Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2010

mirra

Cumulus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
137
Local
Joane - Vila Nova de Famalicão (alt:150mts)
Isto não ata nem desata. 1.7ºC e nada de precipitação. Acredito que mais para a tarde veremos a temperatura subir um pouco pelo que era bom que chegasse alguma coisa rapidamente para ainda ser possível observar uns floquitos...

pelo menos a 850hpa sim, ligeiramente... já a 500hpa não e bem assim ;)
 


Sanctos

Cirrus
Registo
21 Nov 2009
Mensagens
19
Local
Maia (80m alt/10kms mar)
Voltinha matinal de BTT por S. Miguel O Anjo, Vilar de Luz e Covelas.
Pelas 9.30h começou a cair uns flocos muito pequenos, como que gotas congeladas. Foram aumentando de tamanho e intensidade até atingir o auge perto das 10.00h. Depois os flocos começaram a cair misturados com alguma/pouca chuva, sendo que por momentos aumentava a intensidade, e apenas caía flocos. A partir das 11.45h tudo que caia era chuva, e pouco depois cessou.

Sigo com 3.8º em casa, sendo que enquanto nevava o termómetro de um conta kms chegava por vezes perto dos 5º, outras vezes menos de 3º.
Espero que logo à noite no Dragão, se houver precipitação que seja sobre a forma de neve. Senão vou levar banho… :rain:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde

Neste momento não neva e caem alguns chuviscos. No entanto a temperatura actual é de apenas 1ºC

O maior problema a meu ver é a temperatura a 850 hpa que sobe durante a tarde, mesmo que a temperatura a 2 mts se mantenha como está. Por isso é que nesta altura chuvisca e não neva. Por isso não sei se volta a neve.

Mas aquilo que caiu já foi bem interessante...o meu filho mais velho (quase 4 anos) dizia pelas 10.30h para irmos lá para fora fazer um boneco de neve - ele lembra-se perfeitamente do boneco que lhe fiz no ano passado. Mas o problema era que não acumulava nada.
Neste momento apenas alguma acumulação - mais à base de gelo - no relvado.:shocking:
9imagemeoboneco.jpg
 

Nashville

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
99
Local
Vila Nova de Gaia (Madelena)
vamos ter paciência.....

não sejam tão pessimistas, o frio está instalado para que continue a nevar....
certo por breves períodos...

mas já estou como o outro...
NÃO ATIREM JÁ, A TOALHA PARA O CHÃO......:lol::lol::lol::lol::lol:

visualizando o satélite vem aí mais precipitação....


cumps
Nashville
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Por aqui 3.1ºC a máxima até ao momento foi de 3.4ºC

Espero que a precipitação volte..daqui a pouco vou ate ao monte :D

Acabei agora de saber que está grande confusão lá para cima (Covide/geres/Vilarinho,etc). Também me informaram que estava a nevar muito, embora o radar da Corunha não esteja a apanhar nada.
Segundo os relatos a acumulação começa um pouco acima da vila de Terras de Bouro.
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Acabei agora de saber que está grande confusão lá para cima (Covide/geres/Vilarinho,etc). Também me informaram que estava a nevar muito, embora o radar da Corunha não esteja a apanhar nada.
Segundo os relatos a acumulação começa um pouco acima da vila de Terras de Bouro.

É mais ou menos para esses lagos que vou :D
até Brufe talvez..se conseguir chegar lá lol
se não o fico pelas zonas mais altas ainda em Vila Verde
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Interessantes relatos estes de neve na região do Porto, bem como da visão quase em simultâneo de porcos ciclistas.

Haverá alguma relação causa-efeito?:huh: Mistérios da Natura
eza, talvez relacionados com o aquecimento global.

Jogo de futebol sui-generis em que participei da parte da manhã, em Valadares, a 100 metros da praia. Vejamos:

- das 9,30 às 10,00 horas, neve;

- das 10,00 às 10,30 horas, água-neve;

- das 10,30 às 11,00 horas, "freezing-rain".

Tudo isto a uma temperatura que oscilou entre os 2º - 2,5º:cold:.

Enfim, vicissitudes de quem habita regiões frias do nosso Globo;).
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
É mais ou menos para esses lagos que vou :D
até Brufe talvez..se conseguir chegar lá lol
se não o fico pelas zonas mais altas ainda em Vila Verde

Na xeira tem neve!
Pra Brufe duvido mesmo que lá chegues :D
Deve tar do pior para aqueles lados.