Seguimento Litoral Norte - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Resumo de Novembro até dia 16 dos acumulados de precipitação de estações do Weather Underground do Minho e Douro Litoral (as que estavam disponíveis para recolha de dados).
A vermelho as estações a que faltam dias; a rosa uma estação que deve estar a funcionar mal (ou despejaram-lhe baldes de água em cima), esta estação só aparece no quadro a mero título de curiosidade.
A média diária inclui todas as estações que tenham valor para esse dia.
MSXm3zv.jpg

Sugestões para facilitar este trabalho de recolha?
O método usado foi o seguinte:
- Escolha da estação no mapa
- Visualização da history em custom e datas de 1 to 17
- Table - download
- a página em CSD é copiada para a folha de cálculo e o resto é tudo automático

O 1º e o 2º passos foram os que demoraram mais porque foi preciso carregar a página; a partir de agora como já tenho os códigos e o formato do link para download da table
(exemplo: http://www.wunderground.com/weather...end=11&yearend=2014&graphspan=custom&format=1) a operação será mais rápida. Mesmo assim aceito sugestões para automatizar o processo. Mais conhecimentos do que isto não tenho.

Última edição:
O ecmwf agora estendeu o calor a partir de quinta quase a perder de vista, enquanto que o gfs é mais conservador neste aspecto. Ainda, o gfs prevê bastante chuva nestes dias, contradizendo assim os ideogramas do ipma para o período de dez dias, que prevê sol e temperaturas a rondar os 22C.
Só sei que nada sei, e os modelos também não sabem muito ou não mudariam tanto de saída em saída, mas aposto em chuva e alguma subida de temperatura que se sentirá mais por causa das mínimas até, mas posso estar redondamente enganada.

Boa tarde,
Chuva moderada :thumbsup:

Boa tarde.

O ecmwf agora estendeu o calor a partir de quinta quase a perder de vista,...

Olá Névoa. Permita que te pergunte: o que é para ti calor? Sol, tempo abafado, seca, acima de 20ºC?
Considerares 2 dias de máxima prevista na cidade do Porto nos 22ºC (6ª e sábado) como calor parece-me profundamente redutor à expressão em causa. 22ºC nesta altura do ano não é calor. É normal*. Uma circulação de SE como a que está prevista fará aumentar a temperatura no litoral norte. *Trata-se de uma situação fortuita, passageira. Mesmo que no exterior se sinta uma ar mais quente não é uma definição apropriada ao calor. Domingo já se prevê baixa da temperatura para os 20ºC e nos dias seguintes a chuva deverá estar de regresso e com ela as temperaturas descerão novamente.
É preciso ter a noção que as entradas de SO\S\SE trazem muitas vezes (em regra) ar mais quente dos que entradas marítimas típicas (de O e NO).

Por vezes sabem bem estas entradas de ar mais quente, pois permitem que muitas habitações aqueçam um pouco no outono\inverno - não nos podemos esquecer que temos muitas habitações com um isolamento deficiente. ;)
É o oposto do verão no nosso cantinho noroeste: após uns dias de verdadeiro calor, sabe sempre bem a entrada da brisa fresca (fria) para refrescar as casas...

Quanto ao seguimento, o dia apresenta céu muito nublado a tender a encoberto e o vento vai soprando fraco a moderado de SE.
Com o vento deste quadrante suponho que a chuva que cairá por cá não seja expressiva (talvez nas regiões mais litorais possa ser mais significativa). Mas aguardo para ver...

Tatual: 14,7ºC
Hr: 74%

Caro aristocrata, eu nunca mencionei a palavra seca, e pessoalmente associo o tempo abafado ao húmido e encoberto, daí na minha aposta ter sugerido justamente a continuação do tempo instável e subida de mínimas, o que também associo ao tempo instável.

Depois, não se trata de 'para mim', mas sim das normais de S. Gens para a altura, cuja máxima não deve ultrapassar os 17,5C e mínima estará abaixo dos 10C. Quando tiver acesso a um sistema com flash confirmo estes dados no site do ipma, agora não é possível.
E, last pero no least, quando o ipma diz 22C para o Porto isso é tudo menos verdade para o Porto e arredores próximos, e a estação de S. Gens, minha vizinha, acaba por registar uns bons 4 graus acima disso, é só verificar os dados desta estação para confirmar isso. O lado bom é que as mínimas também são mais baixas.

Este é um outono quente, acima da média. Como pessoa temerosa que sou, amiga da natureza, dos oceanos e da preservação das espécies, o aquecimento global desagrada-me profundamente, não vi com bons olhos a situação de outubro e nem será este outono a restituir-me a confiança que este planeta não vai tão mal quanto parece. Neste sentido, expresso a minha opinião e considero ter liberdade para tal :)

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Aristocrata
Caro aristocrata, eu nunca mencionei a palavra seca,...
Não foi bem nesse sentido que eu escrevi. ;)
Apenas queria dizer que é natural este tempo nesta altura do ano.
Há uns anos, quando fui viver para a cidade do Porto (onde passei 4 bons anos) o meu 1º outono foi um bocado "radical"...sentia constantemente um ar mais abafado, sentia que suava constantemente, abandonei a costumeira camisola interior que usava no outono-inverno. Passei a usar muito menos o guarda-chuva do que era hábito meu. Adaptei-me a uma clima mais moderado, com maior insolação. Por isso sei bem o que é o clima da região litoral, mais propriamente da cidade do Porto.

Há anos em que temos mais entradas de SO, mais a sul no continente. São estas entradas que por norma trazem ar mais quente e húmido à nossa zona e com isso as temperaturas tendem a subir um pouco em relação à média. Por isso o que eu pretendia dizer é que estas variações estão dentro da média, porque elas são feitas entre estes dias mornos e os dias frios que marcam também o mês de novembro.; e até agora os dias frios tem sido poucos.

Entretanto por cá o céu está agora encoberto e deverá chover dentro de poucos minutos.

Tatual: 14,5ºC
Hr: 73%

• Gosto
Reactions: Névoa
Chuva fraca/ moderada desde as 14:00h :thumbsup:

• Gosto
Reactions: StormRic