)
Obrigado pelo esclarecimento e desculpa o teu tempo despendido :thumbsup:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas

Ontem 3,6 mm
Hoje 5,6 mm

Nada mau, embora os solos continuem algo saturados.



Entretanto estou meio perplexo com as previsões para semana, que grizo impressionante!

________

@StormRic @João Pedro

Obrigado pelos comentários, geada épica para mais tarde recordar. Aos anos que estava para lá ir , a intensidade da geada /gelo veio provar que a mínima foi muito baixa mesmo/ inversão térmica agressiva.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,293
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Imagens de hoje dos satélites Terra, às 11h50, e Aqua, às 13h30.

joGhgd0.jpg


jgGy26x.jpg


Padrão de células com aguaceiros fracos ou moderados e de alvéolos de céu pouco nublado, típico de uma corrente polar.
No gráfico de Parque Santa Iria contei 11 aguaceiros com acumulação durante o dia de hoje, o último cerca das 17 horas.
Depois daquela hora o vento enfraqueceu e passou a uma média de 10 Km/h com rajadas à volta de 20 Km/h. As rajadas máximas estiveram à volta dos 50 Km/h enquanto houve aguaceiros, coincidindo com a passagem destes.
No entanto, o acumulado foi modesto, 4,3 mm.

Máxima de hoje 12,1ºC
Mínima da madrugada passada já foi batida, assim que o sol se pôs. Desceu aos 7,2ºC, depois recuperou ligeiramente e agora recomeçou a descer, 7,1ºC neste momento.

Na estação da Escola aqui ao pé, 5,1 mm, mas a mínima da madrugada, 7,4ºC, ainda não foi atingida, 7,8ºC presentes. Registo 11,2ºC na marquise e 18,4ºC no interior. A máxima do dia foi 12,8ºC.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Vai arrefecendo com vontade Sigo com 6.7°c , tal como ontem a mínima a ser registada depois de cair a noite
Para quem se queixava de falta de frio, para a semana vai ser mesno à bruta, também é tempo dele Falta saber se teremos precipitação nas horas certas, mas umas geadas valentes ninguém nos tira!




545732cf0f52b2fc045c1a228dffe290.jpg
8641b13e3f79e710d8bda33981246ab3.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição: