Estava por aqui a dar um salto por alguns sites e verifiquei no yr que estão a estimar na região oeste mais de 100mm precipitação entre quinta e sexta feira, é realmente possível estes valores? Olhei e fiquei incrédulo e por isso estou a levantar a lebre...
Ontem ainda chegou a cair mais um bom aguaceiro pelas 22h, que fez o acumulado disparar rapidamente para os 11,4 mm
Hoje o dia começou com céu limpo, mas tem vindo aumentar de nebulosidade desde o meio da manhã.
Aguaceiros fracos/dispersos desde o inicio da tarde, mas para já sem acumulação.
O vento tem soprado em geral fraco de SW desde o meio da manhã, por vezes com rajadas moderadas nas zonas mais abertas.
O evento rendeu até agora 19,8 mm, o que já é muito bom e já se nota uma grande diferença nos campos Veremos como corre a próxima semana, que também promete alguma precipitação
Estava por aqui a dar um salto por alguns sites e verifiquei no yr que estão a estimar na região oeste mais de 100mm precipitação entre quinta e sexta feira, é realmente possível estes valores? Olhei e fiquei incrédulo e por isso estou a levantar a lebre...
Bem, fui dar uma lista de olhos nos 2 principais modelos (ECMWF e GFS) e as previsões são bastante dispares, GFS dá 15/20mm para aí e o ECMWF, dá de facto uns 100mm, mas como ainda falta algum tempo (uma semana) temos de ir acompanhando as previsões, ainda è muito cedo para ter certezas. (vi as previsões de precipitação acumulada até às 01H de Sábado dia 28.)
De hoje,
no alto de Montemor,
como é bom ver este chão já a ficar verdinho, alguns chuviscos de manhã, e por agora alguma chuva, mas com uma temperatura ainda algo amena,
Mantém-se a corrente de sudoeste com uma lotaria de células dispersas, por vezes produzindo aguaceiros moderados a fortes.
Numa situação destas nada há de relevante a passar na RLC, na carta de análise sinótica e frontal das 13h: apenas a circulação de SO/SSO.
Em apenas duas horas, o céu na RLC passou de abertas com algum sol para encoberto por nuvens altas, mais ou menos translúcidas, sobre os aguaceiros ocasionais:
A chuva fraca de ontem à noite ainda fez o acumulado do dia subir ligeiramente para os 24,9 mm!
Hoje o dia acordou com bastante sol e poucas nuvens, no entanto foi ficando cada vez mais nublado e já caíram alguns aguaceiros moderados a fortes dispersos. Um deles foi mesmo há momentos...
Até agora levo 2,3 mm na estação mais próxima.
O vento durante a noite e madrugada soprou com alguma intensidade, mas tem vindo a diminuir ao longo do dia.
Temperatura em queda devido ao aguaceiro: 16,6ºC
Os pós-frontais a dar uns bons aguaceiros. De manhã, apesar de se estar uns 16ºC, o vento de SW dá uma sensação térmica horrível. Durante o dia está-se bem só com uma sweat, ainda estamos na onda dos 20ºC.
Tanto vejo pessoas a usar chinelos como algo que parece que está na Lapónia, é interessante...