Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Aguaceiro intenso com granizo neste momento!:rain::cold:
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Os rumores não serão do S. Pedro, mas das barragens de Touvedo e do Lindoso.

Eu acho que os rumores sao mesmo do S. Pedro , se ele nao enviasse chuva a potes nao havia cheias . E nao acho que sejam rumores mas sim um aviso , basta ver os modelos para os proximos 10 dias para tentar perceber o que ira acontecer as zonas ribeirinhas .

Em relacao a precipitacao registada , eu penso que deve ter andado na maior parte das zonas do Minho na ordem dos 30 / 40 mm / m2 .

Ca no Minho nao vale a pena andar a ver onde e que chove mais , um dia pode cair aqui um aguaceiro mais forte , um dia cai ali noutro sitio mas no computo geral ha uma grande homogeneidade em todo o lado . So na barreira montanhosa interior e que os valores disparam .

Ca nao ha regioes secas e regioes humidas , chove muito em todo o lado .
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Meus caros já viram esta sátira aos amantes de fenómenos meteo como nós?

Aqui fica:


Espero que tenham bom sentido de humor.
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: martinus

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Boas Filipe Cunha,

Estava a olhar para os dados da tua estação.
De facto não me parece que o vento tenho influenciado a precipitação. Quando isso acontece, aparece os picos de precipitação coincidem com as rajadas de vento, o que não é o caso.
Parece sim, é que a estação contou precipitação a dobrar/triplicar.

E isto pode acontecer por dois motivos:
Ou as conchas dentro do pluviometro estão cheias de lixo - o que faz com que seja precisa pouca água para as mesmas encherem, ou porque o sensor das conchas está com problemas devido à humidade - acontece com alguma frequência em estações como as OREGON.

Sinceramente, a segunda opção parece-me a mais credível, e explico porquê.

Repara no gráfico de Temperatura do ar vs dew point:

ibCkeDI.png


Desde as 9h que o dew point está praticamente colado à temperatura.
O que é que isto significa, ainda para mais hoje que está vento? Significa que estás com nevoeiro cerrado desde essa hora.
Estás? Acredito que não.
Até porque estamos em regime de aguaceiros.

:thumbsup:

Concordo. O vento não iria provocar este erro no registo da precipitação, sim, para mim é erro no registo da precipitação.

O vento até influencia no sentido contrario à quantidade. Quanto mais forte é o vento, faz com que as partículas, neste caso as gotas de agua, se deslocam num sentido horizontal, logo essas não são tão bem colhidas pelo interior do pluviometro, mas essas esbarram nas paredes verticais de todos os objectos que encontra.

Por isso colaboro mais com a explicação do André. A estação está a registar mal, e poderá ser motivado pela humidade.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O Leça não aguenta mais água, nem os ribeiros que ali desaguam. Há muitos armazéns, garagens e arrecadações perto do rio que ficarão em risco, creio que deveria ser lançado um alerta, deveria haver avisos para a população pois há muita obra humana em leito de cheia onde facilmente entrará a água do rio ou dos afluentes.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O Leça não aguenta mais água, nem os ribeiros que ali desaguam. Há muitos armazéns, garagens e arrecadações perto do rio que ficarão em risco, creio que deveria ser lançado um alerta, deveria haver avisos para a população pois há muita obra humana em leito de cheia onde facilmente entrará a água do rio ou dos afluentes.

Situação que se pode complicar e muito nos próximos dias com as chuvas previstas, concordo, um alerta já se torna necessário!

Por aqui 2 mm acumulados esta madrugada.

7.9 ºc actuais ( mínima 7.5 ºc )

Períodos de céu nublado sem chuva de momento, mais logo regressa a chuva por vezes forte.:rain:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Por cá a noite trouxe apenas alguns aguaceiros fracos e um acumulado de 3,3 mm.
O céu apresenta-se muito nublado, com algumas abertas.
O vento sopra fraco de SSO\SO.
Ontem terminei o dia com um acumulado de 42,2 mm.
O dia de ontem não foi tão tau mau como pensava, nem pelo total de precipitação, nem pelo vento...;)

Quanto à questão do Rio Leça...O rio nasce aqui perto. Se realmente tivermos períodos de precipitação muito forte, ou períodos de chuva ininterruptos por mais de 12 h, creio que haverão casas em perigo.
As serras daqui da zona já não contém mais água e a escorrência faz-me lembrar o Gerês. É muita humidade...:thumbsup:

Tatual: 7,3ºC
Hr: 89%​
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Um aguaceiro forte e com gotas grossas pelas 7:40 h fez o acumulado subir para os 3.2 mm actuais.:rain:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Esta manhã o rio Leça já está a correr dentro das margens. Forte ondução na Foz. Contudo bastará chover umas horas para haver problemas, há muita água à superfície dos solos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas