Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Mas eu, pessoalmente, adoro remar Contra a maré...

Repara, estás a fazer isso a ti mesmo. Vejamos:

Ao fim e ao cabo, se dissermos que o aquecimento global é real, mas que se meteu demasiada política pelo meio, aí corremos o risco de ser linchados.

Verdade. Mas é-se linchado em qualquer das posições por outras pessoas que pensam diferente. Vê lá tu que passaste da posição moderada:

A única questão no possível evento atual que se coloca é pela primeira vez o homem poder ter alguma influência nisso e talvez poder decorrer num ciclo mais curto.

Para a estaca zero:

Se uma pessoa disser que o Sul vai ficar um deserto, vai chover menos e vamos ter o verão mais quente de sempre todos os anos, somos aplaudidos.

Mas se quisermos remar contra a maré e dissermos que não estão a ter em conta todas as variáveis, que se estão a fazer projecoes a muito longo prazo um pouco às cegas , que se está a ignorar fenómenos naturais relevantes para esta equação, que se se fizer uma análise histórica chegamos à conclusão que fenómenos meteorológicos estranhos e alterações climáticas não são um exclusivo da nossa era.

No teu caso ainda não estás convencido e estás no teu direito. Dás muita importância ao La Niña e ao El Niño. Contudo, esses são os extremos. Há que ver os dados intermédios dos anos mais ou menos neutros. Volto aos glaciares. Se eles têm milhares de anos, certamente já assistiram a alguns El Niños. E mudanças dramáticas não se vêem, supostamente, na duração de 1 El Niño (que demora um ano/ano e meio). Mais, os La Niñas até podiam reverter rapidamente o derretimento de curta duração dos glaciares. Concordas comigo?

Nunca neguei que certos efeitos das alterações climáticas são muito difíceis de se quantificar. Se em 10 anos ocorrerem 4 El Niños em vez de 3 a que se deveu? Variabilidades naturais ou algo mais?

Os registos históricos são enganadores. No passado também já aconteceram muitas super-erupções e embates de asteróides. Mas lá porque são coisas naturais e que o homem não pode fazer muito contra não quer dizer que a espécie humana possa conviver bem com isso :)
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores


“Our results suggest that the southward moving Arctic air masses are simply less cold, on average,” said co‐author Martin Hoerling, a NOAA scientist. The paper was published in the journal Geophysical Research Letters.

That means extremely cold winters over the Northern Hemisphere will become less likely as the climate warms, the scientists say. Learn more about this researchoffsite link.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Que monotonia! :facepalm:

gOUsMuA.jpg


Há zonas na Europa Central que já levam vários dias seguidos com instabilidade, talvez até semanas.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,347
Local
Fajarda - Coruche(57m)
pois... infelizmente a partir de agora temos de meter na cabeça que se vier algum dia de instabilidade é uma sorte, a partir de agora é olhar para os meteogramas e chorar, mas já estou habituado ao nosso verão, mas também não posso reclamar que Maio foi bem acima da média em termos de precipitação
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Longe vão os anos, que meses como Maio e Junho traziam trovoadas, hoje em dia nem vê-las...

Anos não, ano.
Basta rever os tópicos do seguimento do mês de Junho do ano passado.
Fica o resumo de satélite do dia 7-06-15 um dos mais interessantes principalmente durante a noite.


Edit: Agora fui recordar. E foi nessa noite que vi um dos eventos de trovoadas mais extremos em relação à frequência com que as células produziam relâmpagos.
 
Última edição:

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Anos não, ano.
Basta rever os tópicos do seguimento do mês de Junho do ano passado.
Fica o resumo de satélite do dia 7-06-15 um dos mais interessantes principalmente durante a noite.

Edit: Agora fui recordar. E foi nessa noite que vi um dos eventos de trovoadas mais extremos em relação à frequência com que as células produziam relâmpagos.

Dia bastante bom esse aqui em Braga. Grande trovoada chegou cá ao fim da tarde, com uma shelf cloud, bastantes relâmpagos e depois um pôr do sol fantástico cheio de mammatus ainda veio outra trovoada à noite com ainda mais relâmpagos do que a de tarde.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Eu disse anos sim, pelo menos falo da minha zona desde á uns anos para cá as trovoadas têm diminuído quer em frequência quer em intensidade e tenho a certeza que mais gente partilha desta opinião.
Então há que especificar. Por vezes é muito fácil generalizar. Porque num contexto geral nos últimos anos os meses de Abril, Maio e Junho nem tem sido muito maus no que diz respeito às trovoadas.
 
Última edição:

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
É bom sinal chegarmos ao forum nesta altura do campeonato e vermos o pessoal queixar-se da falta de trovoadas e não chuva :lmao:pois a nivel de chuva até setembro-outubro nao há muita margem para nos queixarmos.
Que venha ai o calor e o sol ele viria mais tarde ou mais cedo antes agora que há um ou dois meses atras.
 

Dav

Cirrus
Registo
25 Abr 2016
Mensagens
52
Local
Marvão
Então há que especificar. Por vezes é muito fácil generalizar. Porque num contexto geral nos últimos anos os meses de Abril, Maio e Junho nem tem sido muito maus no que diz respeito às trovoadas.
Nesse dia 7 de Junho do ano passado não houve nada por aqui... e o ultimo ano razoável a bom que me lembro em relação ás trovoadas foi em 2011.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Anos não, ano.
Basta rever os tópicos do seguimento do mês de Junho do ano passado.
Fica o resumo de satélite do dia 7-06-15 um dos mais interessantes principalmente durante a noite.


Edit: Agora fui recordar. E foi nessa noite que vi um dos eventos de trovoadas mais extremos em relação à frequência com que as células produziam relâmpagos.

Penso que foi nesse dia que se começou a formar uma célula perto de Évora e foi seguindo para norte, foi impressionante o desenvolvimento. Nesta zona também se formaram células e que pelo menos aqui ainda tive direito a uma bela trovoada.
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Anos não, ano.
Basta rever os tópicos do seguimento do mês de Junho do ano passado.
Fica o resumo de satélite do dia 7-06-15 um dos mais interessantes principalmente durante a noite.


Edit: Agora fui recordar. E foi nessa noite que vi um dos eventos de trovoadas mais extremos em relação à frequência com que as células produziam relâmpagos.

Grande fim de tarde e noite por aqui nesse dia. Este é o tipo de eventos que mais gosto, que infelizmente não são muito frequentes no nosso verão, se compararmos por exemplo com a Europa Central.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Grande fim de tarde e noite por aqui nesse dia. Este é o tipo de eventos que mais gosto, que infelizmente não são muito frequentes no nosso verão, se compararmos por exemplo com a Europa Central.

São também os que mais gosto. Acho fantástico começar o dia de céu azul e depois desenvolverem-se esses monstros. Mas como disseste são raros. Gostava que tivesse o interesse em meteorologia que tenho agora mas em 2004 para presenciar aquele monstro que passou por aqui no dia 4 de setembro.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.