Seguimento Marítimo 2010 (Praias, Temperatura água, ondulação, vento, etc)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
Vamos lá ver, uma coisa, gráfico no último ano:
6843475_2yn5y.jpeg


Em Setembro do ano passado houve picos de 4 metros, nem Julho nem Agosto teve a ondulação que teve este ano, no mês de Julho.:D

Amigo Levante, surfar ondas de 4 metros de sueste tão como tu disseste chegam todas partidas, deve ser em Fevereiro de 2008 que o Tornado surfou. Quanto ao comentário que fiz relação ao mar, se a polícia marítima aconselhou a não irem é que as condições não seriam as ideais. Mais vale prevenir do que depois remediar. Os 10 anos referem-se ao mês de Julho e não metendo o Inverno ao barulho entenda-se.

Mas tal como tu disseste depende da praia. Albufeira não tem as praias como as da Manta Rota ou Monte Gordo que andas e andas e tens sempre a água pelo joelho. Todos sabemos que quando está sueste e quem não conhece as correntes pode ver-se aflito basta uma pequena alteração do mar, ou será que estou tão enganado assim.

Se vocês acham que é normal num curto espaço de tempo, termos ondulação de 0.5 a 1 metro e passar a termos ondulação de 3 a 4 metros como aconteceu mais pronunciadamente no início do mês de Julho, quem sou eu para contrariar.
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Tornado, hás-de me dizer que ondas de 4m de levante foram essas que tu surfaste. Ainda para mais na tua zona, o mar é sempre mais pequeno. E 4m de levante nunca são surfáveis, são ondas de tempestade todas partidas pelo vento. Se me disseres 2,5m em Tavira, Farol, Deserta e Faro, aí talvez acredite ;)

Posso garantir-te que já surfei num Levante de 4 metrões! Provas, só vendo!! E V.R.S.A. na sua praia ao pé do pontão (Praia Ponta da Areia) tem tendecia para serem mais altas/perfeitas do que Mte Gordo!

O SW aqui é insurfavel, mas o levante não! Os fundos mudam de ano para ano e com o passar dos Invernos. Em todas as praias!;)

Em Manta Rota o ano passado mal se punha o pé la dentro ficavamos logo sem ele!! E as ondas eram quebra-coco como a praia de Oeiras!

Monte Gordo esta a fazer quebra-cocos (em certos locais) e já não se anda tantos metros a dentro como antigamente!

Por tanto nesta zona a minha praia de eleição para a pratica é a Praia Ponta da Areia perto da foz do Guadiana!! :thumbsup:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Em Sagres,mais propriamente na praia do Castelejo água do mar com temperatura fantástica,á volta dos 20/21 graus...Foi assim no fim-de-semana e hoje aguentando-se bem depois de 3 dias de nortada...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
]ToRnAdO[;222944 disse:
Vai um mergulho ?(malta do norte) :p

Cheguei domingo à noitinha ao Porto depois de uma semana louca de/a banhos em Cabanas.
Há anos que não coincidia este oceano tropical que por vezes o é,
com o período de férias que invariavelmente gozo desde os anos 80 , nessa região.
Este ano foi muito mais difícil ter que partir , deixar esse Mar de tão tépidas vivências,sabendo que assim Ele irá permanecer para mais dias...
Foi duro...
Ah...
e claro que hoje quis sentir a abrupta diferença:
Fui à praia e molhei os pés...( 10º graus a menos , é muito grau para
um homem só )...
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Boas! Aqui pela Praia do Farol (Algarve) água a 24,5ºc... ventinho leve mas que se pode tornar incomodativo e calor, muito calor:)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Boas! Aqui pela Praia do Farol (Algarve) água a 24,5ºc... ventinho leve mas que se pode tornar incomodativo e calor, muito calor:)

Em dias de muito calor,água de 25ºC sabe bem ou sabe mal? eheh Já há muito tempo que não tomo banho em águas tão quentes. Com
21/22ºC que não é nada frio,não custa entrar e sabe muitissimo bem..25ºC nem dá para arrefecer o corpo :D :p
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Em dias de muito calor,água de 25ºC sabe bem ou sabe mal? eheh Já há muito tempo que não tomo banho em águas tão quentes. Com
21/22ºC que não é nada frio,não custa entrar e sabe muitissimo bem..25ºC nem dá para arrefecer o corpo :D :p

Epá, não sei se é da idade, 43, mas sabe que nem ginjas:). Mesmo assim com a brisa que estava esta manhã, de sudoeste, ainda dava uma sensação de friozinho ao entrar, mas isto já é ser (muito) esquisito, claro. Não está assim tanto calor, não sei ao certo mas devem estar á volta de 30º. Tenho um termómetro aqui em casa mas está num sitio mau para ser fiável em relação à temperatura real. Hoje almoçámos com 36º à mesa o que tem sido normal mas pouco agradável. O que vale é que há para aqui umas jolas fresquinhas:D
Ah! e o corpo sempre arrefece..
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Epá, não sei se é da idade, 43, mas sabe que nem ginjas:). Mesmo assim com a brisa que estava esta manhã, de sudoeste, ainda dava uma sensação de friozinho ao entrar, mas isto já é ser (muito) esquisito, claro. Não está assim tanto calor, não sei ao certo mas devem estar á volta de 30º. Tenho um termómetro aqui em casa mas está num sitio mau para ser fiável em relação à temperatura real. Hoje almoçámos com 36º à mesa o que tem sido normal mas pouco agradável. O que vale é que há para aqui umas jolas fresquinhas:D
Ah! e o corpo sempre arrefece..

Sou mais novo :D

Perguntei porque há uns bons anos que não tomo banhos em águas acima dos 23ºC... Sim,estando á volta dos 30ºC está-se optimo,cá fora quentinho,água com boa temperatura,descansa-se bem... Estava é a falar naqueles dias de forno,35 ºC ou mais,que ai por vezes apetece mais uns banhinhos refrescantes :D
Continuação de boas férias,com calor,e jolas fresquinhas. ;) :p
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Em dias de muito calor,água de 25ºC sabe bem ou sabe mal? eheh Já há muito tempo que não tomo banho em águas tão quentes. Com
21/22ºC que não é nada frio,não custa entrar e sabe muitissimo bem..25ºC nem dá para arrefecer o corpo :D :p

Regressei há dias do Mar Menor, região de Múrcia (Espanha), onde a água se mantinha diariamente a 27ºC, e durante muitos períodos do dia estava mais fresco cá fora do que lá dentro! A sensação que se tem é de que não se quer sair da água!!!

Aliás, hoje esteve a 29ºC!!!:surprise:



Uploaded with ImageShack.us



Z13
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Hoje acabaram as férias mas andei a banhar-me em águas tépidas.

Punta Cana - Oceano 30ºC, piscina talvez uns 33-35ºC
Casa 28ºC
Algarve 25ºC

Agora estou receoso em ir à praia aqui na zona, a hipertermia anda por aí...:D