MSantos
Moderação
Boas!
Chuvisco intenso que cai quase na horizontal acompanhado de vento algo forte.
Chuvisco intenso que cai quase na horizontal acompanhado de vento algo forte.

, vento que registei, 28,7 km/h, ainda não chovia,
e eisto não é nada de especial, ( que espero recomeçar para a semana que vem )
Produto do dia de hoje,
Carcavelos, que é um local que pouco se vê por aqui, vento que registei, 28,7 km/h, ainda não chovia,
![]()
![]()
da ponta do Sal, vento que registei 44,0 km/h, após entrar no carro começa a chover miudinha,
![]()
![]()
e uma ondas já perto do cabo Raso, já chovia e tocada a vento, o que já não me deixou fazer medidas,
![]()
![]()
junto ao Raso, continuava a chover, fraca, mas tocada a vento,
![]()
só por curiosidade, consegui medir o vento no Guincho 39,8 km/h, no cabo da Roca 33,6 km/h, estava relativamente calmo e perto da praia da Aguda 41,5 km/h,
agora começo a ter mais a noção dos ventos que apanho quando ando de bikee eisto não é nada de especial, ( que espero recomeçar para a semana que vem )
apanhei nevoeiro ao chegar á Malveira da Serra até Almoçageme, na Azóia era complicado a condução pois havia uma visibilidade reduzida, na Roca já nem por isso, numa pausa dos chuviscos fui até á falésia e conseguia ver o mar logo o nevoeiro deveria estar mais alto, ainda pensei em dar um salto até á Peninha para ver se tinha a sorte de o nevoeiro estar nas zonas mais baixas, mas fazer a estradinha até lá acima com o nevoeiro quase serrado não me seduzio,
é pena que este anemómetro que apesar de medir a temperatura, demore algum tempo a actualizá-la, não me dando muito tempo para ter a temperatura real, no entanto a leitura da do carro começou pelos 15º e chegou aos 13º á medida que fui chegando á Roca.
Esta tarde tambem devo subir a serra, vamos ver o que me espera, espero bem não apanhar nevoeiro nos topos.
Produto do dia de hoje,
Carcavelos, que é um local que pouco se vê por aqui, vento que registei, 28,7 km/h, ainda não chovia,
da ponta do Sal, vento que registei 44,0 km/h, após entrar no carro começa a chover miudinha,
e uma ondas já perto do cabo Raso, já chovia e tocada a vento, o que já não me deixou fazer medidas,
![]()
![]()
junto ao Raso, continuava a chover, fraca, mas tocada a vento,
só por curiosidade, consegui medir o vento no Guincho 39,8 km/h, no cabo da Roca 33,6 km/h, estava relativamente calmo e perto da praia da Aguda 41,5 km/h,
agora começo a ter mais a noção dos ventos que apanho quando ando de bikee eisto não é nada de especial, ( que espero recomeçar para a semana que vem )
apanhei nevoeiro ao chegar á Malveira da Serra até Almoçageme, na Azóia era complicado a condução pois havia uma visibilidade reduzida, na Roca já nem por isso, numa pausa dos chuviscos fui até á falésia e conseguia ver o mar logo o nevoeiro deveria estar mais alto, ainda pensei em dar um salto até á Peninha para ver se tinha a sorte de o nevoeiro estar nas zonas mais baixas, mas fazer a estradinha até lá acima com o nevoeiro quase serrado não me seduzio,
é pena que este anemómetro que apesar de medir a temperatura, demore algum tempo a actualizá-la, não me dando muito tempo para ter a temperatura real, no entanto a leitura da do carro começou pelos 15º e chegou aos 13º á medida que fui chegando á Roca.
reportagem sempre empolgante! Fiquei impressionado sobretudo com essas fotos das ondas, foram momentos muito bem apanhados! Interessante o contraste entre o mar calmo de Carcavelos e a força das ondas no Raso, embora potenciada pelo vento e a chegada da frente. Esta cobertura de nuvens que tem sido constante nos últimos três dias deve estar acima da serra. Mas da Roca olhando para a Peninha pode-se perceber se o cimo está acima, abaixo ou imerso nas nuvens. O último caso é o único em que não vale a pena ir lá, a não ser para desfrutar do nevoeiro na floresta que é um cenário belíssimo (mas não à noite, claro). No entanto como dizes que na Azóia (250m) estava cerrado, provavelmente a espessura da camada de nuvens era quase seguramente suficiente para engolir a Peninha também. Costumo fazer o percurso nocturno da Roca ou da Azóia à Malveira, pela estrada, e a variação do vento é notável ao longo das curvas e vales. O pico do vento é sempre quando a estrada contorna o Cabeço do Vento antes de chegar à Malveira, é ali que passa uma das correntes de vento.