Seguimento Litoral Centro - Julho 2020



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Igual por aqui, ia bem lançada, mas o vento desapareceu :confused: 30ºC 34% de HR:hehe:

Em dois anos houve certamente uma das mínimas mais altas de sempre e máxima mais alta de sempre (42,7 graus Agosto 2018) por cá, dá que pensar...

Como foi dito e bem pelo @Tufao André, quando a temperatura mantém a subida com vento NO so mostra que há mesmo muito calor instalado.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,049
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A esta hora (23:46) ainda estão 28,5°C, com pouquíssimo vento e pouca humidade. Isto faz-me lembrar aquelas noites no Algarve com muito vento de norte e 30°C por volta da uma da manhã, mas por aqui é raro. Não estive por cá durante a vaga de calor de agosto de 2018 (estava em Tavira na altura), logo não posso confirmar se estas temperaturas estão a ser piores ou melhores que nessa altura, mas que estão a ser irreais estão! :calor:

Charneca da Caparica
Máx: 36,6°C
Mín: 22,4°C

Agora estão 28,4°C e céu limpo. :)
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
A esta hora (23:46) ainda estão 28,5°C, com pouquíssimo vento e pouca humidade. Isto faz-me lembrar aquelas noites no Algarve com muito vento de norte e 30°C por volta da uma da manhã, mas por aqui é raro. Não estive por cá durante a vaga de calor de agosto de 2018 (estava em Tavira na altura), logo não posso confirmar se estas temperaturas estão a ser piores ou melhores que nessa altura, mas que estão a ser irreais estão! :calor:

Charneca da Caparica
Máx: 36,6°C
Mín: 22,4°C

Agora estão 28,4°C e céu limpo. :)


Fui ao baú, histórico de dados da estação ainda na Póvoa de Santa Iria, zona ribeirinha perto da rotunda de entrada no Forte da Casa:

1533397452 2018/08/04 16:44:12 44,3ºC 26%
1533361256 2018/08/04 06:40:56 26ºC 69%

Desta vez a mínima ficou-se por uns estonteantes 28ºC
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Esses relatos continuam a ser extremamente assustadores... Mesmo aqui em Coimbra agora está-se bem (enquanto as janelas estiverem abertas...), mas o dia hoje foi infernal, acordei às 7 e tal e quis arejar o quarto que tinha aquecido imenso durante a madrugada, mas já estava quase tão quente lá fora como cá dentro... E quando estava a fazer o jantar, e depois a comer, entre as 8 e tal e as 9 e tal, ainda estava completamente insuportável
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bem, isto não está fácil...

Vou ver se durmo algo lol parece que está idêntico a ontem, com uma diferença menos humidade...

7b4816a3f8bf57a180bbf957a19ca3de.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Hell on Earth! :calor:

giphy.gif


Boa madrugada,

Extremos do dia:
Max: 37.4ºC
Min: 25.1ºC

A temperatura só ficou abaixo da "barreira psicológica" dos 30ºC após as 23:30!


Neste momento sigo com céu limpo, vento fraco de ENE, 27.9ºC.

Decidi partilhar o seguinte gráfico pelo perfil extremamente definido e pelo padrão que se estabeleceu ao longo do dia no que concerne à direcção do vento e como tal se reflectiu na evolução da temperatura.

- Madrugada e manhã muito quentes com lestada moderada, a temperatura subiu de forma acentuada, pouco passava das 10 da manhã e a fasquia dos 30ºC já havia sido ultrapassada.

A mudança de direcção do vento para o quadrante oeste (SW-W-NW) ao início da tarde exerceu um efeito moderador na temperatura, caso contrário não sei onde isto ia parar... aliás até sei, ia aproximar-se dos 40ºC na boa...:calor: :lol:

Após o ocaso, o vento rodou novamente para o quadrante leste e como tal atenuou a queda de temperatura, tendo dificultado o arrefecimento das casas do pessoal. E assim se mantém.

nqsR1nM.png


Resumindo, dia mais quente do ano. :calor:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,049
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Duas da manhã e ainda estão 26,2°C com vento de leste fraco. Surreal... :eek: