Seguimento Litoral Centro - Novembro 2015

Boas
Aqui na Barosa ainda não foi hoje que descemos dos 5.0C

OK, foi hoje....
Bg5B51X.gif

Boas noites pessoal!
Já começa a cansar tantos dias seguidos com esta monotonia, apenas vão variando as temperaturas sobretudo as mínimas em ligeira descida.
Hoje os extremos térmicos por aqui foram: 11ºC de mínima e a máxima não foi além dos 18ºC
O vento soprou em geral fraco de Norte, ligeiramente moderado para a tarde, voltando a fraco/nulo agora para noite com a humidade a aumentar bastante (83%).
13,8ºC actuais em descida

• Gosto
Reactions: StormRic
São rastos de avião trazidos de longe pelo fluxo em altitude. Há dias coloquei uns vídeos a mostrarem isso mesmo. Embora os aviões usem rotas definidas, as nuvens altas produzidas pela condensação/congelação em torno das partículas expelidas pelos jactos, são arrastadas como qualquer outra nuvem alta àquela altitude e espalhadas rapidamente a milhares de quilómetros de distância. Os fluxos nesses níveis têm velocidades particularmente elevadas, especialmente se houver um jet stream (200 a 300 Km/h).

Pois consegui ver o início dos riscos quando fui à rua. E depois vi mais tarde passarem 3 aviões ao mesmo tempo. e logo de seguida mais 2! Coisa estranha aqui. Por norma não passam tantos aqui no mesmo espaço de tempo. Deverá ter a ver com alguma alteração de rotas que deve ter havido, por parte das companhias aéreas devidos a questões de segurança. Digo eu... foram mesmo muitos aviões a passar aqui em cima, hoje, a grande altitude.

• Gosto
Reactions: TiagoLC e StormRic
Boa tarde

A mínima recuperou em relação a ontem, 12,9ºC, mas a máxima já não chegou aos 20º, 19,5ºC pelas 14h.
Amanhecer com a habitual neblina espessa do lado de terra, mas céu limpo. Aparecimento de nova franja de nuvens altas à tarde. Proporcionaram um poente de belas cores novamente, com direito a dois sun dogs, pilar solar e segundo sol depois do poente (fenómeno raro), uma consequência bizarra do pilar solar.

À semelhança da temperatura, ambém a humidade diminuíu a amplitude diurna, variou entre 88% e 71% em quase perfeita coincidência na hora, mas inversa, claro, com os extremos de temperatura.

O vento continua de férias, faz uma visita fraca de oeste, outras vezes de nordeste, descansa a maior parte do tempo.

OK, foi hoje....
4,3ºC registada às 07:30, inversão bem forte.

Espectáculo! Já alguma vez reportaram estas medições ao MeteoGlobal? Acho que estas e várias outras, como as de Seiça, dão bem a ideia de que as temperaturas numa região, mesmo limitada em extensão, são um fenómeno de grande diversidade. Penso que a maior parte das pessoas não conhece este aspecto. Esta monitorização coloca as previsões de mínimas numa perspectiva muito mais realista, eu que o diga, tenho aprendido muito aqui, do que simplesmente ler a mínima distrital anunciada nos boletins resumidos da comunicação social ou mesmo do IPMA. Hoje por exemplo, num quadro de previsão significativa distrital, a mínima prevista para Lisboa foi de 12º. Para quem vive nos locais sujeitos a inversões e tenha apanhado com valores da ordem dos 4-5º terá sido uma bem desagradável surpresa a saída de casa ao amanhecer.

Por norma não passam tantos aqui no mesmo espaço de tempo. Deverá ter a ver com alguma alteração de rotas que deve ter havido, por parte das companhias aéreas devidos a questões de segurança. Digo eu... foram mesmo muitos aviões a passar aqui em cima, hoje, a grande altitude.

Pode estar a haver alguma alteração de rotas como sugeres. Também penso que a situação particular da crista anticiclónica e de temperaturas e humidade em altitude, pode estar a criar condições para que tenham sido gerados mais rastos. Ou seja, noutra situação mais comum, os aviões passam na mesma com igual frequência, mas como não deixam rastos e estão a grande altitude, não são detectados à vista de um olhar simples.

Mais um dia típico deste "verão" de Novembro.

Grande foto da praia de Caxias!:thumbsup:
Ninguém a aproveitar o verão :D? Oops :cold:, pois... :o

Mínima: 12,5ºC
Máxima: 20,6ºC

Vento fraco com picos de moderado. Céu limpo com cirrus e rastos de avião a varrer o céu. No poente os aviões parece que estão a libertar cores :lol:

• Gosto
Reactions: StormRic
Espectáculo! Já alguma vez reportaram estas medições ao MeteoGlobal? Acho que estas e várias outras, como as de Seiça, dão bem a ideia de que as temperaturas numa região, mesmo limitada em extensão, são um fenómeno de grande diversidade. Penso que a maior parte das pessoas não conhece este aspecto. Esta monitorização coloca as previsões de mínimas numa perspectiva muito mais realista, eu que o diga, tenho aprendido muito aqui, do que simplesmente ler a mínima distrital anunciada nos boletins resumidos da comunicação social ou mesmo do IPMA. Hoje por exemplo, num quadro de previsão significativa distrital, a mínima prevista para Lisboa foi de 12º. Para quem vive nos locais sujeitos a inversões e tenha apanhado com valores da ordem dos 4-5º terá sido uma bem desagradável surpresa a saída de casa ao amanhecer.

Boas StormRic,
Por acaso não, o IPMA tem certamente muita materia-prima caso quisesse/fizesse um estudo aprofundado sobre inversões térmicas, dado que muitas estações da rede ipma estão em locais onde ocorrem as ditas inversões. Percebo a tua questão, mas sinceramente nem me vou dar ao trabalho de fazer isso, embora tenha a noção que faço medições no local mais frio de todo o concelho de Cascais.

Entretanto ja publiquei os dados das inversoes das 2 ultimas madrugadas.
Aqui: http://www.meteopt.com/forum/topico...por-inversao-termica.7909/page-18#post-523307
______

T.maxima: 19,2ºC
T.actual: 16,1ºC