Seguimento Litoral Centro - Outubro 2018

O dia hoje para mim começou logo ás 6 da manhã, pois estive presente numa sessão de anilhagem no Paúl do Boquilobo, inserido no EuroBirdwatch, com inicio ás 7, cheguei lá, e estava um frio, daqueles como ainda não tinha sentido desde a Primavera passada, havia lá pessoas, que tinham vestidos dois casacos polares e mesmo assim estavam com frio.
Diria que a mínima rondou os os 5 a 6ºC, tivemos quase sempre ao sol até ás 11:30, foi quando começou a aquecer.

23ºC

23,2°C em Carcavelos
33%
10 a 20 Km/h nortada.

Continua o vai-vem de aviões a reabastecer e a despejar na área do incêndio. Não se avista fumo. Visibilidade boa.
7b5a3c56d59e4ad6d4248efb4819fa2e.jpg

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk

Boas,

18,7 graus e Nortada moderada a forte.
E pronto, vejo da janela a encosta da Peninha da cor de carvão, números, 600 hectares depois.

Obrigado pela força, nem consegui dormir, pois tenho pessoal amigo no arneiro e Malveira da Serra e foi estar em contacto permanente ao longo da madrugada. É claro, a serra de Sintra é literalmente o" meu ginásio".
É triste, mas a situação de ontem serviu tambem para muitos conhecerem ou terem noção dos vendavais desta região, e como sempre disse há ali uma area explosiva de vento, Peninha - Malveira - Biscaia - Mogo-Figueira do Guincho.

Última edição:
Este inicio de noite segue já bem fresca, com vento fraco, e já começa a dar jeito andar com um casaco sempre atrás, pois já sabe bem, e ao inicio da manhã, a situação é identica. As janelas de casa também já não se conseguem ter abertas durante muito tempo, mas é bom sinal, que o Outono começa a dar sinais de vida.
18ºC.

Seiça já vai com 12ºC

Boas
Dia bem mais normal para a época.
Viva aos dias frescos!!!!
Mínima 5.7°C e máxima de 22.7°C
Agora já a arrepiar com 9.5°C

Boa noite pessoal,

Mínima mais baixa dos últimos meses a caminho Tatual: 15.1°c , e a descer!

Dia ameno , com máxima de 24.9°c, e nortada fraca! Tão bom
A HR essa está bem mais alta! 76% neste momento!

Amanhã por aqui já deve subir 3 ou 4°c.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

15,6 graus

Ainda sobre o vento na Malveira, hoje perguntei a pessoal próximo que vive por lá, se esteve assim tanto vento. Responderam me " Esteve vento forte, dia normal de nortada na Malveira, mas no verão tivemos n dias muito piores" Pois bem, elucidativo.
Ainda hoje ouvi um morador da Malveira a falar disso na SIC, e ele disse ao jornalista que o vento daquela intensidade faz parte do dia a dia de quem conhece a zona, a diferença foi que ontem havia fogo, e que desde 2000 temia que isto voltasse a acontecer! Tu próprio já tinhas comentado esse receio por aqui!

Ainda hoje ouvi um morador da Malveira a falar disso na SIC, e ele disse ao jornalista que o vento daquela intensidade faz parte do dia a dia de quem conhece a zona, a diferença foi que ontem havia fogo, e que desde 2000 temia que isto voltasse a acontecer! Tu próprio já tinhas comentado esse receio por aqui!

18 anos sem arder é muito tempo... Em Portugal é andar sempre de coração mas mãos depois de 3 ou 4 anos... :(

Boas pessoal,

Andei Sexta e Sábado perto de Viseu!

Pelo que vi dos meus registos, sexta e sábado continuaram com temperaturas acima dos 30ºC, ao contrário das previsões;

05/10/2018
Máxima: 31.7ºC
Mínima: 15ºC

06/10/2018
Máxima: 30.3ºC
Mínima: 15.6ºC

Hoje máxima de 25.1ºC, a mínima foi de 14.6ºC, neste momento a descer bem com 16.7ºC, 55% de HR e vento fraco de Leste.