Seguimento Litoral Centro - Maio 2015



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

T.actual: 17,5ºC
Nortada moderada a forte.
Rajada máxima: 76,3 km/h


Fiz ha pouco uma curta viagem Serra das Minas(Sintra) - Alcabideche(Cascais), a temperatura practicamente não se alterou, quase sempre nos 16ºC, só a partir do Autodromo do Estoril é que passou para os 17ºC.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,178
Local
Belas
Bom dia

Umas imagens de ontem dia 20 para começar o dia com cor:

Azul, pois claro:
YMmil4H.jpg


Mar calmo perto da costa, apesar da nortada, para passeios na Gaivota do Mar:
G2jFfBO.jpg


Finalmente ao poente algumas nuvens baixas correndo pela nortada, e sempre os cirrus que se adensam mais ao fim do dia:
xF1Q63L.jpg


vWy3H3Q.jpg


uphHjHC.jpg


Lua a iniciar o quarto crescente, com coroa, Vénus com coroa também devido aos cirrus, Júpiter bem mais acima, à esquerda:
B0sr3eB.jpg


A noite foi mais calma. sem rajadas de vento.

Estamos neste momento com a temperatura mínima de 13,1ºC.
Humidade relativa de 71%, vento fraco de NNE, cirrus no horizonte rosado com alguma neblina, vê-se a Arrábida e o Cabo apesar do véu.

O sol está a nascer neste momento.
Muito bonitas! :)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,178
Local
Belas
Máxima: 27,2ºC
Minima: 13,7ºC

Vento com rajadas moderadas de 30 a 40 km/h, sendo que por vezes quando não se sentia o vento quase que se fritava ao sol, abafado.

Estou a testar a aplicação Zephyrus no meu telemóvel, por enquanto os valores parecem ser fiáveis, passei pelas ruas mais ventosas da Amadora e Queluz e correspondem às rajadas furiosas dessas ruas... Não graças à nortada, mas por serem "corredores" de vento. Mais noticias para breve!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas noites,

T.actual: 17,5ºC
Nortada moderada a forte.
Rajada máxima: 76,3 km/h


Fiz ha pouco uma curta viagem Serra das Minas(Sintra) - Alcabideche(Cascais), a temperatura practicamente não se alterou, quase sempre nos 16ºC, só a partir do Autodromo do Estoril é que passou para os 17ºC.

Será que a nortada tem influência nessa regularização das temperaturas? Eu penso que sim, afinal se o ar correr e se misturar rapidamente por efeito do vento, não tem tempo para aquecer ou arrefecer devido a efeitos locais.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Máxima: 27,2ºC
Minima: 13,7ºC

Vento com rajadas moderadas de 30 a 40 km/h, sendo que por vezes quando não se sentia o vento quase que se fritava ao sol, abafado.

Estou a testar a aplicação Zephyrus no meu telemóvel, por enquanto os valores parecem ser fiáveis, passei pelas ruas mais ventosas da Amadora e Queluz e correspondem às rajadas furiosas dessas ruas... Não graças à nortada, mas por serem "corredores" de vento. Mais noticias para breve!

Eu só senti um bloqueio no valor à volta dos 10 m/s quando claramente o vento estava muito mais forte. Até esse valor parecia funcionar bem. Poderá ser um efeito de limitação automática do ruído do vento no microfone pelo próprio telemóvel. E como a aplicação Zephyrus deve funcionar através da frequência do som produzido pelo vento no microfone, pode estar aí a explicação. Tenho que descobrir se é possível eliminar a atenuação automática do ruído do vento, se é que ela existe.

Entretanto, neste momento aqui em Carcavelos sul:
18,3ºC / 48% e 20,9ºC / 47%.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Será que a nortada tem influência nessa regularização das temperaturas? Eu penso que sim, afinal se o ar correr e se misturar rapidamente por efeito do vento, não tem tempo para aquecer ou arrefecer devido a efeitos locais.

Sim claramente que está relacionado com o vento moderado em todo o lado, nem na zona do Ramalhão, havia qualquer arrefecimento, neste caso nem o factor altitude (cota 240 mts) se fez sentir na temperatura.
Junto a vertente norte da serra, na zona de Janas já existem estações nos 12ºC, como sabemos por lá a nortada tem fraca expressão.
Talvez no Pisão, a temperatura ande pela mesma ordem.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,178
Local
Belas
Acho que já posso considerar a estação da Amadora como morta, óbito no dia 07/05/2015 :(:( Vou tentar passar pela estação para ver o que aconteceu.
Já agora também podemos considerar o radar de Coruche, há semanas e semanas que não funciona... a sorte é não haver chuva.

Visto que parece que não vem mais chuva, mostro já esta desgraça de valor:
Precipitação Mensal Maio - 3,6 mm (Amadora)
Em relação aos normais de 1980-2010, a média é de 53,6mm para Lisboa
Não chove há 17 dias, e precipitação mais +
3mm diários não se vê há 25 dias! :( Isto agravará a seca severamente.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,178
Local
Belas
Eu só senti um bloqueio no valor à volta dos 10 m/s quando claramente o vento estava muito mais forte. Até esse valor parecia funcionar bem. Poderá ser um efeito de limitação automática do ruído do vento no microfone pelo próprio telemóvel. E como a aplicação Zephyrus deve funcionar através da frequência do som produzido pelo vento no microfone, pode estar aí a explicação. Tenho que descobrir se é possível eliminar a atenuação automática do ruído do vento, se é que ela existe.

Entretanto, neste momento aqui em Carcavelos sul:
18,3ºC / 48% e 20,9ºC / 47%.
Por acaso no meu telemovel já registou 15,6 m/s, acho que é capaz de mais, pelo menos o máximo da aplicação é 20m/s
 
  • Gosto
Reactions: StormRic