Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,246
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não creio, o vento vai certamente rodar para NO, amanha devo ter uma minima na ordem dos 16ºC,vamos ver.
Eu cá em cima, estou com 21,4ºC e 47% HR.

Pois, também é essa a minha ideia, que a lestada não se aguenta muito tempo. Mas 16ºC talvez seja pouco, se hoje foi 15,4ºC, eu digo mais de 17ºC. ;)
Aqui foi 15,6ºC, ficarei surpreendido se descer abaixo dos 17ºC.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87


Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
:thumbsup: Então é mesmo a célula de Beja! Excelente, tiraste as fotos que eu não consegui!

Isso é que é andar bem e depressa, pensava que tinham sido tiradas mais cedo. ;)
Terás alguma foto com mais zoom naquela célula?

É sempre a fundo hehehe,
mais zoom não tenho, pois foram tiradas pelo telemóvel que tem apenas 5 mpx, posso é fazer um corte da imagem, mas não fica nada de especial, mesmo a olho nu não se via lá muito bem,
foi-se deslocando em direcção ao mar e perdendo a altura, estratificando-se, até ao fim do dia, é possível que já possas ter apanhado os restos lá mais para as 20:30h, tenho uma tirada ao lado do forte da Giribita onde se vê os restos.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Apostamos uma noite tropical? :intrigante:
Eu acho que ainda não chega lá embora a Rua da Alemanha tenha descido depressa até aos 20,6ºC e agora esteja nos 20,7ºC, é a lestada com certeza, a humidade subira aos 53% e neste momento desceu aos 51%. Veremos se se aguenta, na varanda estagnou nos 22,1ºC.

Por aqui, quase, temperatura a subir muito ligeiramente, já nos 21,9º, uma décima quase de 15 em 15 min, e humidade nos 43%.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pois, também é essa a minha ideia, que a lestada não se aguenta muito tempo. Mas 16ºC talvez seja pouco, se hoje foi 15,4ºC, eu digo mais de 17ºC. ;)
Aqui foi 15,6ºC, ficarei surpreendido se descer abaixo dos 17ºC.

Acabei por ter uma minima tropical,não esperava, 21,1ºC :calor:
Agora é esperar que a temperatura se mantenha acima dos 20,0ºC até as 23:59, seria a 2ª minima tropical no mês de Maio e do ano, nada mau.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Dados de ontem.

Valdonas,Tomar registou a temperatura máxima mais elevada de rede IPMA: 34,3ºC
Dunas de Mira
registou a 2ª minima mais baixa: 7,3ºC

1CeTUuJ.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,246
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Acabei por ter uma minima tropical,não esperava, 21,1ºC :calor:
Agora é esperar que a temperatura se mantenha acima dos 20,0ºC até as 23:59, seria a 2ª minima tropical no mês de Maio e do ano, nada mau.

Dados de ontem.

Valdonas,Tomar registou a temperatura máxima mais elevada de rede IPMA: 34,3ºC
Dunas de Mira
registou a 2ª minima mais baixa: 7,3ºC

Boa tarde

Bastante curioso que as mínimas tenham ficado trocadas em relação ao que é habitual, pois aqui em Carcavelos tive 18,1ºC na Rua da Alemanha e em Nova Oeiras. No entanto outras estações na zona tiveram efectivamente mínimas tropicais tais como a Rua da Bélgica com 20,6ºC e a Avenida Loureiro, na área norte de Carcavelos, com 20,4ºC. Na varanda desceu aos 19,8ºC. Parece-me que a R.Alemanha está a registar mínimas sempre sistematicamente mais baixas do que toda a zona.

Muito calor agora, já chegámos aos 30ºC na varanda, as estações quase nos 29ºC, ainda a subir. Humidade 32%/37%, de noite subiu aos 64%/59%.

Bruma e neblina. Céu limpo. Vento sempre fraco a rodar de Leste para Norte e agora em Oeste, mas pouco se sente, é uma brisa local.

Também é surpreendente a mínima de ontem da Praia da Rainha, 7,9ºC, uma vez que daqui lá em voo de pássaro são apenas alguns quilómetros e tudo plano. O campo rebaixado aqui ao lado e uma zona encaixada na Mata dos Ingleses na depressão da Ribeira de Sassoeiros merecem com certeza atenção pois penso que devem ter mínimas comparáveis.

Mar em calma total. Andorinhas pela manhã tem sido uma multidão, vieram tarde mas vieram em força, vamos ver se conseguem controlar os mosquitos que já apareceram também.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,165
Local
Belas
Máxima: 31ºC
Mínima: 19,4ºC !!! Acho que nem devia por cor azul xD

Vento intensificou-se agora pela tarde, ruas mais ventosas a levar tudo consigo...
Amanhã vai ser a valer, 33ºC em Lisboa, e no país algumas localidades podem chegar aos 37ºC.

A partir de sexta até 1/2 de Junho as temperaturas parecem voltar aos normais.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,246
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Máxima: 31ºC
Mínima: 19,4ºC !!! Acho que nem devia por cor azul xD

Vento intensificou-se agora pela tarde, ruas mais ventosas a levar tudo consigo...

Aqui em Carcavelos sul, 29,1ºC/29,3ºC de máxima cerca das 17h. O vento continua fraco em geral, às vezes um pouco moderado mas nada parecido com a nortada tradicional de Carcavelos.
Desde as 15h que a humidade relativa desceu abruptamente para menos de 40% e mantém-se ainda agora nos 32/33%.
Mais para o interior tivemos 28,0ºC na Av.Loureiro no centro de Carcavelos e 30,8ºC em Nova Oeiras.

Na hora de maior calor a superfície do oceano ainda fria produziu intensos efeitos de miragem na vista para o Cabo Espichel:

mhRMT0f.jpg


meia hora depois
pWrDWbu.jpg
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

Sigo com lestada moderada a forte e 21,7ºC.
Por aqui o ponto de interesse é mesmo saber se ha ou não minima tropical, em principio sim, vamos ver.
Até ao momento, a minima está nos 21,1ºC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic