Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Às 15h (14 utc) o aspecto do Litoral Centro era este:

qs1JqMd.jpg


http://lance-modis.eosdis.nasa.gov/cgi-bin/imagery/single.cgi?granule=A151451400
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Bem que grandes células para o sul! E a previsão para Setúbal foi muito exata! :)

Aqui vento nulo, dia quente.
Máxima: 28,1ºC
Mínima: 16,4ºC

O vento de sul dificultou a subida da temperatura pela manhã e fez outra vez descer a temperatura e subir e descer... Mas já voltou ao quadrante NO/N
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
50 minutos atrás, quando a célula em dissipação sobre a península de Setúbal já só produzia virga. A estrutura é muito limitada em altitude, são espessos altocumulus/altostratus assim à vista:
gOoWD8w.jpg


Tem estado a cair umas pingas grossas na Atalaia. Está muito abafado com 26,7ºC e céu nublado. O vento é fraco.

Tenho fotografias, já posto.
O eco de radar tinha este aspecto, e mais a Leste perto do Montijo a outra célula a largar "pingas grossas":
wSWL55l.jpg
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Na run das 12h de ontem o AROME coloca um aguaceiro de 2mm em Setúbal hoje entre as 13h e as 16h; o GFS não coloca qualquer precipitação a não ser no Algarve, mas como ontem falhou e até nem foi no Algarve que houve os eventos de realce, já não espero nada desse modelo para hoje.
zAo2fKa.gif


Ainda pingou alguma coisa:hehe:
1Z5re9S.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Fotografias desta tarde:

:w00t: espectáculo de fotos!:palmas:

Estas células tinham um aspecto bizarro, granuloso, em algumas partes pareceu-me ver o efeito undulatus.
A fraca extensão vertical também era característica.
Mais ou menos a que horas foram captadas essas vistas?

Um outro aspecto daqui de Carcavelos pelas 17:20 (16:20 utc):
NkTwI1j.jpg

FC2Pyz5.jpg
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
:w00t: espectáculo de fotos!:palmas:

Estas células tinham um aspecto bizarro, granuloso, em algumas partes pareceu-me ver o efeito undulatus.
A fraca extensão vertical também era característica.
Mais ou menos a que horas foram captadas essas vistas?

Um outro aspecto daqui de Carcavelos pelas 17:20 (16:20 utc):
NkTwI1j.jpg

FC2Pyz5.jpg

As fotografias foram tiradas entre as 17h e as 18h.

26,8ºC actuais :hehe:
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
:thumbsup: sempre em forma e com as observações essenciais!
Apanhaste ali nas duas primeiras fotos as células do Alentejo, consegues indicar mais ou menos a hora a que foram tiradas? Queria ver exactamente que células são, parece-me que é a célula de Beja que não consegui apanhar, mas teria sido mais tarde logo não deve ser.
Santo Amaro e doca de Oeiras são um bom ponto de observação, com o enfiamento do estuário do Tejo e horizonte larguíssimo, ficaram mesmo boas essas fotos.
Carcavelos estava com aspecto bem espezinhado :lol: , pudera teve um fim de semana de enchente de gente!
O mar estava com uma suavidade notável, então ali na Cruz Quebrada parece um lago.

A primeira foi +- 18:38h, a segunda +- 18:55h , hora registada no metadados do telemóvel.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A primeira foi +- 18:38h, a segunda +- 18:55h , hora registada no metadados do telemóvel.

:thumbsup: Então é mesmo a célula de Beja! Excelente, tiraste as fotos que eu não consegui!

Isso é que é andar bem e depressa, pensava que tinham sido tiradas mais cedo. ;)
Terás alguma foto com mais zoom naquela célula?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas noites,

0GI6G1w.jpg


Neste momento, lestada, 21,3ºC.

A estação da Parede ainda vai nos 23,2ºC. :hehe:

Apostamos uma noite tropical? :intrigante:
Eu acho que ainda não chega lá embora a Rua da Alemanha tenha descido depressa até aos 20,6ºC e agora esteja nos 20,7ºC, é a lestada com certeza, a humidade subira aos 53% e neste momento desceu aos 51%. Veremos se se aguenta, na varanda estagnou nos 22,1ºC.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Apostamos uma noite tropical? :intrigante:
Eu acho que ainda não chega lá embora a Rua da Alemanha tenha descido depressa até aos 20,6ºC e agora esteja nos 20,7ºC, é a lestada com certeza, a humidade subira aos 53% e neste momento desceu aos 51%. Veremos se se aguenta, na varanda estagnou nos 22,1ºC.

Não creio, o vento vai certamente rodar para NO, amanha devo ter uma minima na ordem dos 16ºC,vamos ver.
Eu cá em cima, estou com 21,4ºC e 47% HR.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic