Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
P.S. Não sei se isto tem qualquer validade científica ( e provavelmente não terá) , mas noto que quando se aproxima um período de instabilidade atmosférica , o mar começa a ficar muito agitado, com uma antecedência de 2/3 semanas.
A última vez foi em meados de Dezembro, onde apesar do tempo tranquilo e monótono que estava na altura, o Oceano começou repentinamente a ficar agitado. Duas semanas depois, iniciou - se um período de instabilidade no Atlântico.

@james, a experiência e a observação dos fenómenos é que podem determinar novas verdades científicas. Neste caso, a tua análise terá a validade das tuas anteriores observações e logo veremos se ocorre esse agravamento ou não.
Comparando as tuas palavras com a sabedoria popular, em tempos sem tanta tecnologia nem conhecimento científico, as pessoas que trabalhavam sol a sol no exterior, iam adquirindo experiências que permitiam avaliar e determinar, com bastante certeza, as alterações de tempo e quais seriam as condições para o curto prazo. Sinceramente muito desses "saberes" foram-se perdendo, porque simplesmente as pessoas não têm tempo para observar e começaram só a basear-se nas evoluções tecnológicas e análises computorizadas que determinam previsões meteorológicas.
Aquilo que sei, este Inverno creio que irá dar-nos ainda algumas surpresas, apesar da tendência às temperaturas superiores ao normal. A minha experiência diz-me que Invernos relativamente quentes normalmente trazem episódios gélidos quando menos se espera.
Agora recordando os ditados: "se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir está o Inverno para vir, se estiver a chorar está o Inverno a passar". A previsão vai no sentido de um grande sorriso :D
 


Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
O ECM continua muito coerente na sua previsão a médio prazo, e não desarma na entrada de NW, e o GFS já cedeu e já está a ir atrás do ECM, se manterem vem ai chuvinha da boa, com frio á mistura, e neve a cotas médias e altas.
Não será um fenómeno extraordinário, mas para os tempos que correm é sempre melhor que ter bloqueios anticiclonicos ou primaveras antecipadas.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
M

Membro excluído 274

Bom dia,

Tal como todos esperavamos... não se confirma a entrada fria para a próxima semana... refiro me é claro a neve a cotas médias/baixas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

Tal como todos esperavamos... não se confirma a entrada fria para a próxima semana... refiro me é claro a neve a cotas médias/baixas.

Atenção que a esta distância tanto o pôr como tirar é altamente volátil e incerto..não tomem o tirar como uma certeza, assim como o pôr, vamos vendo a evolução...mas concordo , os modelos já estiverem bem melhores..e até mesmo para o próximo fim de semana a frente já esteve mais "jeitosa" e abrangente... :unsure:
 
M

Membro excluído 274

Atenção que a esta distância tanto o pôr como tirar é altamente volátil e incerto..não tomem o tirar como uma certeza, assim como o pôr, vamos vendo a evolução...mas concordo , os modelos já estiverem bem melhores..e até mesmo para o próximo fim de semana a frente já esteve mais "jeitosa" e abrangente... :unsure:

Não acredito que voltem atrás... é o mesmo filme por muitas e muitas vezes repetido.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não acredito que voltem atrás... é o mesmo filme por muitas e muitas vezes repetido.

Concordo, mas pode ser que algo altere para melhor, a distância temporal ainda o permite, vamos vendo..não podemos ter sempre "azar" :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.