Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

A Tmáx ficou-se pelos 15,5ºC
A noite caiu e com ela a temperatura...
Está frio, ainda não gélido.
O vento sopra fraco de NNE.

Tactual: 3,5ºC
Recentemente instalaram uma estação aí perto em Seroa. Tem sempre máximas mais baixas do que aí apesar da diferença de altitude e distância serem irrisórias: https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=I13SEROA5
Confirmas o facto desta zona ser mais fria? @Aristocrata :)

Exacto. essa zona dista uns 3 km aproximadamente em linha reta. Mas eu estou em zona de vale e a zona industrial de Lordelo é zona tipo planalto. A altitude é ligeiramente superior ali, cerca de 10 metros, talvez ligeiramente mais.
Já reparei que nos últimos tempos de chuva regista ligeiramente mais que a minha, zona mais exposta a SO\ligeira altitude a mais devem explicar a pequena diferença.
Na temperatura, como não é zona de vale a estação não acumula tanto frio ou tanto calor como a minha.
Neste momento a estação de Lordelo-zona industrial (SEROA5) está com uma temperatura de 9,8ºC, bem mais que os actuais 3,5ºC que tenho.

Boa semana para todos! :cheers::thumbsup:
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Fantásticas...
Obrigado Alex! ;)

Boa noite.

@João Pedro fantásticas imagens, de um ponto de observação interessantíssimo. E aqui tão perto... Parabéns!
A geada na zona do Parque de Valinhas e Santuário de Nª Senhora da Assunção é rara, são zonas expostas ao vento e elevadas relativamente aos vales dos rios Ave e Leça.
É verdade, ainda questionei dar um salto também a Paços, mas fiquei-me por Santo Tirso :D
Pois... não ia com muita esperança de ver alguma coisa lá por cima, mas a vista estava boa na mesma :D E apesar dos -2ºC estava-se muito bem, não havia vento. Obrigado! :thumbsup:

----------------------

Quanto ao Porto, as temperaturas encontram-se em ascensão; os próximos dias são bastante desanimadores com mínimas previstas entre os 5 e os 6ºC... :(
Hoje a madrugada já foi mais quente e a mínima já só chegou aos 4,1ºC. Muito sol e máxima de 18,2ºC :wacko: 7ºC neste momento.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas noites,

Como referi durante a manhã, hoje fui à caça de geada até Santo Tirso :D Saí do Porto pelas 7h30 e com 3,4ºC, valor que foi descendo até aos -2ºC já às portas de Santo Tirso. Muita geada nos campos ao longo do rio Leça e mesmo nas árvores. Lá para cima, no Carvalhal de Valinhas e no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, apesar das temperaturas se manterem abaixo de 0ºC, não havia ponta de gelo.

Aproveitei assim para ver nascer o sol nascer desde lá de cima, cuja luz foi lentamente despertando os vales e as povoações que se espraiam em redor do Monte Córdova, e que àquela hora se encontravam ainda encobertas por uma leve, bela e azulada neblina.

Misty Dawn. Santo Tirso, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr


Santo Tirso

Misty Dawn. Santo Tirso, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr


Misty Dawn. Santo Tirso, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr

A esta hora notava-se ainda muito bem a camada de geada nos campos; estavam bem branquinhos :)

Misty Dawn. Santo Tirso, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr


O fumo que se vê logo acima das árvores provinha de uma série de queimadas. Muito interessante de ver como atingida aquela altitude, deixou de subir e começou a espalhar-se na horizontal. O São Pedro "fechou a porta" Ao longe vê-se o skyline da Póvoa :D

Misty Dawn. Santo Tirso, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr


Vista para o Sameiro, à direita, e para o Gerês

Misty Dawn. Santo Tirso, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr


E para o Porto e Gaia, já banhados pela quente luz do amanhecer

Misty Dawn. Santo Tirso, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr


E antes de descer, ainda fiquei ali um bocadinho a observar o fumo que fantasmagoricamente envolvia o Mosteiro de São Bento

Misty Dawn. Santo Tirso, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr


Já de regresso ao Porto, e acompanhando o vale do Leça, lá consegui encostar o carro na berma da estrada para fazer alguns registos da geada. Os campos por esta altura já não estavam tão brancos, mas ainda se notava bem :) E estava um frio de rachar! :cold:

Frost. River Leça Valley, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr


Frost. River Leça Valley, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr


Frost. River Leça Valley, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr


Frost. River Leça Valley, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr


Frost. River Leça Valley, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr


Frost. River Leça Valley, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr

Agora pelo Porto, a noite segue maioritariamente límpida — parece estar a formar-se alguma neblina sobre o Douro — e fresca com 6,8ºC.
Todas fantásticas João, especialmente as do fumo em suspensão por entre a neblina e essas magníficas paisagens! Para serem perfeitas só falta alguma acumulação de neve nas montanhas, principalmente no Gerês, que já vai bem na altura de a ter! Mas a seu tempo, ela haverá de vir Obrigado

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Todas fantásticas João, especialmente as do fumo em suspensão por entre a neblina e essas magníficas paisagens! Para serem perfeitas só falta alguma acumulação de neve nas montanhas, principalmente no Gerês, que já vai bem na altura de a ter! Mas a seu tempo, ela haverá de vir Obrigado

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Espero que venha! E quando vier, o Joãozinho lá estará para registar o momento... :lol:
Obrigado Ricardo! :) Foi uma bonita surpresa, já que lá de baixo não se tinha bem a noção da neblina que cobria toda aquela zona, nem do fantástico efeito que fazia :w00t:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Mais uma boa camada de gelo temos nesta alvorada.
O vento sopra fraco e o céu mantêm-se limpo.
Desde as 00h que está negativa a temperatura, a oscilar entre os -0,1ºC e os actuais -1,6ºC, de mínima (Taparente: -5,0ºC).

Boa 2ª feira e uma excelente semana.:w00t:
 

microcris

Cumulus
Registo
11 Set 2017
Mensagens
112
Local
Arouca / Gafanha da Nazaré
Gafanha da Nazaré, bem juntinho ao mar. Imagem digna de ser comparada com o que normalmente tenho pelos lados de Arouca.
3Fz5pU.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Dia muito "igual" por cá.
Geada fraca a moderada e dia muito solarengo, com boa máxima.
O vento tem soprado fraco de NNE em geral.

Tmín: -1,6ºC
Tmáx: 17,1ºC

Tactual: 1,2ºC
A pasmaceira deverá acabar com a entrada na 2ª quinzena; parece que os dados estão lançados para a última dezena do mês ser chuvosa.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Idem, idem, aspas, aspas...:D
Muito parecido com ontem, excepto alguma nebulosidade difusa no céu, o que tira alguma intensidade ao sol.
A Tmáx deverá baixar ligeiramente, a Tmín subiu um pouco.
O vento sopra fraco de ENE.

Tmín: -0,3ºC

Tactual: 15,0ºC
 
Estado
Fechado para novas mensagens.