Bom dia. Finalmente choveu.
Esta madrugada choveu com trovoada, a trovoada era distante e a chuva não foi intensa.
As estações meteo amadoras no eixo Azeitão/Palmela registaram 7mm de média.
À passagem de uma das células, veio do estuário, dos mouchões para cá, uma imperfeita roll cloud, a segunda que eu alguma vez presenciei ( a primeira foi em Carcavelos e está publicada num tópico algures aqui no fórum, mas foi de dia). Veio acompanhada de fortes rajadas de vento e nem um pingo, iluminada por trás pelos relâmpagos de algumas descargas eléctricas e pela frente pelas luzes urbanas.
A célula que pode ter produzido um downburst e a frente de rajada com roll cloud na Póvoa de Santa Iria:
Três momentos do avistamento desde a zona alta da Póvoa. Só a iluminação por trás pelas descargas eléctricas permitia perceber que esta formação estava destacada do Cb da célula. Refira-se ainda que a célula teve um deslocamento de NNE para SSO, paralelo à margem do estuário. Esta roll cloud seguiu portanto um movimento de afastamento lateral da direcção que a célula tomava. As fortes rajadas de vento de Leste sentidas na Póvoa não vinham à frente da célula, mas sim em direcção quase perpendicular, o que me leva a crer terem origem num downburst minutos antes (eco roxo no radar às 3:45 utc).
Acordei por volta das 04h45 com a trovoada, sempre longínqua mas com boa cadencia de trovões. De manhã notava-se que tinha chovido qualquer coisa pela Azambuja, mas muito pouco. A nebulosidade convectiva foi ficando para trás à medida que me aproximava de Rio Maior, nota-se por agora algum nevoeiro sobre a Serra dos Candeeiros.
Este evento rendeu até ao momento apenas 0,7mm aqui por Rio Maior...
A tormenta terminou pouco depois do meu último post. No total, as células renderam 4,5 mm Foi uma noite à antiga, bem típica de Setembro, isto quando pensávamos que este evento já não ia trazer nada
O céu diminuiu gradualmente de nebulosidade após o inicio da manhã, tornando-se pouco nublado/limpo. Sol bem bom para os campos, depois da bela rega que tivemos
O vento tem estado praticamente ausente.