Seguimento Litoral Centro - Julho 2020



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Calor moderado aqui, graças à nortada, 30,1ºC e 30,6ºC nas duas estações de referência que ainda funcionam. A mais elevada quase sempre mais 'fresquinha'.

De manhã era difícil a escolha de qual a praia com sol, só de Peniche para sul pois para norte não havia escolha, todas estavam com céu encoberto.
Melhor escolha: do Guincho ao Meco.

Imagem do satélite Terra às 10:55 utc:
ulfw67t.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Calor moderado aqui, graças à nortada, 30,1ºC e 30,6ºC nas duas estações de referência que ainda funcionam. A mais elevada quase sempre mais 'fresquinha'.

De manhã era difícil a escolha de qual a praia com sol, só de Peniche para sul pois para norte não havia escolha, todas estavam com céu encoberto.
Melhor escolha: do Guincho ao Meco.

Imagem do satélite Terra às 10:55 utc:
ulfw67t.jpg

No topo da arriba do Guincho velho registei há pouco rajada 90 km/h.
Como esperado vai ficando agressivo.
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boas...por aqui continuo num mundo há parte :D,nada parecido com o inferno do interior :calor:,mais um dia de praia :cheers:,todo o dia na rua de manhã até há noite :unsure:,o sol apareceu por volta do meio dia e tarde nem apareceu :rolleyes:,de momento abriu com algum vento,com 18.9ºC e 22.0ºC por casa.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais seis fotos da memorável trovoada de 20/21.

23:28:51 utc, no meio do estuário do Tejo. Deste ponto de vista, era visível o local de entrada da descarga na nuvem, em parte devido à base estar relativamente alta. Nesse ponto a luz do raio ilumina fortemente a nebulosidade envolvente.

Kg2Acpw.jpg



23:31:18, todas as fotos evidenciam que a maior parte da precipitação não chegava ao solo (só foi registado 1,91 mm em Meteo S.Iria e 1,02 mm no Parque S.Iria).

g3QmLzJ.jpg



23:32:21

MeMMvfx.jpg



23:38:40, iluminada por esta descarga, é visível a cortina de precipitação que a descarga registada 1 minuto depois usou (primeira foto publicada); visível também na foto a seguir.

2RYyw4z.jpg



23:39:16, a mesma cortina de precipitação, em contra luz de uma descarga intra-nuvem.

qR4MbNp.jpg



23:51:24, já a chover, descargas nuvem-nuvem.

Dg9NJ1b.jpg



Agora em Parque de S.Iria, 16,9ºC e 66%, vento NNW cerca de 15 Km/h, mas já esteve mais intenso e com rajadas até 38 Km/h.
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Mais seis fotos da memorável trovoada de 20/21.

23:28:51 utc, no meio do estuário do Tejo. Deste ponto de vista, era visível o local de entrada da descarga na nuvem, em parte devido à base estar relativamente alta. Nesse ponto a luz do raio ilumina fortemente a nebulosidade envolvente.

Kg2Acpw.jpg



23:31:18, todas as fotos evidenciam que a maior parte da precipitação não chegava ao solo (só foi registado 1,0 mm em Meteo S.Iria e 1,9 mm no Parque S.Iria).

g3QmLzJ.jpg



23:32:21

MeMMvfx.jpg



23:38:40, iluminada por esta descarga, é visível a cortina de precipitação que a descarga registada 1 minuto depois usou (primeira foto publicada); visível também na foto a seguir.

2RYyw4z.jpg



23:39:16, a mesma cortina de precipitação, em contra luz de uma descarga intra-nuvem.

qR4MbNp.jpg



23:51:24, já a chover, descargas nuvem-nuvem.

Dg9NJ1b.jpg



Agora em Parque de S.Iria, 16,9ºC e 66%, vento NNW cerca de 15 Km/h, mas já esteve mais intenso e com rajadas até 38 Km/h.
Bom dia,

Ao contrário os valores de precipitação 1.91 na minha, 1.02 na APSIA.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por aqui, o dia de ontem foi acompanhado de céu limpo e tempo amenizado pelo vento de oeste/norte. A máxima ultrapassou os 30°C por volta das quatro da tarde quando o vento virou para noroeste, porque quando o vento vem de oeste a temperatura permanece nos 23°C. :surprise:

Charneca da Caparica
Máx: 30,2°C
Mín: 17,3°C

Hoje o dia segue bem mais quente. Para além de não ter ocorrido vento de oeste, a temperatura mínima foi um pouco mais alta, de 17,5°C. A dita cuja já atingiu os 30°C, mas neste momento a temperatura segue nos 29,9°C. :calor:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia,

Ao contrário os valores de precipitação 1.91 na minha, 1.02 na APSIA.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Boa tarde, já corrigi, obrigado :thumbsup:

Nortada intensa aqui na Póvoa, incêndio em Vialonga muito dificultado pelo vento que desce dos montes, o fumo corre quase horizontalmente.

Em Parque S.Iria vento 45,1 Km/h e rajadas 57,9 Km/h, NNW.
27,1ºC

30%

HroMBkl.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vento 50 a 60 Km/h tornou dramática a situação no Bairro da Salvação e Monjões, aproximou-se até do Parque de Santa Iria mas foi contido. Pequenos focos reacendem-se constantemente em Vialonga, Alpriate e Granja. Algumas estradas cortadas. Em princípio nenhuma casa ardeu e até a maior parte dos pinheiros da encosta foram poupados porque as chamas do mato seco progediram tão depressa que não tiveram tempo de chegar às copas. Vento diabólico!

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Dias normalíssimos de Verão :cool:
O céu tem-se apresentado limpo, com alguma neblina temporária até ao inicio da manhã. Hoje à tarde, com fumo no horizonte devido ao incêndio de Vialonga :(
Nortada habitual, em especial e com maior intensidade durante a tarde de hoje.

Ontem:
Mínima: 17,7ºC
Máxima: 31,9ºC

Hoje:
Mínima:
18,8ºC
Máxima: 29,0ºC

T. Atual: 25,8ºC
HR: 43%
Vento: NW / 4,3 Km/h
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa tarde, já corrigi, obrigado

Nortada intensa aqui na Póvoa, incêndio em Vialonga muito dificultado pelo vento que desce dos montes, o fumo corre quase horizontalmente.

Em Parque S.Iria vento 45,1 Km/h e rajadas 57,9 Km/h, NNW.
27,1ºC

30%

HroMBkl.jpg
A minha instalação não é das melhores, mas às vezes os valores parecem um pouco exagerados, já lá andei com um anenometro portátil em tempos e realmente a zona é muito mais ventosa, campo aberto, ponto mais alto da zona, recebe vento de todos os lados, ali só vejo um mal é ter uma arvore muito perto da estação, parece-me que durante o dia deve fazer sombra na estação...

E acho que ainda seria pior, se estivesse mesmo na APSIA onde andam com os aviões portáteis, aí sim acreditava naqueles valores...

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk