Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Mostra o teu registo diário da precipitação, desculpa mas não estão correctos esses valores, nem preciso de estar aí sequer.
Há uns tempos atrás passou-se o mesmo na Praia da Luz em Lagos, durante a noite toda foi somando precipitação chegou a registar 50 mm em 20 minutos, e fez isso durante umas 4 horas. Olhei ao satélite e ao radar e nem sequer choveu lá. Foi o efeito muito vento e provavelmente a espuma do mar a aterrar em cima da estação ....

Qualquer membro te vai dizer o mesmo ... ainda por cima não és o único aí dessa zona.


Por acaso sinto-me só, no distrito de 2 255 km², tenho eu uma EM e mais uma ou outra que por vezes aparecem...:D, vizinhas só no distrito de Braga, a +-35kms;)
 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Ás 7h00 tinhas 9,9 mm
Ás 8h00 tinhas 25,4 mm (cairam 16 mm nessa hora)
Ás 9h00 tinhas 39,4 mm (cairam 14 mm nessa hora)
Ás 10h00 tinhas 88,9 mm (cairam 50 mm nessa hora, sendo que 25 mm cairam em 10 minutos) !!!!!!!!
Ás 11h00 tinhas 97,3 mm (cairam 9 mm passou a frente e o vento )

Lamento mas nos queres convencer mesmo que cairam 50 mm numa hora aí na tua zona

Não faço a minima, estava a trabalhar, mas agora estou mais preocupado com os haveres que ficaram inundados na garagem, que nunca inundou, alem da bomba funcionar muito bem e não haver falhas de electricidade, a ver se o seguro cobre:(
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Lembras-te quando no ano passado, eu aqui, a 15/20kms de Ponte de Lima, por cá muitas vezes nem 1/5 tinha do que chovia aí....tambem achava estranho aí chover tanto;)

É diferente, tu estás mais junto ao litoral, eu estou a 27 km do litoral, o landfall aqui é superior ao daí normalmente, mas claro que ha excepções. Mas os teus valores ve-se que estão errados também em comparação com a EMA de chafé
( já nem falo nas estações amadoras do colegas de fórum) , e que é relativamento perto de ti.

http://www.ipma.pt/resources.www/da...sSuperficie.14.00.00551.precacu.hh.reg.PT.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Por acaso sinto-me só, no distrito de 2 255 km², tenho eu uma EM e mais uma ou outra que por vezes aparecem...:D, vizinhas só no distrito de Braga, a +-35kms;)

Filipe, lamento mas o vento pregou-te uma partida, basta veres os valores que coloquei, uma coisa é diferenças de 10 ou até 20 mm face a 5 ou 10 km, mas outra coisa são quase uns 80 mm a mais face a outras regiões próximas.
Lembro-me que um colega de Albufeira também teimava o mesmo até finalmente lhe ter conseguido feito ver que os valores estavam errados, até que ele percebeu o problema ... uma teia de aranha, ou um bicharoco que interferia com o sensor.

Todos nós estamos agindo de boa fé, mas se quiseres acreditar que os valores estão correctos, então não te podemos ajudar mais.

Não toco mais no assunto ...
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
É diferente, tu estás mais junto ao litoral, eu estou a 27 km do litoral, o landfall aqui é superior ao daí normalmente, mas claro que ha excepções. Mas os teus valores ve-se que estão errados também em comparação com a EMA de chafé
( já nem falo nas estações amadoras do colegas de fórum) , e que é relativamento perto de ti.

http://www.ipma.pt/resources.www/da...sSuperficie.14.00.00551.precacu.hh.reg.PT.png

Da EMA de Chafé, estou a +-15kms para o interior, deve ser um pouco diferente, a EMA está a 1Kms do Oceano Atlantico e se a EMA estiver a funcionar:lmao:
Amadoras vizinhas conhecidas, com valores publicados e relativamente perto, só em Melgaço, Braga e Paços de Ferreira..
(Claro que há muitos a mandar dados para o seguimento, mas não sei em que se baseiam...)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Filipe, parece mesmo bastante provável os dados estarem errados, o que é normal em dias de vendaval como hoje, e não é preciso fazer dramas com isso, os pluviometros das estações amadoras, mesmo nas Davis ou melhores, tendem a gerar erros devido à vibração causada pelo vento.
Analisa melhor o vento, certamente o pico do vento também coincide com os maiores desvios.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Vento moderado,sem chuva! Quero trovoada :angry:
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
Hoje durante a tarde fez-se noite:

TekcTfP.jpg


Agora mesmo caiu uma aguaceiro de granaizo:rain:
 
  • Gosto
Reactions: Teles

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Da EMA de Chafé, estou a +-15kms para o interior, deve ser um pouco diferente, a EMA está a 1Kms do Oceano Atlantico e se a EMA estiver a funcionar:lmao:
Amadoras vizinhas conhecidas, com valores publicados e relativamente perto, só em Melgaço, Braga e Paços de Ferreira..
(Claro que há muitos a mandar dados para o seguimento, mas não sei em que se baseiam...)

Boas Filipe Cunha,

Estava a olhar para os dados da tua estação.
De facto não me parece que o vento tenho influenciado a precipitação. Quando isso acontece, aparece os picos de precipitação coincidem com as rajadas de vento, o que não é o caso.
Parece sim, é que a estação contou precipitação a dobrar/triplicar.

E isto pode acontecer por dois motivos:
Ou as conchas dentro do pluviometro estão cheias de lixo - o que faz com que seja precisa pouca água para as mesmas encherem, ou porque o sensor das conchas está com problemas devido à humidade - acontece com alguma frequência em estações como as OREGON.

Sinceramente, a segunda opção parece-me a mais credível, e explico porquê.

Repara no gráfico de Temperatura do ar vs dew point:

ibCkeDI.png


Desde as 9h que o dew point está praticamente colado à temperatura.
O que é que isto significa, ainda para mais hoje que está vento? Significa que estás com nevoeiro cerrado desde essa hora.
Estás? Acredito que não.
Até porque estamos em regime de aguaceiros.

:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas e 1337