Seguimento Litoral Centro - Julho 2020

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por cá a trovoada ainda se fez ouvir, por volta das 15:30, e ouvi relatos, que caiu granizo, na zona do Pedrógão, Torres Novas, de resto a tarde foi muito abafada, que até custa a respirar.

Mais um belo registo, da trovoada, ontem, por terras ribatejanas.

 


Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,118
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boas,

It's over!

radar_arquivo_20200721_2045.png

Venha de lá essa renovação de ar e brisa de oeste para varrer este calor. :D
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,118
Local
Barreiro (actual) / Lisboa

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
756
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Ora aqui está as duas "bombas" que apanhei, pensava que a primeira não a tinha apanhado, mas ficou, nem sei como,

o silêncio, a tranquilidade e "calmaria" aqui pelo burgo, não fazia prever que de repente e do nada, desse um estoiro valente, mas não um, mas sim dois, e volta a calmaria, com alguma granizada a cair, e o som algo abafado e constante vindo de todas as direcções, escusado será dizer que me assustei em bem,

isto foi filmado na minha marquise, ampla, cheia de vidros, onde tinha uma janela aberta, ou seja é quase como se estivesse na rua,

ajustem o volume, se puderem claro, como se estivessem a ouvir digamos num nível normal, porque esta máquina não faz compressão de volume, ou seja manteve quase intacta a gama dinâmica do som e +- ao seg 40 não se assustem



estive quase até as três da manhã, sempre a filmar, ainda nem sei o que tenho, não é nada de especial pois com um prédio a frente corta-me imensa visibilidade, se justificar tiro uns frames dos videos.
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Depois duma madrugada espetacular ao nível das trovoadas e em que praticamente nada dormi, o dia foi uma bosta ao nível de trovoadas, como costuma ser normalmente, tanto que decidi ir dormir à tarde, depois do trabalho. Ouviram-se dois trovões longínquos que, se não fosse aqui por causa do fórum, pensaria que eram carros na rua ao lado. O dia foi bastante abafado, com céu limpo e tempo quente. Nos próximos dias a temperatura deverá diminuir no Litoral, com o regresso da nortada, mas continuará quente no Interior. :calor:

Charneca da Caparica
Máx: 32,4°C
Mín: 20,7°C
Prec: 2,8 mm
Rajada máxima: 31,4 km/h N

Agora estão 21,6°C e céu limpo, com vento nulo. :)
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,118
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa madrugada,

O dia foi de fiasco autêntico quando comparado com a madrugada empolgante que o antecedeu.

Céu com períodos de muita nebulosidade tornando-se pouco nublado para o final da tarde. Tempo quente com a humidade a acentuar a sensação térmica.:calor:
A meio da tarde a célula na zona de Canha ainda ameaçou, mas perdeu força à medida que se deslocou para oeste. A sua influência resumiu-se a um aumento da intensidade do vento (quente) e uns roncos distantes esporádicos, mas, e para meu gáudio, deu para observar as minhas "amigas" mammatus. :D

Extremos: 34.0ºC / 20.7ºC

Curiosamente a estação não registou precipitação durante a madrugada. Vou aguardar pelo registo de precipitação da estação do IPMA do Lavradio.


Ainda tropical, sigo com 22.8ºC, céu limpo e vento nulo.
Calmaria plena! :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Bruma e vento fraco.
A estação da escola aqui perto está off-line. As temperaturas nas estações de Santa Iria são há momentos:
Parque S.Iria: 30,5ºC.
Meteo S.Iria: 31,5ºC
HR 41% e 48%, respectivamente.
Mínimas ainda foram tropicais: 20,1ºC e 21,1ºC.

Parque S.Iria (140 m, o ponto mais elevado da zona), teve vento fraco de SE, rajadas até 20 Km/h, mas rodou há meia hora para o quadrante Oeste, moderado com rajadas 32 Km/h.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais fotos da noite de 20/21.

Esta descarga múltipla, às 23:34 utc (00h34 local) teve dois impactos: um no Mouchão da Póvoa e outro no Parque Ribeirinho. No registo do IPMA há três impactos: um de 53 kA no Mouchão e dois no Parque Ribeirinho, de 89 kA e de 28 kA.
Nesta imagem a descarga no Mouchão é a mais a sul (à direita). Comparando as potências e o aspecto visual, diria que a da esquerda é mais potente, logo será a de 89 kA.

AxPmti1.jpg


Registo de DEA's dos 5 minutos anteriores às 23:38:53.
ZSMlObU.jpg


Hoje, por aqui na zona alta da Póvoa/S.Iria, a temperatura estagnou ou desceu ligeiramente, 31,1ºC em Santa Iria.