Seguimento Litoral Centro - Novembro 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,319
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Poente de ontem dia 17 (hoje há muito por onde escolher, ainda não o fiz):

QOnTUNs.jpg


VFnROlZ.jpg


JOoiX3n.jpg


Como se vê, havia duas camadas espessas distantes, uma que me parece de nuvens médias e outra de nuvens baixas. Cancelaram completamente a visão do ocaso e as cores posteriores. Os aviões ontem, ao contrário de hoje, não produziam praticamente rasto persistente àquela distância da costa (cerca de 150 Km).
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas!
Sigo com 16°C!
A mínima foi, finalmente, 13,6°C e a máxima foi de 19°C.
Hoje foi um dia muito agradável com o céu cheio de rastos de aviões e nuvens altas.
Acabei mesmo agora de ver dois aviões a voarem na mesma altitude e com a mesma direção. Nunca tinha visto tal coisa :intrigante:
Algo se está a passar...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boas!
Acabei mesmo agora de ver dois aviões a voarem na mesma altitude e com a mesma direção. Nunca tinha visto tal coisa :intrigante:
Algo se está a passar...

é muito comum. :)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vai refrescando lentamente por aqui, neste momento valores na casa dos 11ºC nas estações do WU aqui da zona, o meu sensor. O meu sensor neste tipo de situações marca quase sempre valores mais baixos, vai 9.8ºC.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,319
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

A insolação cada vez mais reduzida e um véu quase permanente de cirrostratus e cirrus, ajudados por vento fraco ou quase nulo todo o dia, talvez expliquem a diminuição significativa das amplitudes diurnas: 5,5ºC entre a mínima de 13,9ºC e a máxima de 19,4ºC e apenas 12 unidades percentuais de variação da HR, entre 89% e 77%.

Houve halo solar durante um longo período da manhã e pilar solar ao poente. Não vi sun dogs nem o sol virtual depois do poente, como ocorreu ontem.
Muitos rastos de condensação. O movimento geral das nuvens altas foi em uníssono de WNW.

Neblina espessa ao amanhecer, continua a praticamente não se ver a Caparica e o Cabo, muito menos a Arrábida; salva-se o Bugio. Mar calmo.