Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2013

• Thread starter Thread starter Geiras
  • Data de início Data de início
Algumas descargas eléctricas

10x5x5g.jpg

Fonte: http://www.meteomoita.com/trovoada_pt.php

• Gosto
Reactions: CptRena
Atingi há pouco a mínima do dia com 8.1 ºc durante uma queda intensa de granizo, está frio em especial devido ao vento:cold:

Aproxima-se muito escuro de oeste e noroeste,e sâo visíveis os topos gelados dos cumulonimbos:trovao::rain:

Tornado destruiu telhado de fábrica em Paços de Ferreira
Um pequeno tornado destruiu esta quinta-feira o telhado de uma fábrica de cadeiras, em Paços de Ferreira, tendo as respetivas coberturas provocado estragos avultados numa habitação próxima.

De acordo com o vice-presidente da câmara, Paulo Sérgio Barbosa, a cobertura da unidade fabril voou algumas dezenas de metros, acabando por cair sobre uma casa da freguesia de Modelos.

"A cobertura tinha mais de 30 metros. Até os ferros voaram", contou o autarca.

Segundo a fonte, a acidente ocorreu às 12.30 horas e não provocou feridos.

Durante a tarde, os meios da proteção civil retiraram os destroços que caíram sobre a casa.

Às 18.15 horas, estava-se ainda a fazer a avaliação dos estragos. Contudo, segundo Paulo Sérgio Barbosa, a casa mantém condições de habitabilidade.

JN

Certamente vento um pouco mais forte que o normal :intrigante:.

Já há mais de um mês que a EMA de Merelim se foi, infelizmente toda a rede do Litoral Norte tem demonstrado bastantes problemas, penso que tenha haver com a energia insuficiente distribuída para as caixas eléctricas.

Parece-me que há uma tremenda falta de profissionalismo por parte de alguma gente do IPMA.

Eu contactei há uns meses uma meteorologista a dar-lhe conta que a bateria, da estação RUEMA que tenho efectuado manutenção, estava esgotada.
Ela escreveu-me que iria ver se dispunham de nova bateria, mas até ao momento não obtive mais notícias.
A estação apenas em dias ensolarados apresenta dados, mas apenas e só quando o sol incide no painel solar.
Já não tenho feito manutenção porque não há dados da mesma - umas 6 a 8 horas de dados não representam a realidade pelo que por agora fico à espera que mudem a bateria.
Podem não ter verbas para tal, mas parece-me que devia ser uma luta deles - sem estações operacionais, sem dados em muitas delas, fará sentido o IPMA dispor do mesmo nº de meteorologistas? Suponho que não, por isso é bom que "dêem à perna" o mais rápido possível...penso eu de que!:D

Ari@: É uma pena isto estar assim, e principalmente em situações meteorológicas interessantes como a de hoje torna-se chato esta falta de dados das entidades oficiais, mas pronto, veremos se daqui para a frente eles contornam a situação.

É verdade que, devido ao background diverso dos utilizadores do meteopt, podem não ter conhecimentos suficientes para se sentirem à vontade para efectuar a manutenção nas EMAs, mas se dispõem de algum tempo livre e de algum à vontade, podem, junto do IPMA (através de e-mail ou do formulário de contacto no website), voluntariarem-se para fazer manutenção das ditas estações.

O problema de baterias gastas (que já têm pouca ou nenhuma capacidade de carga) é vasto em várias EMAs em PT e o IPMA sabe só que as verbas não permitem adquirir novas baterias para substituir. O investimento do radar do Norte deve ter feito apertar os cintos no IPMA. Penso que se quisermos até poderíamos oferecer umas baterias para as estações (umas baterias razoáveis custam ≈20€, não tenho a certeza mas acho que são de 9Ah pelo tamanho parecem iguais à da UPS que tenho em casa, mas as de 7.2Ah também são muito parecidas em tamanho. Hei-de verificar isso).
Outro problema também, são os parques com ervas muito altas que até podem chegar a cobrir os páineis solares diminuindo assim a eficácia de produção eléctrica e prejudicando também a medição dos parâmetros meteorológicos (falham normas da OMM). E também convém mantê-los limpos.

Normalmente a EMA pode simplesmente "encravar" e basta fazer um "Reset/Desligar-Ligar" e pronto. A maioria das vezes nem é a EMA em si mas o sistema de comunicação que encrava e basta desligar e ligar o modem e fica operacional novamente.

Quanto à EMA de Aveiro que deu barraca outra vez e logo num dia (noite) tão dinâmica como a passada, estão a decorrer obras de upgrade no parque meteorológico, e os técnicos que andaram/andam lá não ligaram o circuito que alimentava a EMA:facepalm:. Resolvi isso quando pude esta manhã, mas entretanto já recebi informação que já colocaram a nova alimentação (vinda de outro local) para EMA. Tenho de ver se consigo apanhar lá os técnicos para discutir uns detalhes:p

Para a região Centro (não encontrei nada na página do Norte), à semelhança do sistema no Algarve, podem ver os dados em gráficos das estações existentes pertencentes ao Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas. Estas EMAs são independentes das do IPMA.

->http://aps.drapc.min-agricultura.pt/forms/html/regmeteo/agrometereologia.html

Baterias não faltam cá em casa, sou vaper e uso baterias 18650 :D Mas agora fora de brincadeira, e estas baterias que o ipma usa não são recarregáveis? Uma bateria de 2000 mAh dá-me para 3 dias sem recarregar, e até hoje não vi o fim de nenhuma 18650, a mais velha já está perto dos dois anos. Não sei se há comparação possível, mas as minhas são de boa marca e custam, a mandar vir pela Inglaterra, cerca de 18 euros se não estou em erro. As coisas estão más, mas, se o custo é aproximado, parece-me ser um investimento pequeno, que talvez pudesse ser custeado com a ajuda das câmaras locais?

De qualquer modo o ipma passou-se com a previsão para hoje: 15/14 C para o Porto!!!! E temos, segundo o isep:

Temperatura actual: 7.9 C
Temperatura Máxima: 14.9 C às 00:30
Temperatura Mínima: 7.8 C às 22:24
Índice de Calor Máximo: 14.9 C às 00:30
Sensação de Frio Mínima: 5.1 C às 15:58

Ou seja, 6 C de diferença na temperatura mínima!!!!