Sem dúvida... este ano ficará na memória... é que nem geadas! Por norma este tempo estável é sinónimo de geadas... este ano nem isso.
Este ano, mesmo quando houveram algumas ( poucas) boas inversões térmicas, nem assim se formaram geadas que se visse. Sinceramente, não me me lembro de um inverno assim.
Bom dia. Peço desculpa em contrariar... mas para mim é optimo... as minhas arvores tropicais agradecem!
Um Inverno sem geadas é meio caminho para uma Primavera e um Verão cheios de pragas, quer insectos, quer pequenos roedores...
Off-Topic: Maria, por agora é o que temos: Previsões médio prazo (Janeiro 2016) Ou seja, muitas incertezas, mas o mais provável é uma mudança para a instabilidade que será, como habitualmente, menor no Algarve.
Exatamente. E uma fonte importante de humidade para a terra, que se infiltra muito lentamente ( exceto quando é geada negra, que é mais prejudicial) . É o segundo inverno atípico que temos. Tudo é morno, o vento de Leste é morno, o vento de Norte é pouco frio, o vento de Sul é mais quente que o costume. Quem tiver dúvidas sobre este inverno, que perca uns minutos a reparar na vegetação . E na fauna, tenho reparado que nos bosques já anda uma azáfama digna da Primavera e desconfio que algumas aves migratórias ficaram por cá.
Tudo menos confuso ! Tal como ontem tinha previsto ... O GFS está mesmo bonito: de um dia para outro é capaz de mudar quase em 360º as previsões que faz a mais de 72 horas... por este caminhar vai acertar numa entrada fria em Portugal no inverno de 2016/17...
Pode ser que a coisa ainda melhore... Já tenho reserva feita, vou mesmo neste fim de semana. A Sanábria tem neve a partir de determinada altitude, e indo lá vais ver neve de certeza, a questão é o tempo fechado, ventoso, com nevoeiros.. É uma serra que por vezes até em Maio tem neve devido à sua localização e altitudes por vezes superiores a 2000 metros Quando estive há uns 15 dias em Mogadouro a Sanábria estava assim. Quase ao meio da foto ( a zona mais alta que se vê ) está a Pena Trevinca ( 2.127 m )
Bonita paisagem Snifa . Já é tempo de haver uma mudança de padrão aqui pelo Ocidente Europeu, esperemos que os principais modelos continuem a insistir na mudança a partir da 2ª semana de Fevereiro porque ter apenas 2 semanas de chuva e temperaturas máximas de 22ºC em pleno Janeiro é mau demais. Não pode ser a Primavera a compensar sempre estes Invernos preguiçosos.
Lá para o meio da semana teremos mais certezas. Mas a Sanabria com vento e nevoeiro pode tornar-se perigosa, não convém andar por lá a pé...
No que toca ás geadas , sinceramente não me recordo de um inverno sem geadas pelo menos por aqui. Só houve 1 geada foi em Novembro e foi fraca e não se perspectivam grandes situações de frio nos próximos tempos. Vamos ver como corre a primavera, mas temo que lá para o fim de Abril/Maio isto comece a escaldar como no ano passado.
Isto vai de mal a pior. Quer o GFS quer o ECM já tinham arrumado com o frio, agora também começaram a arrumar com a chuva. De uma possibilidade de passarmos um carnaval frio, como devia ser pois estamos no inverno, ainda vamos passa - lo numa esplanada à beira mar a apanhar banhos de sol. Definitivamente, este inverno é só a fazer de conta.