Miguel96
Re: Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2013
Queda de Granizo neste momento com chuva forte
Um pequeno tornado destruiu esta quinta-feira o telhado de uma fábrica de cadeiras, em Paços de Ferreira, tendo as respetivas coberturas provocado estragos avultados numa habitação próxima.
De acordo com o vice-presidente da câmara, Paulo Sérgio Barbosa, a cobertura da unidade fabril voou algumas dezenas de metros, acabando por cair sobre uma casa da freguesia de Modelos.
"A cobertura tinha mais de 30 metros. Até os ferros voaram", contou o autarca.
Segundo a fonte, a acidente ocorreu às 12.30 horas e não provocou feridos.
Durante a tarde, os meios da proteção civil retiraram os destroços que caíram sobre a casa.
Às 18.15 horas, estava-se ainda a fazer a avaliação dos estragos. Contudo, segundo Paulo Sérgio Barbosa, a casa mantém condições de habitabilidade.
JN
Já há mais de um mês que a EMA de Merelim se foi, infelizmente toda a rede do Litoral Norte tem demonstrado bastantes problemas, penso que tenha haver com a energia insuficiente distribuída para as caixas eléctricas.
Parece-me que há uma tremenda falta de profissionalismo por parte de alguma gente do IPMA.
Eu contactei há uns meses uma meteorologista a dar-lhe conta que a bateria, da estação RUEMA que tenho efectuado manutenção, estava esgotada.
Ela escreveu-me que iria ver se dispunham de nova bateria, mas até ao momento não obtive mais notícias.
A estação apenas em dias ensolarados apresenta dados, mas apenas e só quando o sol incide no painel solar.
Já não tenho feito manutenção porque não há dados da mesma - umas 6 a 8 horas de dados não representam a realidade pelo que por agora fico à espera que mudem a bateria.
Podem não ter verbas para tal, mas parece-me que devia ser uma luta deles - sem estações operacionais, sem dados em muitas delas, fará sentido o IPMA dispor do mesmo nº de meteorologistas? Suponho que não, por isso é bom que "dêem à perna" o mais rápido possível...penso eu de que!![]()
Ari@: É uma pena isto estar assim, e principalmente em situações meteorológicas interessantes como a de hoje torna-se chato esta falta de dados das entidades oficiais, mas pronto, veremos se daqui para a frente eles contornam a situação.