Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Para além do erro absurdo e persistente do termo "mini", no que raio se baseiam eles para afirmar que se tratou de um tornardo ? Ora, com uma ciclogénese explosiva a Noroeste da Península Ibérica e com os ventos fortes que se têm feito sentir, estragos provavelmente em muitas regiões, principalmente no Noroeste da Península, vão sugerir que se trata de um mega tornado que se estende até à Irlanda? :hehe:

Tens toda a razão quanto ao que dizes. Mas agora não se corrige um erro com outro erro.

Não estou certo absoluto, mas a depressão que passou a noroeste da península não foi de ciclogénese explosiva (pressão no centro baixa 24 mb em 24h). Mesmo que assim fosse para esse efeito ser sentido o nucleo da mesma teria que passar sobre o nosso território para que se fizesse sentir esse fenómeno, tal como aconteceu no ano passado na costa noroeste da península Ibérica.

Entretanto, já que se aborda este assunto. Pelo que analiso, ainda não há indícios certos, mas há uma possibilidade de a baixa que vem agora dos Açores em direcção ao norte da Galiza poderá chegar a ser dessa natureza. Pois a OMM define que nas latitudes médias (~45º) essa definição pode ser considerada de 20 mb em 24h ou 10 mb em 12h (de descida da pressão no centro).
Vamos aguardar.
 
  • Gosto
Reactions: Teles


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Tens toda a razão quanto ao que dizes. Mas agora não se corrige um erro com outro erro.

Não estou certo absoluto, mas a depressão que passou a noroeste da península não foi de ciclogénese explosiva (pressão no centro baixa 24 mb em 24h). Mesmo que assim fosse para esse efeito ser sentido o nucleo da mesma teria que passar sobre o nosso território para que se fizesse sentir esse fenómeno, tal como aconteceu no ano passado na costa noroeste da península Ibérica.

Entretanto, já que se aborda este assunto. Pelo que analiso, ainda não há indícios certos, mas há uma possibilidade de a baixa que vem agora dos Açores em direcção ao norte da Galiza poderá chegar a ser dessa natureza. Pois a OMM define que nas latitudes médias (~45º) essa definição pode ser considerada de 20 mb em 24h ou 10 mb em 12h (de descida da pressão no centro).
Vamos aguardar.

Até posso estar errado, mas é esta a noção que tenho sobre o assunto.

Previsão de 980hPa às 19h de Segunda Feira.

gfs-2014020300-0-18.png


Previsão de 950hPa às 19h de Terça Feira

gfs-2014020300-0-42.png


O Centro da pressão chegou a atingir os 945hPa.
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Até posso estar errado, mas é esta a noção que tenho sobre o assunto.

Previsão de 980hPa às 19h de Segunda Feira.

gfs-2014020300-0-18.png


Previsão de 950hPa às 19h de Terça Feira

gfs-2014020300-0-42.png


O Centro da pressão chegou a atingir os 945hPa.
Apresentas como argumento cartas de previsão e não as SYNOP. Mas a terem acertado, sim, a depressão foi de ciclogénese explosiva. Mas como disse, o núcleo da mesma não passou no nosso território, o que os efeitos locais da mesma não se fizeram sentir.

Voltando a tua observação acerca do tornado na Póvoa de Varzim. Concordo contigo por especularem que foi um tornado, quando existe outra hipótese que é a de Downburst que poderá responder mais facilmente ao que aconteceu na realidade.

Infelizmente era de noite (não foi observado) e não temos um radar suficientemente próximo para poder responder com certeza a esta questão.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
É questão de se analisar as SYNOP.
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
  • Gosto
Reactions: Geiras

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Hoje já quase me esquecia de fazer reset aos extremos da Auriol :p

Extremos de ontem:

Ext: Tmin: 7,5°C Tmax: 12,9°C
Int: Tmin: 19,7°C Tmax: 24,5°C

····························································

Agora cai outro aguaceiro por aqui, acompanhado de rajadas de vento moderadas

Ext: T: 10,0°C (em queda durante o aguaceiro) * Update (02:50) - 9,7°C * Update (02:52) - 9,5°C
Int: T: 21,4°C
 
Última edição:

FernandoCosta

Cirrus
Registo
5 Fev 2014
Mensagens
24
Local
Valongo - Alfena (PORTO)
Boa Tarde a todos! Sou novo aqui. Já acompanho este fórum diariamente à três anos e decidi registar-me ontem. É meu objectivo contribuir para este fórum com os meus conhecimentos básicos de meteorologia, ciência da qual gosto muito.

Por aqui, neste momento o sol espreita por entre as nuvens. É de esperar um aumento da nebulosidade e chuva para o fim da tarde. vamos acompanhando.
 
  • Gosto
Reactions: sergiosilva

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Boa Tarde a todos! Sou novo aqui. Já acompanho este fórum diariamente à três anos e decidi registar-me ontem. É meu objectivo contribuir para este fórum com os meus conhecimentos básicos de meteorologia, ciência da qual gosto muito.

Por aqui, neste momento o sol espreita por entre as nuvens. É de esperar um aumento da nebulosidade e chuva para o fim da tarde. vamos acompanhando.

Bem-vindo. :thumbsup:
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Boa Tarde a todos! Sou novo aqui. Já acompanho este fórum diariamente à três anos e decidi registar-me ontem. É meu objectivo contribuir para este fórum com os meus conhecimentos básicos de meteorologia, ciência da qual gosto muito.

Por aqui, neste momento o sol espreita por entre as nuvens. É de esperar um aumento da nebulosidade e chuva para o fim da tarde. vamos acompanhando.

Bem-vindo amigo!
Por aqui céu nublado, temperatura agradável não fosse o vento e comparando com os últimos dias. 14ºC
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,424
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde, céu nublado e vento nulo.
Temperatura amena