Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2021



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Por aqui 12.2 mm, continua a chover bem, a frente está agora a entrar :rain:
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Bom dia,

Ontem à noite chovia bem, o acumulado ficou nos 24,2mm. Hoje vai em 11,4mm. O mês vai com 250mm.:rain:

De manhã quando fui ver as imagens de satélite saltou logo à vista uma formação muito suspeita :intrigante:, fui logo à janela e as nuvens estavam espetaculares :eek:

Primeira foto às 9h20 e segunda às 9h27:
SZpD768.jpg

QMb3rDC.jpg


Animação de satélite das 8h15 às 10h15:

6Fsr5vq.gif


As nuvens às 9h25:

6rdTnNf.png


Por curiosidade fui ver a imagem que mostra a temperatura dos topos das nuvens para ter um ideia a que altura estavam.

Cerca de -20ºC (visível em cima à esquerda e tinha o rato em cima de Braga)

VE71m0Z.jpg



A seguir fui ver o SkewT previsto pelo GFS aqui para a zona de Braga para ver mais ou menos a que altura estavam -20ºC. Como podemos ver na imagem em baixo as nuvens estavam mesmo aos 500hpa onde havia muita humidade. Curiosamente entre os 800hpa e os 550hpa o ar estava muito seco.

LwSL5iR.jpg



Animação de humidade aos 500hpa das 5h às 11h. É visível a área com muita humidade a passar por aqui às 9h:

GJDGU8G.gif


Fui ver também o vento aos 500hpa e está muito forte, cerca de 160-170 km/h às 9h e agora cerca de 180-190 km/h. E aos 300hpa cerca de 260km/h às 9h. Sinal que a corrente de jato está a passar aqui por cima. Ao ver estas nuvens a mexer em tempo real ninguém diz a ventania que vai lá em cima. :scared:
Penso que a nuvem seria classificada como stratocumulus undulatus. Agradecia se alguém me corrigisse caso esteja errado.

Vento aos 500hpa às 9h:
QvxtY3x.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

mais um dia daqueles, "à Litoral Norte", neste momento chove com intensidade, nevoeiro fechado.

15.6 mm acumulados e a subir, 13.6ºc, vento Oeste 22 Km/h e 98 % HR.

176 mm este mês.

626,6 mm desde o dia 01/10/2020.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Continua a cair de forma persistente,por vezes moderada em curtos períodos, 18 mm acumulados, nevoeiro completamente fechado, visibilidade quase nula.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bom dia,

Continua o que já foi relatado acima; dia muito fechado por nevoeiro, apesar de haver alguma luminosidade.
Acumulado de 18,8 mm. Janeiro já ultrapassa os 200 mm na estação de referência: 201,64 mm :rain:
13,8 ºC e 98% de HR neste momento.

Ao contrário de hoje, o dia de ontem lá trouxe o tão aguardado alívio à chuva e ao nevoeiro, com o sol e sua luz a darem um ar de sua graça :)
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Mais um dia de nevoeiro cinzento com chuva à mistura.

Fui fazer uma caminhada higiénica pelo monte e a quantidade de água em todo o lado demonstra saturação quase total dos solos.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia,

Ontem à noite chovia bem, o acumulado ficou nos 24,2mm. Hoje vai em 11,4mm. O mês vai com 250mm.:rain:

De manhã quando fui ver as imagens de satélite saltou logo à vista uma formação muito suspeita :intrigante:, fui logo à janela e as nuvens estavam espetaculares :eek:

Primeira foto às 9h20 e segunda às 9h27:
SZpD768.jpg

QMb3rDC.jpg


Animação de satélite das 8h15 às 10h15:

6Fsr5vq.gif


As nuvens às 9h25:

6rdTnNf.png


Por curiosidade fui ver a imagem que mostra a temperatura dos topos das nuvens para ter um ideia a que altura estavam.

Cerca de -20ºC (visível em cima à esquerda e tinha o rato em cima de Braga)

VE71m0Z.jpg



A seguir fui ver o SkewT previsto pelo GFS aqui para a zona de Braga para ver mais ou menos a que altura estavam -20ºC. Como podemos ver na imagem em baixo as nuvens estavam mesmo aos 500hpa onde havia muita humidade. Curiosamente entre os 800hpa e os 550hpa o ar estava muito seco.

LwSL5iR.jpg



Animação de humidade aos 500hpa das 5h às 11h. É visível a área com muita humidade a passar por aqui às 9h:

GJDGU8G.gif


Fui ver também o vento aos 500hpa e está muito forte, cerca de 160-170 km/h às 9h e agora cerca de 180-190 km/h. E aos 300hpa cerca de 260km/h às 9h. Sinal que a corrente de jato está a passar aqui por cima. Ao ver estas nuvens a mexer em tempo real ninguém diz a ventania que vai lá em cima. :scared:
Penso que a nuvem seria classificada como stratocumulus undulatus. Agradecia se alguém me corrigisse caso esteja errado.

Vento aos 500hpa às 9h:
QvxtY3x.png

Excelente mensagem/investigação :palmas:

O mapa WU mostra acumulados hoje substanciais, várias estações com mais de 40 mm:
pQmjodr.jpg


A EMA de Barcelos é representativa de um dos maiores acumulados, 49,3 mm hoje até às 16h.
DktzrDv.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Por cá temos chuva na ementa.
O cozinheiro aprendeu esta receita e é a única que serve ao cliente. Parece o cozinheiro do macdonalds ou afins...:)
Ontem ainda se vislumbrou o astro-rei , pouco é certo, tímido., com algumas abertas, mas entretanto o céu fechou e a chuva lá regressou. O dia terminou com 13,3 mm de acumulado.

Hoje a chuva é constante, desde a madrugada, persistente, sem parar, até as lesmas entram em casa. tudo transpira humidade. Por favor não ponham aqui a senhora da humidade. :malandro:
Cai levemente, mas sendo chuva fraca é "moderada": molha e de que maneira!
O acumulado do dia, já corrigido, é de 41,6 mm (aos 60 mm recolhidos no sensor da Oregon scientific correspondem os 68,5 mm do udómetro de Hellmann´s, pelo que apliquei um factor de correcção conservador de 1,10 - o real seria 1,14).

Não quero induzir ninguém em erro, pois a dúvida subsiste sempre atendendo agora aos dados obtidos pela EMA de Paços de Ferreira ( leva um acumulado de 26,6 mm) que fica a cerca de 1,7 km em linha recta daqui. Mas há uma explicação para tal e tem a ver com a proximidade à montanha aqui em casa.

O vento vai soprando fraco, por vezes moderado, de OSO.

Obviamente que os rios por aqui já andam em leito de cheia, mas sem causar problemas. A saturação dos solos é um facto.

Tactual: 13,3ºC
Hr: 97%
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

por aqui 21.8 mm o que faz o total mensal subir para os 182.2 mm.

12.6ºc actuais vento WSW 14 Km/h e 97% HR.