Seguimento Litoral Centro - Maio 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,440
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não vejo fumo nenhum, a serra está limpa.

Ainda bem que não é na Serra, seca como ela está lá em cima e com esta nortada era um desastre. Que susto!

Foi uma longa lingua de fumo castanho escuro que mostra como a nortada está forte ao nível dos 500-1000m, deslocava-se a grande velocidade. Apareceu repentinamente mas terminou em cerca de quinze minutos. Já lá vai bem longe no horizonte sul.

Deve ter sido esse incêndio em Trajouce.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
760
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Ontem ( Sábado ) fui até as areias de Grândola - Melides - Sines, aparentemente e felizmente já começo a estar minimamente em condições para estas "aventuras" e também um teste ao estado da cabeça do jipe,

de manhã dei um salto até a Fonte da Telha para uns kms de caminhada, pouco vento e temperatura amena, mas ligeiramente inferior a da semana passada,
a tarde rumo a Grândola, confesso que tinha algum receio de andar na mata, pois estava +- 30º e não era nada bom para o motor com uma eventual estaladela na cabeça, mais o elevado risco de fogo que poderia estar, mas a medida que fui-me aproximando do mar, a temp. chegou aos 25º, reduzindo até Sines onde já estava bem fresco, +- 21º,

como estava previsto eventuais aguaceiros comecei a ter visões :lmao:NUVENS,
esta ainda a caminho de Setúbal,

17833931228_767754be70_o.jpg


já no interior a caminho do gasoduto de Sines,

17401323123_dca131736e_o.jpg


"elas" andavam aí :lol:,

18021842385_accf674140_o.jpg

17833930778_6563ab5cd0_o.jpg


o extenso areal, receio que TODA esta zona dê lugar ao betão de luxo, pois é tudo privado,

17833930408_a69309752d_o.jpg


meteorologicamente não tem significado, foi mais para dar algum colorido, mas receio que seja esta a cor dominante do céu nos próximos tempos apesar de os modelos nos porem a sonhar.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,440
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
como estava previsto eventuais aguaceiros comecei a ter visões :lmao:NUVENS,
esta ainda a caminho de Setúbal,

:intrigante: eu acho que as visões começaram antes :D, onde é que tu viste previsão de eventuais aguaceiros? Isso é para hoje e mesmo assim deve ficar-se pelo sul, especialmente Algarve, vamos lá ver se têm sorte.

"elas" andavam aí :lol:,

Coitadinhas das cumulus humilis que não fazem mal a niguém!:p
Mas eu gosto muito deste céu, sempre o associei a largos horizontes e planícies como nestas belas fotos!
Parece-me que vi daqui aquela nuvenzita sobre a Arrábida e até o referi numa mensagem.:hehe:

A última foto é fascinante, espero nunca ver esta paisagem desfigurada!

Quanto ao céu, já é verão, os calendários que se adaptem... Mas há verões com surpresas!

:thumbsup:Grande volta, de fazer sonhar, como há sempre largos horizontes neste pequeno território.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,440
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Amanhecer semelhante ao de ontem, vento rigorosamente nulo, bruma em terra, neblina fraca nas zonas baixas da península de Setúbal, assim parece visto daqui.

Oceano quase espelho, azul claro, tal é a calmaria. Esvoaçam aves, e... andorinhas já, em voos acrobáticos como só elas.

Mínima de 15,3ºC pelas 4h, e ainda 15,5ºC agora. Esteve mais húmido, subiu aos 73% durante a madrugada e agora está nos 65%.

Imagens do fim do dia de ontem enquanto não há motivos de hoje de realce:

Fumo nos níveis baixos de um incêndio industrial, a mostrar como a nortada corria rápida para sul:
hReVBYE.jpg


84eW4X6.jpg


kkXez1j.jpg


Fumo já estratificado em ténues camadas, longe a oeste, veio da região norte este:
Emxf7Ip.jpg


Ao crepúsculo vê-se melhor. A tríade dos astros mais brilhantes (depois do Sol, claro) lá em cima, Jupíter, Lua e Vénus:
T2mrBR3.jpg
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,181
Local
Belas
Ontem:
Máxima - 28,7ºC
Mínima - 15,8ºC

Hoje:
Isto é deveras estranho... Também aconteceu nas estações da Amadora... :intrigante: O vento até diminuiu de intensidade.
Das 13h57 até às 14h17 desceu 5 graus
PwZnCD4.png


Dias de Verão aproximam-se