Seguimento Litoral Centro - Maio 2015



Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,221
Local
Venda Nova (Amadora)
Vento com rajadas moderadas de 30 a 40 km/h, sendo que por vezes quando não se sentia o vento quase que se fritava ao sol, abafado.

Estou a testar a aplicação Zephyrus no meu telemóvel, por enquanto os valores parecem ser fiáveis, passei pelas ruas mais ventosas da Amadora e Queluz e correspondem às rajadas furiosas dessas ruas... Não graças à nortada, mas por serem "corredores" de vento. Mais noticias para breve!

Olha muito útil aqui na minha zona também que forma autênticos corredores de vento incríveis, ainda por cima sendo bastante descampada a norte!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,400
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia

Mínima de 16,1ºC cerca das 3:30 com humidade máxima de 57%.
17,2ºC e 41% neste momento. Vento fraco de norte. Neblina fraca. Alguns cirrus dispersos. Mar calmíssimo e azulíssimo.

Ontem começou finalmente a ver-se andorinhas a chegar em grande número. Um bando de cerca de duas dezenas fez o reconhecimento tradicional do campo e das redondezas, com os habituais voos rasantes às varandas.
Está instalado o verão.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Sigo com vento moderado de leste, e 21ºC, sol aquece e bem.
Local: centro de Cascais
_______

Excelente minima em Seiça,Ourem: 4,6ºC :cold:

Boa inversão no vale da ribeira de Colares.

PZ7stFe.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui a nortada de vez em quando lá vem uma rajada com mais força, a temperatura está amena com 30.5ºC.
Fez agora mesmo um remoinho, é como lhe chamamos e levantou uma boa quantidade de palha que está junta pronta para ser enfardada, a estrada está cheia de resto de palha.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,180
Local
Belas
Máxima: 28,3ºC
Mínima: 16,1ºC

De louvar a previsão de céu limpo até dia 31 de Maio em Lisboa, e temperaturas a rondar os 30ºC, diria que estamos já no Verão... Será que terá consequências?
Fiquei estupefacto com a minima de 1ºC em Montalegre!
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
760
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Eu só senti um bloqueio no valor à volta dos 10 m/s quando claramente o vento estava muito mais forte. Até esse valor parecia funcionar bem. Poderá ser um efeito de limitação automática do ruído do vento no microfone pelo próprio telemóvel. E como a aplicação Zephyrus deve funcionar através da frequência do som produzido pelo vento no microfone, pode estar aí a explicação. Tenho que descobrir se é possível eliminar a atenuação automática do ruído do vento, se é que ela existe.

Entretanto, neste momento aqui em Carcavelos sul:
18,3ºC / 48% e 20,9ºC / 47%.

Eu também comecei a testar essa aplicação, mas não passou dos 7 m/s, na quarta-feira passada dei um saltinho aos "meus" postos de observação e levei o anemómetro para comparar, neste cheguei pelo menos aos 10 m/s, mas com a app, não passava dos 5 - 6 m/s, é um modelo antigo, não sei se tem algo a ver, mas também o vento não era constante e mudava um pouco de direcção, só que comecei a gelar, uma temp. de 13º ou menos, e um windchill de 7º , e desisti, agora o vento acalmou e bem e claro a aquecer, tenho de esperar por vento mais constante para novamente comparar,
estou na margem sul, vento quase nulo e temperatura de 15,8º,
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,400
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

Ontem dia 22, temperatura máxima de 26,0ºC com humidade relativa mínima em simultâneo de 25%, pelas 15h na Rua da Alemanha; na Rua da Bélgica 26,5ºC / 30% pouco depois das 14h.
O céu manteve-se limpo e o vento de norte fraco a moderado, sem rajadas significativas.

Hoje dia 23:
Mínima de 16,5ºC pelas 5h; HR máxima de 53% pouco depois das 4h, na Rua da Alemanha; 51% cerca das 2h e TMín. de 19,2ºC ao nascer do sol na Rua da Bélgica.

Dia de hoje semelhante ao de ontem, céu limpo, bruma sobre terra, vento moderado com rajadas mais fortes. Nota-se o mar picado a cerca de um quilómetro da costa.
Sensação térmica de calor semelhante, um pouco menos seco.
Um único cumulus humilis minúsculo sobre a Arrábida.

24,9ºC / 26,3ºC com 35% / 38% neste momento. Mar calmo, bandeira verde, grande afluência.