Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


M

Membro excluído 274

Bom dia,

Ontem disse que não recuariam e não errei... Já são muitos anos de MeteoPT, esta casa é uma escola!
Inverno "horribilis"... nem categoria tem para ser chamado de Inverno... sei que temos tendência a memorias curtas mas... de facto não me recordo de uma coisa assim... geralmente se não temos chuva temos frio, se não temos frio temos chuva... este ano temos absolutamente nada...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia,

Ontem disse que não recuariam e não errei... Já são muitos anos de MeteoPT, esta casa é uma escola!
Inverno "horribilis"... nem categoria tem para ser chamado de Inverno... sei que temos tendência a memorias curtas mas... de facto não me recordo de uma coisa assim... geralmente se não temos chuva temos frio, se não temos frio temos chuva... este ano temos absolutamente nada...


Sem dúvida, Flaviense . Estes dois últimos invernos foram perfeitamente atípicos. Nada normais por variadas razões.
Esperemos pela Primavera.
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Deixava aqui uma dúvida aos membros mais antigos do Fórum do Meteopt:

Será que toda esta mudança radical nos modelos terá a ver com as alterações na anomalia negativa das temperaturas da água do mar, conforme os seguintes mapas

anomnight.1.25.2016.gif

anomnight.1.28.2016.gif

anomnight.2.1.2016.gif


E se esta diminuição brusca das temperaturas da água do mar resulta directamente numa Oscilação do Atlântico Norte positiva conforme o prognóstico
1EdEfpx.gif

Pelo que sei, a NAO positiva fortalece o Anticiclone do Açores, o qual origina situações de bloqueio como surge nas previsões mais recentes...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mesmo a própria frente do próximo sábado que já chegou a ser bastante forte e abrangente está agora quase "moribunda" pelo menos segundo o GFS...mais um pouco e nem no Norte chove... :unsure:

dSl0SjV.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa run do GFS que está a sair, mas claro tudo já mais no 2º painel :unsure:

VAtbLpR.png
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Hoje é dia de Nossa Senhora das Candeias. O ditado popular que lhe está associado ao tempo acho muita graça e nestes dias, ando sempre a olhar para o céu.

Hoje lembrei - me do Inverno de 2011/2012. Na altura, aquando da chegada de Fevereiro, vivíamos um estranho inverno sem chuva ( literalmente) e sem frio por aí além. Chegamos a 2 de Fevereiro e esteve um dia de sol.

Depois disso, penso que a história é conhecida. Vivemos um mês de Fevereiro epicamente frio e, mais tarde, os meses de Abril e Maio extraordinariamente chuvosos, pelo menos no Norte e Centro.

Sei que isto não tem validade científica, mas acho graça.

Ah, e no ano passado, neste dia, choveu a potes e depois, já se sabe como foi o tempo até ao Verão. ;)
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Que estranho inverno vai este. Por um lado, muitas árvores a florir precocemente e algumas até com pequenos frutos, o que dá a sensação que entrámos na primavera. Por outro lado, por aqui hoje está um pouco de vento e vê - se muitas folhas a cair por todo o lado ( que ainda não tinham caído) , dá aquela típica sensação de quando o Outono está a terminar e está a aproximar - se o inverno...

Muitos pássaros já andam em grande azáfama , o que faz lembrar que se aproxima a Primavera. Por outro lado, as formigas ou andam desaparecidas ou continuam à procura de portos de abrigo, típico de quando se aproxima o inverno.

Estranho inverno este... :intrigante:
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Que estranho inverno vai este. Por um lado, muitas árvores a florir precocemente e algumas até com pequenos frutos, o que dá a sensação que entrámos na primavera. Por outro lado, por aqui hoje está um pouco de vento e vê - se muitas folhas a cair por todo o lado ( que ainda não tinham caído) , dá aquela típica sensação de quando o Outono está a terminar e está a aproximar - se o inverno...

Muitos pássaros já andam em grande azáfama , o que faz lembrar que se aproxima a Primavera. Por outro lado, as formigas ou andam desaparecidas ou continuam à procura de portos de abrigo, típico de quando se aproxima o inverno.

Estranho inverno este... :intrigante:

Demasiado estranho... @james, o pior de tudo é que essas árvores que estão a florir e todos as culturas de primavera que estão adiantadas poderão estar irremediavelmente perdidas caso haja um agravamento do tempo, com frio e geadas fora da sua época normal... :dry:
 
M

Membro excluído 274

Que estranho inverno vai este. Por um lado, muitas árvores a florir precocemente e algumas até com pequenos frutos, o que dá a sensação que entrámos na primavera. Por outro lado, por aqui hoje está um pouco de vento e vê - se muitas folhas a cair por todo o lado ( que ainda não tinham caído) , dá aquela típica sensação de quando o Outono está a terminar e está a aproximar - se o inverno...

Muitos pássaros já andam em grande azáfama , o que faz lembrar que se aproxima a Primavera. Por outro lado, as formigas ou andam desaparecidas ou continuam à procura de portos de abrigo, típico de quando se aproxima o inverno.

Estranho inverno este... :intrigante:
Inverno? Qual Inverno?
Ainda não passou por aqui... chega a ser desolador e já são meses em que consultamos as previsões e não há sequer mínimas negativas... meses...!
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
O inverno no papel, oficialmente. Porque na prática, a história é outra, claro.
Inverno? Qual Inverno?
Ainda não passou por aqui... chega a ser desolador e já são meses em que consultamos as previsões e não há sequer mínimas negativas... meses...!

Concordo convosco e o problema não é só nosso, pois a larga maioria da Europa Ocidental padece do mesmo mal que nós... Bom exemplo é a análise do nosso membro @Pek Seguimento Europa 2016 ;)
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
No que toca ás geadas , sinceramente não me recordo de um inverno sem geadas pelo menos por aqui.
Só houve 1 geada foi em Novembro e foi fraca e não se perspectivam grandes situações de frio nos próximos tempos.
Vamos ver como corre a primavera, mas temo que lá para o fim de Abril/Maio isto comece a escaldar como no ano passado.

Sem dúvida, por exemplo, no ano passado neste preciso dia, no 2º local de seguimento já ia com 35 dias de geada, no geral foram moderadas a
fortes.
Este inverno, sigo com apenas 7 geadas e somente 1 forte.
Resta-me ver fotos do ano passado, como esta, bruta camada.
Os invernos não tem que ser iguais, é um facto, mas esta ausência de frio impressiona e muito.
Venha o próximo.
kBu7ZHm.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.