Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2021

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Por aqui 12.2 mm, continua a chover bem, a frente está agora a entrar :rain:

Bom dia,

Ontem à noite chovia bem, o acumulado ficou nos 24,2mm. Hoje vai em 11,4mm. O mês vai com 250mm.:rain:

De manhã quando fui ver as imagens de satélite saltou logo à vista uma formação muito suspeita :intrigante:, fui logo à janela e as nuvens estavam espetaculares :eek:

Primeira foto às 9h20 e segunda às 9h27:
SZpD768.jpg

QMb3rDC.jpg

Animação de satélite das 8h15 às 10h15:

6Fsr5vq.gif

As nuvens às 9h25:

6rdTnNf.png

Por curiosidade fui ver a imagem que mostra a temperatura dos topos das nuvens para ter um ideia a que altura estavam.

Cerca de -20ºC (visível em cima à esquerda e tinha o rato em cima de Braga)

VE71m0Z.jpg

A seguir fui ver o SkewT previsto pelo GFS aqui para a zona de Braga para ver mais ou menos a que altura estavam -20ºC. Como podemos ver na imagem em baixo as nuvens estavam mesmo aos 500hpa onde havia muita humidade. Curiosamente entre os 800hpa e os 550hpa o ar estava muito seco.

LwSL5iR.jpg

Animação de humidade aos 500hpa das 5h às 11h. É visível a área com muita humidade a passar por aqui às 9h:

GJDGU8G.gif

Fui ver também o vento aos 500hpa e está muito forte, cerca de 160-170 km/h às 9h e agora cerca de 180-190 km/h. E aos 300hpa cerca de 260km/h às 9h. Sinal que a corrente de jato está a passar aqui por cima. Ao ver estas nuvens a mexer em tempo real ninguém diz a ventania que vai lá em cima. :scared:
Penso que a nuvem seria classificada como stratocumulus undulatus. Agradecia se alguém me corrigisse caso esteja errado.

Vento aos 500hpa às 9h:
QvxtY3x.png

Bom dia,

mais um dia daqueles, "à Litoral Norte", neste momento chove com intensidade, nevoeiro fechado.

15.6 mm acumulados e a subir, 13.6ºc, vento Oeste 22 Km/h e 98 % HR.

176 mm este mês.

626,6 mm desde o dia 01/10/2020.

Última edição:
Continua a cair de forma persistente,por vezes moderada em curtos períodos, 18 mm acumulados, nevoeiro completamente fechado, visibilidade quase nula.

Bom dia,

Continua o que já foi relatado acima; dia muito fechado por nevoeiro, apesar de haver alguma luminosidade.
Acumulado de 18,8 mm. Janeiro já ultrapassa os 200 mm na estação de referência: 201,64 mm :rain:
13,8 ºC e 98% de HR neste momento.

Ao contrário de hoje, o dia de ontem lá trouxe o tão aguardado alívio à chuva e ao nevoeiro, com o sol e sua luz a darem um ar de sua graça :)

Mais um dia de nevoeiro cinzento com chuva à mistura.

Fui fazer uma caminhada higiénica pelo monte e a quantidade de água em todo o lado demonstra saturação quase total dos solos.

Bom dia,

Ontem à noite chovia bem, o acumulado ficou nos 24,2mm. Hoje vai em 11,4mm. O mês vai com 250mm.:rain:

De manhã quando fui ver as imagens de satélite saltou logo à vista uma formação muito suspeita :intrigante:, fui logo à janela e as nuvens estavam espetaculares :eek:

Primeira foto às 9h20 e segunda às 9h27:
SZpD768.jpg

QMb3rDC.jpg

Animação de satélite das 8h15 às 10h15:

6Fsr5vq.gif

As nuvens às 9h25:

6rdTnNf.png

Por curiosidade fui ver a imagem que mostra a temperatura dos topos das nuvens para ter um ideia a que altura estavam.

Cerca de -20ºC (visível em cima à esquerda e tinha o rato em cima de Braga)

VE71m0Z.jpg

A seguir fui ver o SkewT previsto pelo GFS aqui para a zona de Braga para ver mais ou menos a que altura estavam -20ºC. Como podemos ver na imagem em baixo as nuvens estavam mesmo aos 500hpa onde havia muita humidade. Curiosamente entre os 800hpa e os 550hpa o ar estava muito seco.

LwSL5iR.jpg

Animação de humidade aos 500hpa das 5h às 11h. É visível a área com muita humidade a passar por aqui às 9h:

GJDGU8G.gif

Fui ver também o vento aos 500hpa e está muito forte, cerca de 160-170 km/h às 9h e agora cerca de 180-190 km/h. E aos 300hpa cerca de 260km/h às 9h. Sinal que a corrente de jato está a passar aqui por cima. Ao ver estas nuvens a mexer em tempo real ninguém diz a ventania que vai lá em cima. :scared:
Penso que a nuvem seria classificada como stratocumulus undulatus. Agradecia se alguém me corrigisse caso esteja errado.

Vento aos 500hpa às 9h:
QvxtY3x.png

Excelente mensagem/investigação :palmas:

O mapa WU mostra acumulados hoje substanciais, várias estações com mais de 40 mm:
pQmjodr.jpg

A EMA de Barcelos é representativa de um dos maiores acumulados, 49,3 mm hoje até às 16h.
DktzrDv.jpg

Boa tarde.

Por cá temos chuva na ementa.
O cozinheiro aprendeu esta receita e é a única que serve ao cliente. Parece o cozinheiro do macdonalds ou afins...:)
Ontem ainda se vislumbrou o astro-rei , pouco é certo, tímido., com algumas abertas, mas entretanto o céu fechou e a chuva lá regressou. O dia terminou com 13,3 mm de acumulado.

Hoje a chuva é constante, desde a madrugada, persistente, sem parar, até as lesmas entram em casa. tudo transpira humidade. Por favor não ponham aqui a senhora da humidade. :malandro:
Cai levemente, mas sendo chuva fraca é "moderada": molha e de que maneira!
O acumulado do dia, já corrigido, é de 41,6 mm (aos 60 mm recolhidos no sensor da Oregon scientific correspondem os 68,5 mm do udómetro de Hellmann´s, pelo que apliquei um factor de correcção conservador de 1,10 - o real seria 1,14).

Não quero induzir ninguém em erro, pois a dúvida subsiste sempre atendendo agora aos dados obtidos pela EMA de Paços de Ferreira ( leva um acumulado de 26,6 mm) que fica a cerca de 1,7 km em linha recta daqui. Mas há uma explicação para tal e tem a ver com a proximidade à montanha aqui em casa.

O vento vai soprando fraco, por vezes moderado, de OSO.

Obviamente que os rios por aqui já andam em leito de cheia, mas sem causar problemas. A saturação dos solos é um facto.

Tactual: 13,3ºC
Hr: 97%

Última edição:
Boas,

por aqui 21.8 mm o que faz o total mensal subir para os 182.2 mm.

12.6ºc actuais vento WSW 14 Km/h e 97% HR.