Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Por partes...



Acrescento que o aquecimento global não é inexistência de frio. A América do Norte tem invernos muito frios mas o ártico tem aquecido bastante. Há que olhar na perspetiva global. Os nevões não vão acabar em 2020 :)

Pois vais de encontro ao que afirmei, o aquecimento global da atmosfera pode ter varias consequências a nivel micro, ninguém nos garante que hajam zonas que se tornem mais frias ou mais chuvosas.
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
James e ainda acrecento mais, considerando as ultima norma climática provisória de 1981-2010 que acrescentou mais umas décimas as médias anuais, verificamos que a média anual de temperatura para Lisboa é de 17,5º.
O engraçado é que as temperaturas medias anuais desde de 2010, nenhuma delas superou ou chegou á media de 17,5º anuais para Lisboa.
Fui pesquisar um pouco.De facto a média de Lisboa (81-2010) é 17,4ºC. Do que vi não existem médias anuais para Lisboa nos boletins climatológicos entre 2010 e 2015. Existem apenas as médias nacionais (que são obviamente menores que Lisboa). Assim sendo (e mesmo não querendo seis anos dizer nada) como podes afirmar que em nenhum dos anos a média de Lisboa foi ultrapassada nesse período?
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Pois vais de encontro ao que afirmei, o aquecimento global da atmosfera pode ter varias consequências a nivel micro, ninguém nos garante que hajam zonas que se tornem mais frias ou mais chuvosas.

O que por vezes fazes é generalizar os dados portugueses, cujo território é minúsculo, para a realidade global (por exemplo os dados de Lisboa). O aumento da chuva depende de muitos fatores. Por exemplo, se o anticiclone ficasse trancado a sudeste dos Açores, estas ilhas teriam acumulados brutais com as plumas tropicais incessantes. O ano de 2015 não foi mais desastroso porque houveram várias plumas tropicais. Mas as médias em si não invalidam o facto de que foi um ano bastante anómalo com o anticiclone a ficar estacionado em locais que não devia. Em 2015 não houve circulação zonal consistente.

Quanto às zonas mais frias, já te escrevi que isso é relativo. Há uns meses quando o anticiclone estava a oeste dos Açores, a PI tinha temperaturas abaixo da média. Mas no clima tudo está ligado. A costa este do Canadá e a Gronelândia tiveram um mini-verão. O frio na PI invalida a existência de um aquecimento? Não. Porque as médias negativas foram largamente ultrapassadas pelo calor sentido noutras regiões. Pela sua posição geográfica os pólos continuarão a ter frio no futuro a curto prazo. E a situação sinótica determinará o destino desse frio. Mas quando o frio desce, o calor sobe. Não se pode escolher alguns factos.

Obviamente que na Sibéria as temperaturas negativas brutais vão continuar nos próximos anos mas, a meu ver, o que se tem que ver é o desiquilíbrio entre as estações. Mínimas menos baixas no inverno e mínimas mais altas no verão são cumulativas. Diferenças brutais podem ser vistas em pouco tempo (10, 20, 30 anos) em termos de neve permanente. Tal como nas fotos do glaciar do Alasca. Não é por haver meia dúzia de dias com -41º que não se passa nada.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Ainda no tópico da Sibéria. Para variar da ciência 'ocidental':

The 2014 spatially averaged surface temperature in the Russian Federation tied with 2013 was the 6th highest on the record since the beginning of instrumental observations in 1891. That is considerably lower than in the record-breaking 2007. Ten warmest years in the record took place in the XXI century.



Previsão sazonal:

9oHgsrY.gif


4JyOrQk.gif
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Fui pesquisar um pouco.De facto a média de Lisboa (81-2010) é 17,4ºC. Do que vi não existem médias anuais para Lisboa nos boletins climatológicos entre 2010 e 2015. Existem apenas as médias nacionais (que são obviamente menores que Lisboa). Assim sendo (e mesmo não querendo seis anos dizer nada) como podes afirmar que em nenhum dos anos a média de Lisboa foi ultrapassada nesse período?

a fonte que pesquisei é a base de dados do site espanhol tutiempo na estação de Lisboa Gago Coutinho no qual segundo esse site as temperaturas médias anuais são:
2010- 17º graus
2011-17,2º graus
2012-16,6º graus
2013-16,8º graus
2014-sem informação
2015-16,9º graus

Pode procurar, e se quiser questionar esse site sobre as fontes tanto pelo que sei baseia-se em dados oficiais e estações oficiais e, parece-me idóneo e bastante credível.
Não tenho muito adiantar, sobre este tema, já expressei a minha opinião e já disse a onde e como a fundamentei, muito mais não poderei acrescentar.
Que se usem umas normas para umas coisas e outras normas para outras isso já é uma questão de critério de quem as usa, pessoalmente fui recolher parte da informação da norma climática ao IPMA .
Já agora de referir que apenas pesquisei dados relativo á estação da cidade de Lisboa.
se me perguntar de seguida em que pagina está essa informação poderei-lhe fornecer o link do site, mas a pesquisa do site é simples e intuitiva.
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
À uns tempos, ouvi uma meteorologista bastante conhecida do ipma a afirmar que desde os anos 90 que não ocorre um aumento da temperatura média em Portugal Continental.

