Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2015



Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
A Torre e o caminho arranjado são a Pedra Amarela. O recinto está agora vedado a veículos, logo à saída da estrada, porque faz parte do Campo Base: http://www.cm-cascais.pt/equipamento/parque-tematico-pedra-amarela-campo-base

Mas eu referia-me ao miradouro que está por cima da Tapada da Urzeira. É o da Fonte Clara, aliás na carta militar está lá assinalada essa fonte. Sublinho isto por causa de a água dessa fonte poder não ser própria para beber. Pelo contrário a água das fontes das Pedras Irmãs (ao pé da estrada no lugar dos picnics) e a da Peninha, logo abaixo do santuário, no caminho para a Malveira, é boa.

É esse mesmo sim, tem um murozinho a volta e muita lama no "recinto" pareceu-me sim ter qualquer coisa no outro lado da estrada, mas como chovia nem fui ver, mas tinha algo que me fez prender a vista, dado que estacionei o carro com a frente para a serra.

vento ora calmo, ora bruto, mas mais vezes calmo.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Meteomontijo publicou, há cerca de 5 horas atrás, no facebook

"Em Torres Vedras, na localidade da Cova da Moura, acabou de ser registada de rajada de vento 107,6km/h !"
:huh:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Só posso dizer uma coisa. Esta gaita parece estar mais forte!!!

Não sei se há clarões ou não. Se abrir a persiana, ainda voa! É que estou a levar com isto mesmo de frente p'ra sala!


Eu gosto de seguir as tempestades, mas assim... Já passou o limite daquilo que se pode considerar interessante e está a roçar na linha do receio!

Realmente à 1h estava no máximo, 61,9 Km/h de vento médio! Faço ideia as rajadas!
IKDVVxB.jpg


PQWs7Vk.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
A nível de todo o território nenhuma outra estação do IPMA teve algo sequer lá próximo de Cabo Carvoeiro, nenhuma atingiu 50 Km/h de vento médio.

Veremos o amanhã de manhã o que o mar poderá ter feito.
Sim, até porque a preia-mar foi agora há pouco, pela 01h23.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O pequeno detalhe que faz os grandes vendavais: apenas aquelas isóbaras mais próximas entre si, e a zona onde a distância entre elas é menor situa-se precisamente sobre o litoral oeste e mar adjacente.
xE6lGPQ.gif


Às 0H, essa distânica mínima situava-se ainda um pouco a norte do Cabo Carvoeiro, nas horas seguintes terá descido e passado exactamente por esse litoral.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Wow! A temperatura teve uma quebra de 0.5ºC em 1 minuto do nada Oo de 7.4ºC para 6.9ºC. O vento continua a soprar moderado a forte com rajadas.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic