Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa noite.

A Tmáx ficou-se pelos 15,5ºC
A noite caiu e com ela a temperatura...
Está frio, ainda não gélido.
O vento sopra fraco de NNE.

Tactual: 3,5ºC
Recentemente instalaram uma estação aí perto em Seroa. Tem sempre máximas mais baixas do que aí apesar da diferença de altitude e distância serem irrisórias: https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=I13SEROA5
Confirmas o facto desta zona ser mais fria? @Aristocrata :)

Exacto. essa zona dista uns 3 km aproximadamente em linha reta. Mas eu estou em zona de vale e a zona industrial de Lordelo é zona tipo planalto. A altitude é ligeiramente superior ali, cerca de 10 metros, talvez ligeiramente mais.
Já reparei que nos últimos tempos de chuva regista ligeiramente mais que a minha, zona mais exposta a SO\ligeira altitude a mais devem explicar a pequena diferença.
Na temperatura, como não é zona de vale a estação não acumula tanto frio ou tanto calor como a minha.
Neste momento a estação de Lordelo-zona industrial (SEROA5) está com uma temperatura de 9,8ºC, bem mais que os actuais 3,5ºC que tenho.

Boa semana para todos! :cheers::thumbsup:

Fantásticas...
Obrigado Alex! ;)

Boa noite.

@João Pedro fantásticas imagens, de um ponto de observação interessantíssimo. E aqui tão perto... Parabéns!
A geada na zona do Parque de Valinhas e Santuário de Nª Senhora da Assunção é rara, são zonas expostas ao vento e elevadas relativamente aos vales dos rios Ave e Leça.
É verdade, ainda questionei dar um salto também a Paços, mas fiquei-me por Santo Tirso :D
Pois... não ia com muita esperança de ver alguma coisa lá por cima, mas a vista estava boa na mesma :D E apesar dos -2ºC estava-se muito bem, não havia vento. Obrigado! :thumbsup:

----------------------

Quanto ao Porto, as temperaturas encontram-se em ascensão; os próximos dias são bastante desanimadores com mínimas previstas entre os 5 e os 6ºC... :(
Hoje a madrugada já foi mais quente e a mínima já só chegou aos 4,1ºC. Muito sol e máxima de 18,2ºC :wacko: 7ºC neste momento.

Boas noites,

Como referi durante a manhã, hoje fui à caça de geada até Santo Tirso :D Saí do Porto pelas 7h30 e com 3,4ºC, valor que foi descendo até aos -2ºC já às portas de Santo Tirso. Muita geada nos campos ao longo do rio Leça e mesmo nas árvores. Lá para cima, no Carvalhal de Valinhas e no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, apesar das temperaturas se manterem abaixo de 0ºC, não havia ponta de gelo.

Aproveitei assim para ver nascer o sol nascer desde lá de cima, cuja luz foi lentamente despertando os vales e as povoações que se espraiam em redor do Monte Córdova, e que àquela hora se encontravam ainda encobertas por uma leve, bela e azulada neblina.

Misty Dawn. Santo Tirso, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr

Santo Tirso

by JoãoP74, on Flickr

by JoãoP74, on Flickr

A esta hora notava-se ainda muito bem a camada de geada nos campos; estavam bem branquinhos :)

by JoãoP74, on Flickr

O fumo que se vê logo acima das árvores provinha de uma série de queimadas. Muito interessante de ver como atingida aquela altitude, deixou de subir e começou a espalhar-se na horizontal. O São Pedro "fechou a porta" Ao longe vê-se o skyline da Póvoa :D

by JoãoP74, on Flickr

Vista para o Sameiro, à direita, e para o Gerês

by JoãoP74, on Flickr

E para o Porto e Gaia, já banhados pela quente luz do amanhecer

by JoãoP74, on Flickr

E antes de descer, ainda fiquei ali um bocadinho a observar o fumo que fantasmagoricamente envolvia o Mosteiro de São Bento

by JoãoP74, on Flickr

Já de regresso ao Porto, e acompanhando o vale do Leça, lá consegui encostar o carro na berma da estrada para fazer alguns registos da geada. Os campos por esta altura já não estavam tão brancos, mas ainda se notava bem :) E estava um frio de rachar! :cold:

Frost. River Leça Valley, 05-01-2019
by JoãoP74, on Flickr

by JoãoP74, on Flickr

by JoãoP74, on Flickr

by JoãoP74, on Flickr

by JoãoP74, on Flickr

by JoãoP74, on Flickr

Agora pelo Porto, a noite segue maioritariamente límpida — parece estar a formar-se alguma neblina sobre o Douro — e fresca com 6,8ºC.
Todas fantásticas João, especialmente as do fumo em suspensão por entre a neblina e essas magníficas paisagens! Para serem perfeitas só falta alguma acumulação de neve nas montanhas, principalmente no Gerês, que já vai bem na altura de a ter! Mas a seu tempo, ela haverá de vir Obrigado

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Todas fantásticas João, especialmente as do fumo em suspensão por entre a neblina e essas magníficas paisagens! Para serem perfeitas só falta alguma acumulação de neve nas montanhas, principalmente no Gerês, que já vai bem na altura de a ter! Mas a seu tempo, ela haverá de vir Obrigado

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Espero que venha! E quando vier, o Joãozinho lá estará para registar o momento... :lol:
Obrigado Ricardo! :) Foi uma bonita surpresa, já que lá de baixo não se tinha bem a noção da neblina que cobria toda aquela zona, nem do fantástico efeito que fazia :w00t:

Bom dia.

Mais uma boa camada de gelo temos nesta alvorada.
O vento sopra fraco e o céu mantêm-se limpo.
Desde as 00h que está negativa a temperatura, a oscilar entre os -0,1ºC e os actuais -1,6ºC, de mínima (Taparente: -5,0ºC).

Boa 2ª feira e uma excelente semana.:w00t:

Gafanha da Nazaré, bem juntinho ao mar. Imagem digna de ser comparada com o que normalmente tenho pelos lados de Arouca.
3Fz5pU.jpg

Boa noite.

Dia muito "igual" por cá.
Geada fraca a moderada e dia muito solarengo, com boa máxima.
O vento tem soprado fraco de NNE em geral.

Tmín: -1,6ºC
Tmáx: 17,1ºC

Tactual: 1,2ºC
A pasmaceira deverá acabar com a entrada na 2ª quinzena; parece que os dados estão lançados para a última dezena do mês ser chuvosa.

Boa tarde.

Idem, idem, aspas, aspas...:D
Muito parecido com ontem, excepto alguma nebulosidade difusa no céu, o que tira alguma intensidade ao sol.
A Tmáx deverá baixar ligeiramente, a Tmín subiu um pouco.
O vento sopra fraco de ENE.

Tmín: -0,3ºC

Tactual: 15,0ºC

Estado
Fechado para novas mensagens.