Já agora, também convém dizer que o ano de 2015 foi um ano de " El nino " um dos mais potentes de sempre.



Este assunto do aquecimento global não é recente, é antigo. Eu, como sempre me interessei por esta problemática, já acompanho este assunto desde os primórdios, algures nos anos 80,ainda era eu adolescente.
Na escola secundária, tinha debates com os meus colegas sobre isto.

E não tenho problemas em dizer que os media e alguns investigadores " mataram " qualquer discussão séria em público sobre este assunto. Ridicularizaram este assunto, associando qualquer estado de tempo ao aquecimento global.
Os Al Gores que viram aqui uma oportunidade de ouro para se promover fizeram o resto.

Hoje em dia, é difícil ter uma conversa séria com alguém sobre isto. Por experiência própria também , tenho visto que este assunto no dia a dia das pessoas tem assumido contornos ridículos.

Se estão 35 graus, se estão 3 semanas sem chover, se está ameno no inverno, a culpa é do aquecimento global.

Mas se está frio no verão, se cai neve a cotas baixas também dizem que a culpa é do aquecimento global, como já me disseram.
O problema é que, perante um assunto sério e real, não se consegue ter uma conversa com pés e cabeça sobre isto.

Por outro lado, também é importante afirmar que já houveram muitos períodos de aquecimento e arrefecimento global ao longo da história do planeta.

A única questão no possível evento atual que se coloca é pela primeira vez o homem poder ter alguma influência nisso e talvez poder decorrer num ciclo mais curto.
De resto, não há nada de extraordinário nisso, o mundo não vai acabar, vai continuar como sempre.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e Mike26

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
a fonte que pesquisei é a base de dados do site espanhol tutiempo na estação de Lisboa Gago Coutinho no qual segundo esse site as temperaturas médias anuais são:
2010- 17º graus
2011-17,2º graus
2012-16,6º graus
2013-16,8º graus
2014-sem informação
2015-16,9º graus

Pode procurar, e se quiser questionar esse site sobre as fontes tanto pelo que sei baseia-se em dados oficiais e estações oficiais e, parece-me idóneo e bastante credível.
Não tenho muito adiantar, sobre este tema, já expressei a minha opinião e já disse a onde e como a fundamentei, muito mais não poderei acrescentar.
Que se usem umas normas para umas coisas e outras normas para outras isso já é uma questão de critério de quem as usa, pessoalmente fui recolher parte da informação da norma climática ao IPMA .
Já agora de referir que apenas pesquisei dados relativo á estação da cidade de Lisboa.
se me perguntar de seguida em que pagina está essa informação poderei-lhe fornecer o link do site, mas a pesquisa do site é simples e intuitiva.

Acho que estou a ter um déjà vu....

Mas só para rematar, as médias anuais (61-90, 71-00, 81-10, etc, etc) resultam da média das mínimas e das máximas diárias, não da média das temperaturas horárias.
Depois, comparar as médias da Gago Coutinho com a normal do Geofísico dá sempre azo a erro.

Geofísico nos últimos 2 anos:
2014 - 17,5ºC
2015 - 17,9ºC
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Acho que estou a ter um déjà vu....

Mas só para rematar, as médias anuais (61-90, 71-00, 81-10, etc, etc) resultam da média das mínimas e das máximas diárias, não da média das temperaturas horárias.
Depois, comparar as médias da Gago Coutinho com a normal do Geofísico dá sempre azo a erro.

Geofísico nos últimos 2 anos:
2014 - 17,5ºC
2015 - 17,9ºC

Este tópico não é dedicado para dar opiniões mesmo que não sejam 100% rigorosas? Ou este tópico serve mais para recordar opiniões anteriores e discutir assuntos parecem levados para lados pessoais neste caso virtuais já que não se dá a cara na net?
é a minha opinião e fundamentei-a
não é proibido dá-la penso eu? se o for diga ou faça uma triagem criteriosa de todos os comentários aqui feitos sem validade cientifica e corrija-os, tome as medidas necessárias para esse efeito aqui no seu forum. Nada mais posso acrescentar sobre este assunto.
Se o objectivo for criar uma polémica, para poderem justificar uma possível expulsão do vosso forum podem já fazê-lo, não é preciso maçar o forum com este tipo de ajuste de contas ou lavagem de roupa suja.
Atenção não me chateia nada ser corrigido, ou discutir ideias, opiniões, ao contrário de outras situações, nesta, tenho a plena noção que não disse nada que ultrapasse as regras e as condições gerais de conduta do forum. Agora estar a ser diria questionado de forma exaustiva por 3 moderadores como tivesse num tribunal por ter expressado uma opinião que mesmo que esteja errada tenho direito a tê-la é que já perece-me de todo exagerado.Até porque se os moderadores e donos deste forum fossem corrigir ou utilizar o mesmo critério neste topico para esse fim não saiam daqui, pois o que não falta neste topico são opiniões, com pouco rigor cientifico.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: james

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Este tópico não é dedicado para dar opiniões mesmo que não sejam 100% rigorosas? Ou este tópico serve mais para recordar opiniões anteriores e discutir assuntos parecem levados para lados pessoais neste caso virtuais já que não se dá a cara na net?
é a minha opinião e fundamentei-a
não é proibido dá-la penso eu? se o for diga ou faça uma triagem criteriosa de todos os comentários aqui feitos sem validade cientifica e corrija-os, tome as medidas necessárias para esse efeito aqui no seu forum. Nada mais posso acrescentar sobre este assunto.
Se o objectivo for criar uma polémica, para poderem justificar uma possível expulsão do vosso forum podem já fazê-lo, não é preciso maçar o forum com este tipo de ajuste de contas ou lavagem de roupa suja.
Atenção não me chateia nada ser corrigido, ou discutir ideias, opiniões, ao contrário de outras situações, nesta, tenho a plena noção que não disse nada que ultrapasse as regras e as condições gerais de conduta do forum. Agora estar a ser diria questionado de forma exaustiva por 3 moderadores como tivesse num tribunal por ter expressado uma opinião que mesmo que esteja errada tenho direito a tê-la é que já perece-me de todo exagerado.Até porque se os moderadores e donos deste forum fossem corrigir ou utilizar o mesmo critério neste topico para esse fim não saiam daqui, pois o que não falta neste topico são opiniões, com pouco rigor cientifico.


Sabes, Topê, é sempre complicado discutir dogmas, como é neste caso o dogma do aquecimento global.

Se uma pessoa disser que o Sul vai ficar um deserto, vai chover menos e vamos ter o verão mais quente de sempre todos os anos, somos aplaudidos.

Mas se quisermos remar contra a maré e dissermos que não estão a ter em conta todas as variáveis, que se estão a fazer projecoes a muito longo prazo um pouco às cegas , que se está a ignorar fenómenos naturais relevantes para esta equação, que se se fizer uma análise histórica chegamos à conclusão que fenómenos meteorológicos estranhos e alterações climáticas não são um exclusivo da nossa era.
Ao fim e ao cabo, se dissermos que o aquecimento global é real, mas que se meteu demasiada política pelo meio, aí corremos o risco de ser linchados.
Mas eu, pessoalmente, adoro remar Contra a maré...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Topê

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Sabes, Topê, é sempre complicado discutir dogmas, como é neste caso o dogma do aquecimento global.

James Isso vai muito mais além da discussão dogmática mais ou menos emocional.
Prova é que foi-se buscar mensagens de há 6,7 anos para conduzir a discussão para outro patamar. E é esse patamar que não pretendo alimentar porque sei bem como acaba e longe de mim estar a querer alimentar discussões intermináveis e inúteis, como disse por varias vezes, esta discussão está terminada. Ao contrário de outras siuações de á anos atrás, desta vez tenho a plena noção que não disse nada demais que violasse as regras de conduta no fourm antes pelo contrário, até porque este tópico foi criado para os utilizadores darem opiniões,desabafos, lamentos, sobre meteorologia, por isso chama-se seguimento livre, se formos corrigir opiniões neste tópico penso que os moderadores não sairiam daqui tão cedo.
 
  • Gosto
Reactions: james

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
O aquecimento global ou as normas climáticas de Lisboa, foi o que eu escrevi, penso que não têm nada haver com guerrinhas norte/ sul ou seja do que for, penso eu, a chamada tempestade no copo de água esta conversa sinceramente não faz muito sentido, um não assunto.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O aquecimento global ou as normas climáticas de Lisboa, foi o que eu escrevi, penso que não têm nada haver com guerrinhas norte/ sul ou seja do que for, penso eu, a chamada tempestade no copo de água esta conversa sinceramente não faz muito sentido, um não assunto.

Fizeste algum comentário sobre Norte ou Sul? Logo não tens que te preocupar com isso... :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
@james , não tem nada a ver com dogmas. Limitei-me a chamar à atenção de valores que estavam a ser comparados erradamente.
Se o @Topê não se chateia em ser corrigido, então deveria aceitar que estava a misturar dados das normais e assumir isso mesmo, sem entrar noutro campo...

A citação de há não sei quantos atrás, não foi o lavar de roupa suja. Foi simplesmente para reavivar a memória do Topê. Mais uma vez lá está ele a basear-se em erros que já cometeu do passado. Na altura corrigiram-no, voltaram a corrigi-lo. E voltamos a corrigi-lo agora. Apesar de ser um seguimento meteorológico livre, é dever de todos ir educando na meteorologia.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.