Seguimento Marítimo 2010 (Praias, Temperatura água, ondulação, vento, etc)



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Dia fantástico de praia no Estoril/Cascais.
A água é que continua fria...

Estoril esta manhã, com a maré totalmente vazia.

semttulo5s.jpg



À tarde e já com a maré cheia, as bandeiras verdes, a ausência de vento e o sol tórrido, convidavam a mergulhos. (Cascais)

semttulo2cr.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Amanhã à tarde, previsão de água a 30ºC no sotavento algarvio. (www.eltiempo.es, não sei qual é o modelo utilizado).

Não me parece um modelo razoável. Pelo menos para a costa ocidental.
28ºC (cor de rosa), nas praias da Linha, Costa de Caparica e Setúbal/Sines é completamente surreal.

Acho que para previsão da temperatura da água do mar, o MOHID é bastante mais razoável.

Previsão para amanhã à tarde:

76634698.gif
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
segundo o aemaet a temperatura da agua para a zona de monte gordo , isla canela é de 26ºgraus que é uma temperatura bem mais real do que 30º que pareceme que talvez la chegue em agosto.
espero bem se seja quando eu la estiver
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Baleia encontrada morta na praia


Uma baleia com cerca de seis metros de comprimento foi encontrada, hoje, sábado, já sem vida no areal da Praia de Odeceixe, no concelho de Aljezur.

Segundo Miguel Correia, um banhista que estava na praia, o animal foi avistado pela primeira vez “por volta das 8 horas, numa altura em que “aparentava estar encalhada nas rochas”.

A ondulação acabou por arrastar a baleia para o areal, onde banhistas e Protecção Civil confirmaram que “já estava morta, [tendo] talvez tenha sido atingida pelas hélices de um navio”, sugeriu Daniel Sousa, outro banhista no local.

Élio Vicente, biólogo marinho do parque Zoomarine, acredita tratar-se de uma baleia-anã, “uma espécie comum nas nossas águas”, segundo disse à agência Lusa, depois de analisar uma fotografia do espécime encontrado.

A Protecção Civil de Aljezur procedeu ao transporte do animal marinho com quase cinco toneladas para “um local apropriado”, informou fonte do município.

In JN
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
V.R.S.A.

Belo dia de praia que apanhei depois da dissipação da linha de instabilidade que se aproximava...

MAR: 0.5m nos sets Flat, 24/25ºC de temp.:thumbsup:

Muito calor mesmo e a agua um caldo!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,451
Local
Olhão (24 m)
A bóia de Faro, já atingiu hoje os 24.1ºC, um verdadeiro caldo, em comparação com o ano passado mais 4ºC a 5ºC.:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Esse modelo parece ser mesmo bastante bom André, e é tuga (e não uma simples implementação local de outros).
Quanto ao Algarve, quem escolheu esta primeira quinzena para férias (sempre traiçoeira) parece que escolheu em grande.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Neste domingo a água já estava bem mais quente na Costa de Caparica. Diria eu a uns 18ºC.
E que bem que sabia essa temperatura, quando cá fora a temperatura estava acima dos 35ºC, a areia escaldava. Isto apesar do vento moderado, que acabava por se tornar desagradável. Em poucos minutos, qualquer pessoa que saísse da água, estava seca e cheia de vontade de se voltar a molhar.

Uma fotografia da praia da Riviera às 17h40 (a cerca de 1km a norte da EMA da P.Rainha).

costaw.jpg



Temperatura e vento na praia da Rainha:

temperh.png


vento.png
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Pela Caparica, nota para o vento intenso que se fez sentir durante a tarde...
Pelas 16h, quando cheguei, o vento soprava de um quadrante menos comum, SW...
Pouco depois, voltou para a normalidade com o NW a predominar, com intensidade moderada a forte...
A temperatura pelas 16h era de cerca de 33ºC, de acordo com o termómetro do carro...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Atenção à bóia de Faro, que segue com 24.9ºC neste momento.

Tornado, como está aí por VRSA? Já deve estar acima dos 26ºC, digo eu...

Atenção, que nestes últimos dias a diferença de temperatura entre a bóia de Leixões e a bóia de Faro chegou a estar perto dos 10ºC (~14.5ºC para ~24ºC), o que em termos de sensação térmica para o nosso corpo é um valor elevadíssimo!
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Atenção à bóia de Faro, que segue com 24.9ºC neste momento.

Tornado, como está aí por VRSA? Já deve estar acima dos 26ºC, digo eu...

Atenção, que nestes últimos dias a diferença de temperatura entre a bóia de Leixões e a bóia de Faro chegou a estar perto dos 10ºC (~14.5ºC para ~24ºC), o que em termos de sensação térmica para o nosso corpo é um valor elevadíssimo!

Boas,

Pelo os que os meus clientes tem reportado da praia é que está afixado a temp_agua nos paineis informativos da praia, a temp_14h de 27ºC ...

Pelo menos é que lá está segundo o que relatam!;)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Bóia de Faro marca 25.5ºC. Estamos em Julho. O mês com água mais quente costuma ser Agosto, seguido de Setembro. Parece-me que o Stormy tem razão e este ano teremos água bem quente no Golfo de Cádiz :thumbsup:

Tornado, este ano ainda chegas aos 28ºC! Mais quente ainda que em muitos locais do Mediterrâneo!

EDIT: Aemet põe 27ºC para Isla Canela, temperatura que na minha opinião pode ser usada também para as Praias de Monte Gordo e VRSA.