Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia

Por cá a manhã começou gelada e coberta de branco, foi a maior acumulação de geada desta temporada, mesmo ao nível dos telhados, e ao ponto de conseguir congelar barricas com 120 litros de água.

A mínima foi de -1,2ºC, e ás 8 da manhã estavam 0,6ºC.



 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Por aqui tive uma mínima de 1,2°C. Creio que desde fevereiro de 2019 que não registava valores tão baixos, embora saiba também que, em 2018, consegui registar valores negativos de temperatura por aqui no sensor de temperatura da bomba de calor. :cold:

Entretanto parece que a sinóptica mudou... Entrou vento de sudoeste, a prever já uma mudança do tempo (o vento nos dias anteriores era de leste) e a temperatura escalou, passando dos 1,5°C para os 12°C em menos de meia hora! :surprise:

Quanto ao dia de ontem, este acabou assim:

Charneca de Caparica
Máx: 12,0°C
Mín: 4,7°C

Agora estão 12,1°C e céu pouco nublado. :)
 

Northern Lights

Cumulus
Registo
1 Ago 2019
Mensagens
436
Local
Lisboa (Ocidental)


Estes são os meus registos de temperatura entre as 0h de ontem e as 10h de hoje.
Enquanto que ontem as temperaturas mais baixas se deram na minha estação, que se situa em uma zona mais alta e urbana (Alto da Ajuda, 4,9 º de mínima), hoje a mínima mais baixa já se registou na estação do IPMA, em uma zona ruralizada, embora não haja uma diferença significativa entre altitudes (Tapada da Ajuda). Hoje as discrepâncias foram muito maiores entre ambas as estações.
Infelizmente não captei geada :(

 

almeida96

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
167
Local
Algueirão - Sintra (194 m)
Por aqui não tive meios de medir a temperatura e não existem estações que possa considerar representativas do Algueirão.

Mas a mínima não deverá ter sido muito baixa (um pouco abaixo dos 4,7ºC da Abrunheira talvez). Estando num "planalto" as mínimas nunca descem muito :(

Mínimas das estações do concelho:

Sintra (Colares): -1,1ºC (mínima horária IPMA)
Cabo da Roca: 8,3 ºC (mínima horária IPMA)
Abrunheira: 4,7 ºC
Albarraque: 2,9 ºC
Sintra (Serra): 2,9 ºC
Galamares: 0,9 ºC
Nafarros: -1,0 ºC
Magoito: 3,7 ºC
Tojeira: 4,4 ºC
Ribeira de Rio de Cões: 2,3 ºC
Carregueira: 4,9 ºC
Queluz de Baixo: 1,9 ºC
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)


Estes são os meus registos de temperatura entre as 0h de ontem e as 10h de hoje.
Enquanto que ontem as temperaturas mais baixas se deram na minha estação, que se situa em uma zona mais alta e urbana (Alto da Ajuda, 4,9 º de mínima), hoje a mínima mais baixa já se registou na estação do IPMA, em uma zona ruralizada, embora não haja uma diferença significativa entre altitudes (Tapada da Ajuda). Hoje as discrepâncias foram muito maiores entre ambas as estações.
Infelizmente não captei geada :(


Bom dia,

Os dados da sua estação estão online?
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

Por Azeitão mínimas a rondar os 0°c , tanto aqui por casa como na estação do vizinho @vortex , ambas registaram 0.5°c , entretanto uma estação em S.Simão chegou ao -1.5°c , conhecendo a zona não me admirava nada , dado que é uma das zonas mais frias aqui da zona, por falar nisso o Vale do Alambre deve ter chegado facilmente ao -2°c / -3°c Claramente a noite mais fria do ano

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Batalha64

Cirrus
Registo
20 Jun 2014
Mensagens
51
Local
Bolembre, Magoito . Sintra
Por aqui não tive meios de medir a temperatura e não existem estações que possa considerar representativas do Algueirão.

Mas a mínima não deverá ter sido muito baixa (um pouco abaixo dos 4,7ºC da Abrunheira talvez). Estando num "planalto" as mínimas nunca descem muito :(

Mínimas das estações do concelho:

Sintra (Colares): -1,1ºC (mínima horária IPMA)
Cabo da Roca: 8,3 ºC (mínima horária IPMA)
Abrunheira: 4,7 ºC
Albarraque: 2,9 ºC
Sintra (Serra): 2,9 ºC
Galamares: 0,9 ºC
Nafarros: -1,0 ºC
Magoito: 3,7 ºC
Tojeira: 4,4 ºC
Ribeira de Rio de Cões: 2,3 ºC
Carregueira: 4,9 ºC
Queluz de Baixo: 1,9 ºC
Bolembre 1,9ºC
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,310
Local
Fajarda - Coruche(57m)
boa camada com a minima de -4.3ºC como já disse antes, tinha soninho, fui só mesmo tirar a foto e voltar para o cobertor, esta hora ainda andava por volta dos -3.8

133579336_402751684171759_755389754857185832_n.jpg