Seguimento Marítimo 2010 (Praias, Temperatura água, ondulação, vento, etc)

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Epah a agua do litoral norte está muito fria , alguem conhece um site que mostre as temperaturas para varios dias ?

abcs

No MOHID dá para ver até 2 dias. Não é muito, mas dá para ter uma noção.
E comparando a previsão para o dia 28 de Julho com o dia 24 de Julho, já se nota uma grande diferença na temperatura da água.

201007281700.png
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
O IM colocou o Algarve sob aviso amarelo por causa da ondulação. Um amigo pescador durante a madrugada ao sair da barra foi abordado pela Polícia Marítima aconselhou-o a regressar a terra, que a ondulação estava bem forte e que podia correr sérios riscos no mar e assim o fez. Ele conta que o mar estava assustador às 6 horas da manhã, estava alto e negro metia muito respeito, há mais de 10 anos que anda ao mar e nunca viu o mar como estava hoje. Das ilhas em vez dos barcos irem cheios para lá vinham cheios para terra e todos a comentarem que o mar está muito mau.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Correntes de sueste no Algarve

A Autoridade Marítima foi ontem chamada a intervir em quatro ocorrências em praias de Albufeira, entre as 17h00 e as 19h00, por acidentes na zona de rebentação. O mar alterou-se de domingo para ontem, com vento de Sueste a causar ondulação de meio metro a um metro e a obrigar a içar a bandeira amarela.
Os quatro acidentes ocorreram nas praias do Peneco (2), Salgados e Alemães e deles resultaram cinco feridos: um inglês de 20 anos com um ombro deslocado; uma portuguesa de 15 anos com dores na anca; uma holandesa de 18 anos com náuseas por ingestão de água; e uma rapariga de 18 e um rapaz de 28, naturais do Sri Lanka, com dores nas costas. Foram todos transportados para serviços de saúde. Ainda ontem, uma inglesa escorregou e terá fracturado uma perna na praia dos Aveiros e um caçador submarino foi resgatado a meia milha da praia do Amado e depois autuado por falta de licença.

Correio da Manhã
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Até que enfim um levante um pouco mais forte que os que têm ocorrido... nem tudo é mau... Com isto a agua do mar aqui na costa do sotavento algavio sempre aqueceu um bom bocado e esta agora nos 25º +/-...



Uploaded with ImageShack.us
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
No MOHID dá para ver até 2 dias. Não é muito, mas dá para ter uma noção.
E comparando a previsão para o dia 28 de Julho com o dia 24 de Julho, já se nota uma grande diferença na temperatura da água.

201007281700.png

Interessante os locais com água mais quente situam-se em torno da foz do Guadiana e do Guadalquivir.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Às 23h50 a bóia de Faro já marcava 24ºC. Adoro o levante :)

A razão da minha obstinação pelo Sotavento Algarvio ( reservo pelo menos uma semana de férias por ano,já lá vai para mais de trinta) passa inexoravelmente
por este Levante que na temperatura e na ondulação no Oceano tanto encanta pelas alterações que provoca.
Tantos e tantos anos que vou embora sem o ter tocado, sentido .
Esta semana , este ano, o Mar tem mais encanto.
A temperatura é já "uma ternura" e o mar agitado é fascínio.
Mais o Luar intenso, mais a calmaria quentinha das noites ,
mais o peixe grelhado, ui, que já estou fora de tópico,
mais a ondulação que se escuta na madrugada lá longe,
mais o mar que se imagina bem perto,
mais a certeza de cá voltar , sempre....
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Não é dos levantes mais fortes em termos de ondulação e nem em termos de corrente.

Já surfei com levantes de 4m de ondas e não foi noticia!!

Lá pelas pessoas não terem consciencia é uma coisa, agora dai ser um dos levantes mais fortes é outra!!

Alias longe disso!! Até que sao um quarto para as 7 e vou agora surfar!!

Levante com 0.5 a 1 metro ate da vontade de rir!! Geralmente e o normal é o Levante com 1,5m a 2,5...

Mais um tesourinho deprimente de 'um dos levantes mais forte'!

Sinceramente :disgust:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
]ToRnAdO[;222446 disse:
Não é dos levantes mais fortes em termos de ondulação e nem em termos de corrente.

Já surfei com levantes de 4m de ondas e não foi noticia!!

Lá pelas pessoas não terem consciencia é uma coisa, agora dai ser um dos levantes mais fortes é outra!!

Alias longe disso!! Até que sao um quarto para as 7 e vou agora surfar!!

Levante com 0.5 a 1 metro ate da vontade de rir!! Geralmente e o normal é o Levante com 1,5m a 2,5...

Mais um tesourinho deprimente de 'um dos levantes mais forte'!

Sinceramente :disgust:

Ninguém referiu um dos levantes mais forte, a notícia não diz isso. Se veres a bóia de Faro na altura a ondulação não tinha 0.5 a 1 metro como tu dizes, mas teve picos acima de 3 metros. Aliás de Verão, o Levante é sempre mais calmo do que no Inverno. Olha que ter picos de mais 3 metros de sueste no mês de Julho não é normal.:assobio:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
No levante de Inverno, qual é a temperatura que a água pode atingir? Recordo-me de molhar os pés em dias de levante em Novembro e Dezembro, com o mar bem bravo, e de sentir a água a uma temperatura agradável.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
]ToRnAdO[;222446 disse:
Não é dos levantes mais fortes em termos de ondulação e nem em termos de corrente.

