WHORTAS
Nimbostratus
Boas
Aqui na Barosa ainda não foi hoje que descemos dos 5.0C
OK, foi hoje....

Boas
Aqui na Barosa ainda não foi hoje que descemos dos 5.0C
São rastos de avião trazidos de longe pelo fluxo em altitude. Há dias coloquei uns vídeos a mostrarem isso mesmo. Embora os aviões usem rotas definidas, as nuvens altas produzidas pela condensação/congelação em torno das partículas expelidas pelos jactos, são arrastadas como qualquer outra nuvem alta àquela altitude e espalhadas rapidamente a milhares de quilómetros de distância. Os fluxos nesses níveis têm velocidades particularmente elevadas, especialmente se houver um jet stream (200 a 300 Km/h).
OK, foi hoje....
4,3ºC registada às 07:30, inversão bem forte.
Por norma não passam tantos aqui no mesmo espaço de tempo. Deverá ter a ver com alguma alteração de rotas que deve ter havido, por parte das companhias aéreas devidos a questões de segurança. Digo eu... foram mesmo muitos aviões a passar aqui em cima, hoje, a grande altitude.
Mais um dia típico deste "verão" de Novembro.
No poente os aviões parece que estão a libertar cores![]()
Espectáculo! Já alguma vez reportaram estas medições ao MeteoGlobal? Acho que estas e várias outras, como as de Seiça, dão bem a ideia de que as temperaturas numa região, mesmo limitada em extensão, são um fenómeno de grande diversidade. Penso que a maior parte das pessoas não conhece este aspecto. Esta monitorização coloca as previsões de mínimas numa perspectiva muito mais realista, eu que o diga, tenho aprendido muito aqui, do que simplesmente ler a mínima distrital anunciada nos boletins resumidos da comunicação social ou mesmo do IPMA. Hoje por exemplo, num quadro de previsão significativa distrital, a mínima prevista para Lisboa foi de 12º. Para quem vive nos locais sujeitos a inversões e tenha apanhado com valores da ordem dos 4-5º terá sido uma bem desagradável surpresa a saída de casa ao amanhecer.