Seguimento Litoral Centro - Março 2015

Por aqui foi uma noite para esquecer, muito vendaval, diria que durante a madrugada as rajadas deviam de ser 70 km/h ou mais.
Poucas horas consegui dormir, com o vento a assobiar por todo o lado.
Eu falo por mim, que trocava este vento todo por uma boa chuva, essa sim faz muita falta, o vento agora só vem causar estragos porque as árvores estão em floração.
Acho que nao se perdia nada se o IPMA tivesse colocado o distrito de Santarém em alerta amarelo também, nem que fosse para as pessoas precaverem coisas soltas na rua, tipo andaimes de obras.

Por aqui foi uma noite para esquecer, muito vendaval, diria que durante a madrugada as rajadas deviam de ser 70 km/h ou mais.
Poucas horas consegui dormir, com o vento a assobiar por todo o lado.
Eu falo por mim, que trocava este vento todo por uma boa chuva, essa sim faz muita falta, o vento agora só vem causar estragos porque as árvores estão em floração.
Acho que nao se perdia nada se o IPMA tivesse colocado o distrito de Santarém em alerta amarelo também, nem que fosse para as pessoas precaverem coisas soltas na rua, tipo andaimes de obras.

Muito vento também por aqui, de facto o nosso distrito raramente tem direito a aviso de vento, porque não tem terras altas nem litoral mas isso não significa que não haja vento forte.

Boas

O vento aqui foi um autentico fiasco mas isso já eu esperava, a rajada máxima não foi alem dos 58km/h
O destaque vai para a chuva que foi um pouco mais do que esperava, caíram 3,2mm o que faz um total este mês de 36,6mm o pior registo para Março que tenho registo desde 2010

Agora céu nublado com abertas, 14,7ºC, 61%Hr, 1007,3hpa e vento moderado

Ontem estava em Lisboa e pelas 21-22h caia um aguaceiro moderado mas que acabou rapidamente.
Temp. minima: 9,4ºC
Temp. máxima: 14,3ºC
Acumulados: 0,5 mm

Vendaval incrédulo, é raro ver estas situações. Estava às 2h da manhã na rua, estava a ver que ainda algo poste caia em cima de mim. Semáforos quase que se matavam todos, bandeiras todas rasgadas e caixotes do lixo mal aguentaram. Quando cheguei a casa o parque em frente tinha os aspersores ligados, em vez de regarem o jardim a água iam com uma velocidade imensa molhar os carros e as janelas das pessoas :D:D e a mim também.
Rajada máxima de ontem: 70 km/h
Vi às 2h o RealFeel com o vento era de 4ºC!
Não tive lá um grande dia de anos...

Em relação a hoje, choveu pela madrugada, quem tem quartos virados para norte sabe muito o que sofreu para tentar dormir porque a qualquer momento o vento parecia quase invadir a casa. Bela manhã, agradável, céu limpíssimo.
Temp. minima: 8,5ºC
Temp. máxima: Ainda para ser registada
Acumulado: 2,3 mm
Rajada máxima: 72,4 km/h
Média de velocidade: 36,8 km/h O vento não descansa! Desde a meia noite sempre forte e persistente, algo raro.

Parece que a chuva de Março acaba por hoje, uns muito maus 18 mm acumulados, abaixo 33 mm da média 71-00 do IPMA. Imagino que metade do território esteja em seca....

O vento deve continuar forte mas a enfraquecer ao longo do dia.
Atenção à ondulação de 10 metros.

Daqui em diante o AA chega a Portugal e como podem ver é só céu limpo e temperatura primaveris na ordem dos 30ºC pelo final da semana.
Pressão deve chegar aos 1033 hPa.

Este aqui na minha rua não se aguentou em pé. :hehe:

wLHXV1h.jpg

Sigo com 14,3ºC e 48,2 km/h

Estava às 2h da manhã na rua, estava a ver que ainda algo poste caia em cima de mim. Semáforos quase que se matavam todos, bandeiras todas rasgadas e caixotes do lixo mal aguentaram. Quando cheguei a casa o parque em frente tinha os aspersores ligados, em vez de regarem o jardim a água iam com uma velocidade imensa molhar os carros e as janelas das pessoas :D:D e a mim também.
Rajada máxima de ontem: 70 km/h

Boas tardes

Notável o vento esta madrugada. Agora ao início da tarde, depois de ter amainado durante a manhã, voltam as rajadas. Mar picado mas não chegou a notar-se aqui a ondulação que até mereceu aviso amarelo para norte do Cabo Raso.
Nuvens lenticularis vão evoluindo com o vento. Não saiem do mesmo sítio, claro, mas vão trocando posições mais para Este ou para Oeste, ao sabor das variações do vento, estas em frente devem ser interferência do relevo de Sintra. Vêem-se também associadas à Arrábida. Já ponho fotos.

Até ao momento,os bombeiros da zona tiveram 5 ocorrências relacionados com a forte nortada.

Está a começar a fase violenta da nortada. Os canaviais quase ficam dobrados até ao chão.
Todos os vestígios da precipitação de hoje já desapareceram. Há gaivotas no campo que terão fugido ao vendaval mas nem sequer têm poça de água para beber. :dry:

Edição: abalaram neste momento. Também os surfistas estão a fazê-lo, porque o vento torna impraticável a actividade.

Acabou de cair uma árvore de porte médio na minha rua!
É com cada rajada que até mete medo!:eek: