Seguimento Litoral Centro - Setembro 2018

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bom dia, mínima de 22.8°C e actual de 23.4°C, vento fraco de NE e 64% de HR.

Mais um amanhecer para recordar

f5a3802f4aa87616ea50e745724ecefa.jpg
d8b8a551380701122c203c04e161c3c2.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 


WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
924
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia
Mínima de 15.7°C.
Um pouco diferente dos últimos dias..+ 2°C
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Nova mínima tropical.20,8ºC. Trata-se da 5ª consecutiva, julgo que é a primeira vez este ano que há uma sequência tão grande.
Neste momento já nos 24ºC.

Ontem não falei dos valores de temperatura registados ao final da madrugada até chegar a Montejunto.
Não quis ir pela auto estrada, fui tranquilamente por nacionais-municipais, basicamente passei por terriolas que nunca tinha passado, no fundo a ideia era essa.

Resumindo, saí de Alcabideche com 21ºC, noite cerrada, assim que cheguei a zona industrial do Ral,Sintra a temperatura caiu logo para os 17ºC.

Em Cheleiros, fundo de vale tramado já sabia que a temperatura ia cair, antes disso no topo, estavam 21ºC, na ponte do rio Lizandro registei 14,8ºC.

Seguindo em Direcção a Mafra, na vila estava 22ºC! Que bafo. Depois continuei a ir rumo ao interior de Mafra, desci até a entrada da tapada de Mafra, a temperatura caiu muito, aos 13,7ºC.

Depois avançando, os vales andavam nos 13/14ºC e os topos nos 19ºC, claramente que a lestada não é tão forte como nestes lados.

Durante a viagem toda, registei o valor mais baixo na N374 entre Sirol e Bulegueira - localizando terra, fica colado a Dois Portos,a celebre terra que tem uma estação do IPMA.O valor registado foi de 12,9ºC.
Ia com os vidros abertos tive que fechar, estava bem fresco.

O local era este

https://www.google.pt/maps/@39.0513...0iPkgQm0vNq2cCH04DHg!2e0!7i13312!8i6656?hl=en

O registo entende-se também pelo facto da estrada estar quase ao nivel da cota da linha de água, logo de carro passa-se pela camada de inversão mais forte junto ao solo.
Claro que passei por vales muito mais encaixados que este e não estavam tão frescos, isto das inversões é sempre complexo.
 
Última edição:

charlie17

Cumulus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
248
Local
Coruche, Santarém (70m)
Bom dia,
Situação um pouco atípica a de ontem (ou então sou eu que não estou habituado a estas coisas), com a temperatura a subir de 23.3ºC para 25.0ºC a partir das 23h30 até quase à 1h00. Tive a típica situação de nortada (das 20h00 até às 22h00) com vento de NW mas, a partir das 23h30, tive vento moderado de SE, devido às células no Alentejo e provavelmente a causa do aumento da temperatura. Acabei com uma mínima tropical hoje, 20.7ºC.

Sigo com 26.1ºC.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

Apesar da mínima de de 22ºc, a quarta noite tropical consecutiva :hehe: O dia hoje amanheceu um pouco mais húmido! Entretanto, a coisa já vai aquecendo ! Sigo com 28.2ºc , 44% de HR , e vento fraco de NE! Resumindo, mas um dia para assar :calor: Esta é a precipitação que poderei ter por aqui nos próximos segundo o ECM , ou seja! Nada :facepalm:

cqn0wTN.png



A lestada é tramada @charlie17 , situação típica de acontecer com correntes de leste ;)
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Esta é a precipitação que poderei ter por aqui nos próximos segundo o ECM , ou seja! Nada :facepalm:

cqn0wTN.png
Nestas situações de convecção não vale a pena olhar para esses mapas de acumulados. ;)
_____
Bom dia!
Céu limpo e algum calor.
Espero alguma instabilidade a partir da tarde, vamos ver. :)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Nestas situações de convecção não vale a pena olhar para esses mapas de acumulados. ;)
_____
Bom dia!
Céu limpo e algum calor.
Espero alguma instabilidade a partir da tarde, vamos ver. :)


Eu para já espero nos sítios do costume, mas pode ser que chegue cá alguma coisa para refrescar o ambiente :intrigante: Ou então para :nicephoto:;)
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
ainda cheira a terra molhada tão bom
sigo com 30.7ºC, 52% humidade e começa a surgir as primeiras nuvens, veremos se hoje tenho sorte de novo
Já se vêem nuvens de novo para o lado de Coruche braseiro ligado já com 31.2°C, 47% de HR e vento fraco de Norte, rajada máxima de NNE até agora de 24 km/h.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk