manchester
Cumulus
O Rio Leça cresceu bastante e deve ter feito das suas ao longo do seu percurso...pela zona circundante do Maiashopping inundou os campos todos...imagino a situação junto à Milaneza 

TSF - Achei piada o Autarca de Valencia dizer ; que possivelmente foi um raio que provocou
a queda da muralha ( parece me pura invenção ), que vós parece?
Foi entre Lima e Minho que no território do continente se atingiram os maiores acumulados hoje (e cumulativamente com ontem, dado que não houve interrupção pela passagem da data).
A pior das situações para gerar precipitação persistente e repetidamente forte é a de um sistema frontal com sucessivas ondulações, ou seja, conduzido por um jet stream em altitude alinhado com a frente.
No vídeo do radar de Arouca é notável o serpentear da frente sobre o Alto Minho, durante a madrugada e início da manhã do dia 1.
Técnicamente, toda a barragem é de facto uma aberração ecológica. Destrói ecossistemas, inunda terrenos, altera o clima local, desfigura a paisagem etc.Esta água em pouco tempo está no mar... Nesse contexto qualquer barragem é uma aberração ecológica.
Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk
Não te esqueças de um turismo de massas baseado em modelos balneares de altíssimo consumo de água. São só cerca de 7 milhões numa micro região com clima que tende a ter estações e anos muito secos.Concordo plenamente.
Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk
Não está registada no mapa das DEA do IPMA descarga alguma nas proximidades sequer da fortaleza.
Claro que é o autarca a desculpar a falta de manutenção do monumento e quem sabe algum erro na utilização do interior da muralha (jardim sem escoamento das águas infiltradas no solo, a muralha não tinha sumidouros ou estavam entupidos, a muralha funcionou como um enorme reservatório para o qual não estava concebida, obviamente).