Seguimento Litoral Centro - Outubro 2022

Alguém teve vento forte com rajadas bem fortes à passagem da frente?
Aqui pela Caparica a frente quebrou mas o que não teve de chuva teve de vento, o radar ficou indisponível à passagem da frente. bah:suicidio:

Peniche, hoje antes do dia raiar...
Costa Sul, junto à prainha do Porto d'Areia Sul. Vista para E/SE.
Entre os dois raios mais fortes está a praia do Molhe Leste, Supertubos e Consolação.
1666689068289.webp

Agora temos um dia de sol que em nada lembra a madrugada que foi.

Parece que aqui na minha zona passou uma espécie de "zona de quebra" da frente, bastante mais fraca do que em zonas um pouco mais a sul (Lagoa de Albufeira/Sesimbra) ou a norte (Almada). Não dá para confirmar tal sucesso visto que o radar meteorológico falhou durante a passagem da frente, no entanto, ouvindo relatos de outras pessoas, parece que foi exatamente isso que aconteceu. Também não ouvi nenhum trovão, ainda que agora ache que o motivo de acordar às sete da manhã do "nada" foi devido à Santa Bárbara. :trovao:

O que houve bastante durante a madrugada foi vento, bastante vento - e isso sim ouvi. O que é curioso é que, após a passagem da frente ao amanhecer, o céu abriu por completo e agora até está bem agradável e calmo, com céu limpo e vento fraquinho. Parece que por hoje o dia ao nível da instabilidade está feito - que venha agora quinta-feira com a sua bela frente (que, digamos, parece que não vai render muito por aqui)! :pray: :rain:

Entre os dois raios mais fortes está a praia do Molhe Leste, Supertubos e Consolação.
Ver anexo 2585

Qual é a fonte desta foto? Tenho impressão de já a ter visto há um ou dois anos. :intrigante:

Ver anexo 2585

Qual é a fonte desta foto? Tenho impressão de já a ter visto há um ou dois anos. :intrigante:

13 setembro 2021

Vídeo do período do vento forte com rajadas, quando a frente passou "quebrada".
Acho que é bem visível a ventania que ficou a meio do vídeo. Deu para tirar um pouco a saudade que tinha de ver isto mais agressivo.

Parece que aqui na minha zona passou uma espécie de "zona de quebra" da frente, bastante mais fraca do que em zonas um pouco mais a sul (Lagoa de Albufeira/Sesimbra) ou a norte (Almada). Não dá para confirmar tal sucesso visto que o radar meteorológico falhou durante a passagem da frente, no entanto, ouvindo relatos de outras pessoas, parece que foi exatamente isso que aconteceu. Também não ouvi nenhum trovão, ainda que agora ache que o motivo de acordar às sete da manhã do "nada" foi devido à Santa Bárbara. :trovao:

O que houve bastante durante a madrugada foi vento, bastante vento - e isso sim ouvi. O que é curioso é que, após a passagem da frente ao amanhecer, o céu abriu por completo e agora até está bem agradável e calmo, com céu limpo e vento fraquinho. Parece que por hoje o dia ao nível da instabilidade está feito - que venha agora quinta-feira com a sua bela frente (que, digamos, parece que não vai render muito por aqui)! :pray: :rain:
Idem, acumulado de apenas 1.70 mm ... :disgust:

Agora céu pouco nublado, 23.3ºC, vento fraco de SW. Bem agradável para se andar de t-shirt/ em mangas de camisa.

Boa Tarde

Por aqui também deve ter passado essa tal "zona de quebra", pois a frente foi muito fraquinha, trazendo apenas chuva fraca e rendendo 0,6 mm :hmm:
Após a sua passagem, o céu diminuiu logo de nebulosidade e temos tido boas abertas.
O vento tem soprado fraco de SW, por vezes moderado desde o final da manhã.

Extremos de ontem:
16,0ºC / 21,9ºC
Mínima de hoje: 17,1ºC

T. Atual: 23,0ºC
HR: 62%
Vento: SW / 1,1 Km/h

13 setembro 2021

Isso! Obrigada!
Não tenho conseguido colocar links aqui.
E sim. A foto não é de hoje. Mas foi partilhada por alguém como sendo de hoje. Fui induzida em erro. É o que é...
Da minha parte, peço desculpa mas a partilha que vi referia ser de hoje. E como aqui a paisagem é sempre a mesma... enfim...

Bom dia!
Entre as 7h45 e as 8h00 choveu torrencialmente entre Caneças e a Arroja (Odivelas). A água era tanta que foram várias as tampas de esgoto que saltaram.
A ribeira de Odivelas, às 8h30 seguia com um caudal impressionante.

Em Camarate, tudo calmo.
Apanhei-a toda na Ramada, no trajeto entre a Serra da Amoreira e as escolas através do Casal dos Reis/Paradela/Granjas, entre as 07h50 e as 08h10, que carga monumental, e com direito a fotografia na rotunda da BP do Jardim da Amoreira! :trovao::shocking:

Com as escovas na velocidade máxima...

20221025_075920.webp

Última edição: