Seguimento Litoral Centro - Setembro 2022

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa tarde

Estes últimos três dias têm se apresentado soalheiros e agradáveis, com céu pouco nublado por nuvens altas.
A temperatura tem vindo a descer e já se vai notando alguma frescura, especialmente durante a noite.
O vento voltou ao quadrante norte e tem soprado em geral moderado.

A torneira parece estar fechada novamente, logo agora que isto parecia querer entrar com o pé direito :( Vamos lá a ver se isto muda rapidamente!
No entanto, temperaturas outonais parecem para já garantidas, o resto é esperar para ver :hmm:

Quinta: 18,1°C / 28,8°C
Sexta: 15,5°C / 25,7°C
Hoje: 18,6°C / 23,2°C

T. Atual: 20,0°C
HR: 60%
Vento: N / 9,7 Km/h
 


Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
À volta de 7.3°C em Coimbra (São Romão), há cerca de 15 min.

IMG_20220925_031838.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
O típico arrefecimento de outono provocado pelo vento de norte.
Quando começa assim já fica difícil aquecer de novo. Ao que parece a mínima por aqui foi em torno dos 14ºC.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Atenção que o sensor das ultimas Auriol deste tipo tendem a marcar cerca de menos 2ºC do que está na realidade! ;)

O sensor da Auriol que deu problemas não é esse, eles mudaram o design do aparelho.
Esse registo do user até está em linha com a madrugada e zona em questão, embora a questão do muro poderá ter influência no registo.
____

Como previsto, foi um fim-de-semana de muita nortada ainda assim nada de outro mundo para esta zona.
Estamos habituados a massacres. :D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
O sensor da Auriol que deu problemas não é esse, eles mudaram o design do aparelho.
Esse registo do user até está em linha com a madrugada e zona em questão, embora a questão do muro poderá ter influência no registo.
____

Como previsto, foi um fim-de-semana de muita nortada ainda assim nada de outro mundo para esta zona.
Estamos habituados a massacres. :D
:thumbsup:

Eu comprei das que deu problemas... :facepalm:
 

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
Atenção que o sensor das ultimas Auriol deste tipo tendem a marcar cerca de menos 2ºC do que está na realidade! ;)
Esse tipo tem sido comercializado desde há quanto tempo? Algum aspeto que sirva para o identificar e distinguir dos outros? O meu, que aparece na foto, já o tenho (não me lembro ao certo...) talvez há 3/4 anos diria eu, no mínimo. Seja como for, sendo do modelo defeituoso ou não (pode até ser dos bons mas já estar velho e descalibrado...), talvez o pudesse por à prova indo com ele até junto de uma estação do IPMA a uma hora certa e comparando as medições dele com as da estação (fazer à noite para não apanhar luz solar, e tê-lo à mesma altura acima do solo (1.5 metros se não estou em erro) e por cima do mesmo tipo de solo, relva possivelmente).
 

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
O sensor da Auriol que deu problemas não é esse, eles mudaram o design do aparelho.
Esse registo do user até está em linha com a madrugada e zona em questão, embora a questão do muro poderá ter influência no registo.
____
Ah ok, fico mais descançado então, mas talvez o ponha à prova de qualquer forma.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Esse tipo tem sido comercializado desde há quanto tempo? Algum aspeto que sirva para o identificar e distinguir dos outros? O meu, que aparece na foto, já o tenho (não me lembro ao certo...) talvez há 3/4 anos diria eu, no mínimo. Seja como for, sendo do modelo defeituoso ou não (pode até ser dos bons mas já estar velho e descalibrado...), talvez o pudesse por à prova indo com ele até junto de uma estação do IPMA a uma hora certa e comparando as medições dele com as da estação (fazer à noite para não apanhar luz solar, e tê-lo à mesma altura acima do solo (1.5 metros se não estou em erro) e por cima do mesmo tipo de solo, relva possivelmente).
Bom dia,

Está a desperdiçar o seu tempo e dinheiro em combustível.
Desculpe, o que quer fazer não faz sentido técnico.
Primeiro, teria de o colocar num abrigo para evitar o seu arrefecimento pelo vento, depois teria de o deixar no seu lugar para o estabilizar.
Depois deve ser colocado a menos de 5m do sensor IPMA. Esta operação deve ser repetida várias vezes para "tentar" determinar uma deriva.
Depois vem o método de cálculo IPMA: a temperatura dada às 11:00 não é a das 11:00. Ou é o máximo entre duas transmissões de dados, ou uma média de x medições entre duas transmissões.
;)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,156
Local
Belas
O tópico tem andado morto agora com o final da chuvada, contudo estes dias de céu limpo outonais têm sido muito agradáveis. Temperatura não tem passado os 23ºC-24ºC por Belas, nortada constante. Árvores ainda aguentam o verde, plátanos já caminham para a cor amarela rapidamente.

Algumas fotos do vale de Belas :)





Ribeira mantém-se praticamente igual como vi da última vez, presa em pequenos lagos de x em x metros: