Seguimento Litoral Centro - Novembro 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,230
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Quando não há muito "trabalho" de relato, vê-se uns filmes...
Aqui estão alguns "filmes" da semana.

2ªfeira, dia 16. Quando alguns cumulus surgiram e ameaçaram... mas ficaram-se por aí.

Amanhecer, altocumulus de NNW; pausa limpa; mais altocumulus e estratocumulus precursores de nebulosidade com mais desenvolvimento:


À tarde, os cumulus revolviam-se mas não conseguiam organizar-se, alguns mediocris e quando parecia que estavam a caminho de congestus (bem longe ficaram), desfaziam-se:


3ª, 17. Embora persistisse a humidade bem visível, já tinha desaparecido a ligeira instabilidade do dia anterior. Poente sereno em céu quase limpo, mas uma faixa de nuvens muito longe no horizonte:


4ª, 18. Mais uma vaga de nuvens altas, de WNW. Poente de colorido fulgurante junto ao horizonte, deturpado pelo vídeo em grande angular, mas que nas fotos é impressionante (quase prontas):
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,230
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ontem, 5ª, 19. Ainda a passagem das nuvens altas, continuação do dia anterior, especialmente um véu de cirrostratus. Após o amanhecer, quando o sol ganhou alguma altura, começou a aparecer o típico halo solar 22º:


E durante toda a manhã até ao início da tarde, altura em que as nuvens altas começaram a escassear, o halo acompanhou o sol em contra-corrente do fluxo da nebulosidade de WNW:


Neste momento estão 13,8ºC, a mínima vai baixar em relação a ontem. Bastante húmido, 89%. A situação sinóptica forçou a colocação dos anticiclones sobre as áreas oceânicas com maior potencial de fornecimento de humidade, apenas avaliando pala anomalia das temperaturas superficiais (nem sempre a correlação existe). O extenso corredor depressionário ocupa a zona central, onde as anomalias até são negativas. Resultado, anticiclone a concentrar muita humidade sobre a península ibérica, nevoeiro e neblinas persistentes, e frentes no corredor com actividade não tão intensa como se podia esperar de uma fronteira tão clara. Os dois núcleos anticiclónicos não têm dificuldade em estrangular o vale depressionário e vão unir-se e ocupar a área de anomalia negativa. Para aqui isso significa um deslocamento da zona de altas pressões para oeste, deixando aberto um fluxo de norte bem frio. Nada de significativo quanto a precipitação, no entanto, apenas mais frio, isso sim.
nXlO7IS.gif


sVaQUPu.gif
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia,

T.minima: 12,8ºC
T.actual: 14,1ºC

Bem, grande ventania prevista para amanhã, na volta ainda se forma o capacete na serra.
O desconforto térmico para amanhã a tarde/noite vai disparar que é uma coisa doida. :cold:
Vamos lá ser se consigo ter rajadas na ordem dos 80 km/h.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,230
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Mínima desceu um pouco, máxima subiu um pouco: 13,1ºC e 20,1ºC. HR também aumentou a amplitude, de 93% a 75%.

À volta das 11h a pressão atmosférica atinigiu o máximo do mês, 1033,4 hPa, sinal da retirada do centro do anticiclone para o mar, vai juntar-se à extensa área anticiclónica que vem do atlântico noroeste, está aberta a porta à circulação de norte na periferia oriental: pouca chuva, muito vento e frio.
JcYKI1b.gif


Menos cirrus, mas estratos de nevoeiro ao amanhecer no horizonte marítimo e para Leste, sobre a barra do Tejo, península de Setúbal. Corriam depressa de NNE para SSW.

Ocaso oculto por essas nuvens baixas distantes. Poucos cirrus a colorir o poente.

O vento nulo ou fraco a maior parte do tempo, mas para o fim da tarde as folhas já se mexiam mais.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Por aqui tive ha pouco uma rajada de 52 km/h...amanhã vai soprar bem, na minha rua estão andaimes junto a um predio para respectiva pintura, esperemos que estejam bem fixos.
____

Extremos termicos: 12,8ºC / 18,9ºC