Já surfei com levantes de 4m de ondas e não foi noticia!!

Lá pelas pessoas não terem consciencia é uma coisa, agora dai ser um dos levantes mais fortes é outra!!

Alias longe disso!! Até que sao um quarto para as 7 e vou agora surfar!!

Levante com 0.5 a 1 metro ate da vontade de rir!! Geralmente e o normal é o Levante com 1,5m a 2,5...

Mais um tesourinho deprimente de 'um dos levantes mais forte'!

Sinceramente :disgust:

Amigo Tornado, concordo plenamente contigo. Este levante é normalíssimo. O vento nunca passou do moderado nas manhãs de ontem e anteontem, com as típicas tardes/noites de calma total.

Apenas uma diferença que venho a reparar em relação a anos anteriores. Provavelmente apenas uma mera coincidência, mas a verdade é que este ano o fim dos levantes tem sido acompanhado de instabilidade convectiva (já por duas vezes), ao passo que em anos anteriores recordo-me que o final deste padrão meteorológico era caracterizado por nuvens baixas que entravam pelo mar e davam aquele tom carregado e acinzentado ao céu (não confundir com o tom esbranquiçado da poeira que por vezes se observa). Quanto a mim, é a única "diferença" a apontar.

Em relação ao mar, perfeitamente normal, turvo e acastanhado nos dias do pico do levante, água nos 24º-25º graus no sotavento, ondas de 1m de altura maxima na praia. Mesmo no verão há levantes mais fortes, sem qualquer dúvida. O relato do algarvio do pescador que diz que em 10 anos nunca viu o mar assim...bem, ou saíu sempre com as condições perfeitas de mar "espelho" ou então nao sei...:D
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Quanto a mim, picos de 3m na bóia não é nada de estranho, mesmo nesta altura do ano. Atenção que picos podem ser bastante superiores a altura média. E a bóia de faro está localizada a uma boa distancia da costa (+- 3km, a julgar pela profundidade e coordenadas), e a essa distância o mar é bastante maior que aquele encontrado junto à costa e nas praias (pelo menos aqui na nossa zona).

Portanto, o 0.5-1m referido pelo Tornado é acertado, até porque estive na Manta Rota e não passava disso. Pode ter havido ondas um pouco maiores na Ilha do Farol e Ilha Deserta (que, por se localizarem no Cabo de Santa Maria), levam com a "pujança" toda do sueste, o que não acontece na baía de Monte Gordo. O mesmo se passa com o vento, na 3a feira saí de Olhão às 15.30 com vento E fraco constante, cheguei à Manta Rota com vento de SW fraco constante.

Tornado, hás-de me dizer que ondas de 4m de levante foram essas que tu surfaste. Ainda para mais na tua zona, o mar é sempre mais pequeno. E 4m de levante nunca são surfáveis, são ondas de tempestade todas partidas pelo vento. Se me disseres 2,5m em Tavira, Farol, Deserta e Faro, aí talvez acredite ;)

Resumindo, o mar nunca este anormal, não é nem de sombras o pior mar visto em 10 anos, aproveitem mas é a praia que está no seu melhor! :hehe:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Quanto a mim, picos de 3m na bóia não é nada de estranho, mesmo nesta altura do ano. Atenção que picos podem ser bastante superiores a altura média. E a bóia de faro está localizada a uma boa distancia da costa (+- 3km, a julgar pela profundidade e coordenadas), e a essa distância o mar é bastante maior que aquele encontrado junto à costa e nas praias (pelo menos aqui na nossa zona).

Portanto, o 0.5-1m referido pelo Tornado é acertado, até porque estive na Manta Rota e não passava disso. Pode ter havido ondas um pouco maiores na Ilha do Farol e Ilha Deserta (que, por se localizarem no Cabo de Santa Maria), levam com a "pujança" toda do sueste, o que não acontece na baía de Monte Gordo. O mesmo se passa com o vento, na 3a feira saí de Olhão às 15.30 com vento E fraco constante, cheguei à Manta Rota com vento de SW fraco constante.

Tornado, hás-de me dizer que ondas de 4m de levante foram essas que tu surfaste. Ainda para mais na tua zona, o mar é sempre mais pequeno. E 4m de levante nunca são surfáveis, são ondas de tempestade todas partidas pelo vento. Se me disseres 2,5m em Tavira, Farol, Deserta e Faro, aí talvez acredite ;)

Resumindo, o mar nunca este anormal, não é nem de sombras o pior mar visto em 10 anos, aproveitem mas é a praia que está no seu melhor! :hehe:

Só me recordo de ver ondas de 4 metros no Inverno com vento de sudoeste, nada surfáveis como disseste...
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Só me recordo de ver ondas de 4 metros no Inverno com vento de sudoeste, nada surfáveis como disseste...

Precisamente! Só fundos muito específicos de areia/rocha aguentam 4m surfáveis... E esses 4m só aparecem em tempestades (quase sempre fora da época estival), de SW, S ou SE.

Haja um pouco de sensatez...

Levante em Novembro/Dezembro? Aponta para uns 18-19º! Aliás o ano passado o Verão prolongou-se pelo Outono adentro. Lembro-me de uma pescaria em inicios de Novembro, com um dia fantástico com direito a mergulho com a água como alguns dias de verão. :cool: