Seguimento Litoral Norte - Maio 2015

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Boas,

Hoje está um dia bem mais calmo depois da tempestade de ontem com rajadas que ultrapassaram os 100 Km/h, vão caindo aguaceiros fracos mas curtos.

Temperatura agradável com 14.6 ºc actuais, vento fraco de Oeste.

Há momentos passei pela Rotunda da Boavista e ainda é visível a árvore de grande porte que caiu ontem e causou estragos avultados num carro, cá ficam duas fotos que fiz há pouco (telemóvel)

Foi uma sorte não ter apanhado nenhuma pessoa em cheio, pois aquela hora há sempre bastante movimento nesta zona.

uAncK1b.jpg



j50TSL4.jpg
 
Última edição:
Quando eu morava à frente da Igreja da Lapa via que volta e meia avaliavam as árvores daquela região, e então faziam podas ou mandavam mesmo abaixo algumas árvores consideradas inseguras. Nem isso salvou um carro de ser esmagado por uma árvore atrás do quartel, a tal ponto que cheguei a confundir o carro com uma caixa amassada de papelão, e só a muito custo consegui perceber naquilo as formas de um carro. Isso no inverno de 2013/14...

Por aqui não observei muitos danos ontem, mas temo que um altíssimo tronco de palmeira morta, esquecida por todos numa situação bastante precária, vá provocar muitos danos quando cair, acima de um prédio ou de umas casas, dependendo do vento.

Tarde ensolarada por aqui.
 
Última edição:
boa tarde,

Dia de céu pouco nublado.
Estão 14,4ºC e vento fraco de WSW

Ontem as rajadas foram em alguns locais superiores a 100 km/h , vou deixar aqui valores registados/ partilhados:

Rajadas >100Km/h:
-Pampilhosa da serra, Fajão: 119,5 Km/h ( IPMA )
-Rio Tinto, Porto: 113 Km/h ( WU )
-Rechousa, VNGaia: 111 Km/h ( @Joaopaulo )
-Caminha, Seixas: 109,1 Km/h ( @cstools.net )
-Mogadouro: 106,9 Km/h ( IPMA )
-Marquês, Porto: 103 Km/h ( @Snifa )
-Penhas douradas: 102,2 Km/h (IPMA )
-Ovar / Maceda: 100,9 Km/h ( Base aérea )

Mapa IPMA:
kaBWzJ3.png


Dados OGIMET:
eFu2gUh.png
 
Última edição:
Boa noite.

Hoje foi um dia calmo, com céu muito nublado e razoáveis abertas pela tarde.
O vento soprou fraco a moderado.
Tivemos alguns aguaceiros até meio da tarde, mas fracos.
O acumulado de hoje, 1,0mm, foi-o durante a madrugada.

Tatual: 10,1ºC
Hr: 81%
 
Ontem as rajadas foram em alguns locais superiores a 100 km/h , vou deixar aqui valores registados/ partilhados

Excelente trabalho de recolha, registo e partilha! :thumbsup: Obrigado João Paulo!

Acumulados das estações do IPMA e também estações privadas do WU ( coloquei os acumulados do dia 4 + a 1ªhora dia 5):rain:

:thumbsup: sempre!

Temos que desistir para já de Viana do Castelo e Porto S.Gens, a primeira por razões óbvias, a segunda também mas só observando a série de valores se percebe porquê:
E1Nvucb.jpg

xlhXcsw.jpg
:rolleyes:

Podes acrescentar Cabril 40,0 que só não apareceu no resumo diário automático porque lhe faltava uma hora mas como foi numa altura em que a chuva tinha parado (14h) não deve alterar o total.;)
 
árvore de grande porte que caiu ontem e causou estragos avultados num carro

Infeliz árvore que parecia ter um tronco saudável. Imagine-se a força necessária para partir desta forma um tronco daquela dimensão. A árvore foi vítima da conjugação de três infortúnios: a sua colocação num local urbano desprotegida (numa floresta densa e natural as árvores protegem-se umas às outras porque conseguem fazer o vento passar por cima das copas), provavelmente o local é até um corredor de vento criado pelos edifícios e ruas; já tinha a folhagem de primavera praticamente desenvolvida; ventos desta ordem não são de todo normais nesta época do ano embora, claro, ocorram ocasionalmente, mas até agora a árvore nunca tinha sido tão alta...
Estas condições podem com certeza aplicar-se a muitos outros casos de árvores de grande porte que tombaram com este temporal, ainda mais tragicamente pelas consequências humanas que já conhecemos. As árvores artificialmente colocadas relativamente isoladas em meio urbano são algo inerente ao nosso estilo de urbanismo, utilizamo-las como se de objectos de mobiliário urbano se tratasse. É difícil entendermos que isto não tinha necessariamente de ser assim, tal como o uso que fazemos dos animais, dos jardins zoológicos, do seu comércio e exploração, da sua manipulação, obrigando-os a vidas ( ou mortes) totalmente desviadas do seu meio natural de existência. Desculpem-me o off-topic, é apenas uma semente de ideias para germinar.
 
Noite calma, banhada pelo belo luar de uma lua quase cheia:

Bela foto, perfeito o jogo de luzes! Um céu de estagnação depois da tempestade, fruto do avanço rápido da crista anticiclónica vinda de sudoeste que se apressou a tomar o lugar da depressão de ontem, mas sem grande proeminência em termos de pressão, aspecto bastante raso, daí os ventos fracos nesta altura:
jn5ZPgJ.gif
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo e Macuser
Não "presenciaste" mas há imensos casos de radares danificados ou mesmo destruídos pelo vento nos EUA, sobretudo durante a passagem de furacões ou downbursts de trovoadas.
Mas não julgo ser o caso. Já por exemplo a rede eléctrica ter sido danificada, isso já não me surpreenderia nada, como sabemos às vezes basta um vendaval mediano para se ficar sem energia em certas zonas.




Não dá mesmo para saber. 10 dias antes podes começar a ter uma tendência, mais ou menos certa conforme o consenso ou não entre diferentes modelos. 5 dias antes já dá para uma previsão. Mas depois depende da sinóptica, há umas em que existe mais confiança em dizer que o tempo vai estar de determinada forma, há outras mais instáveis em que por vezes nem na véspera se sabe.
Pergunta novamente uns dias antes.


Obrigado Por todas As Respostas Obtidas.
Dia 20 eu volto a chatear a equipa :)

Cumprimentos