Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Os modelos andam muito estranhos, mudam de run para run! Ainda há 4 dias o GFS previa cota 400 na minha zona no carnaval e ontem fui ver e estava cota 2200!!!
Hoje desceu para os 1200. Se calhar chegamos ao dia de carnaval e está um belo dia de verão! Tanto ECMWF como GFS muito pouco assertivos mas o GFS então é para esquecer...
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Ao contrário do que está mais ou menos instituído, como sou bastante céptico em relação ao aquecimento global, não o nego, mas não considero que seja tão acelerado, e apocalíptico como é quase professado por alguma comunidade cientifica. Como considero que este periodo extremamente quente deve-se ao El Nino estou com a fé que poderemos ter surpresas em anos e estações seguintes.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Este período, que já vai longo em cerca de 12 meses, tem uma forte influência do " El Nino", sem dúvida nenhuma. Os próprios cientistas assim o afirmam também. Aliás, eu gostaria que estes fenómenos naturais fossem mais estudados pela ciência, pois está mais que visto que são um forte concorrente do aquecimento global. Não se pode estudar o aquecimento global e ignorar estes fenómenos da natureza. A não ser que, como dizem algumas teorias da conspiração, existam realmente interesses obscuros por trás.

Já o disse aqui, a minha curiosidade ( e alguma esperança, admito) reside no facto da diminuição gradual da influência do " El Nino " a partir de mais ou menos agora é até abril. Vamos ver como irá reagir a atmosfera a este poderoso fenómeno que trocou as voltas ao clima.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
E não só. O GFS, até nas quantidades de precipitação, à já muito tempo que raramente acerta. Prevê 100mm, caem 30. Prevê 2 mm, caem 25. E por aí fora. Acho que deveria fazer uma pausa para reparação. :lmao:

Realmente o GFS é um modelo pouco consistente para períodos superiores a 72 horas (para mim é pouco credível a sua utilização para períodos maiores; existem outros modelos muito mais fiáveis e consistentes). Muitas das postagens baseadas no GFS aqui feitas neste tópico teriam muito mais cabimento no tópico Saídas de modelos incomuns ou de sonho uma vez que não passam mesmo disso.
 
M

Membro excluído 274

Os modelos sempre foram assim... a verdade é que se forem comparar as vezes que mesmo a prazo colocam o AA por exemplo, a percentagem de acerto deste cenário é muitissimo superior a uma previsão inversa (entrada fria por exemplo)... creio que me fiz entender.
O 2ª painel é por norma orgásmico nesta altura do ano... o problema é que nunca ou praticamente nunca se concretiza, pois é aí que as entradas frias aparecem e não se confirmam... ao invés se aparecerem as altas pressões é bastante provável que se verifiquem...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Como estamos numa zona de transição é mais provável vir o AA do que depressões intensas, o mesmo não sucede, por exemplo, nas Ilhas Britânicas em que se verifica o inverso, é tudo uma questão de uns graus acima ou abaixo na latitude :D

Outro facto que ajuda a uma previsão com AA ser mais assertiva para as nossas latitudes, é porque os AA normalmente ocupam áreas muito vastas na atmosfera, e como está perto de nós mais probabilidades tem de nos atingir, desviando ou enfraquecendo as depressões e frentes, claro que basta um pequeno recuo para virem periodos prolongados e bem chuvosos.

Para já, e aqui no Norte, não nos podemos queixar muito de falta chuva, a questão é mesmo a ausência de frio " a sério", e umas entradas frias como um Inverno normal deve ter. :cold:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Como estamos numa zona de transição é mais provável vir o AA do que depressões intensas, o mesmo não sucede, por exemplo, nas Ilhas Britânicas em que se verifica o inverso, é tudo uma questão de uns graus acima ou abaixo na latitude :D

Outro facto que ajuda a uma previsão com AA ser mais assertiva para as nossas latitudes, é porque os AA normalmente ocupam áreas muito vastas na atmosfera, e como está perto de nós mais probabilidades tem de nos atingir, desviando ou enfraquecendo as depressões e frentes, claro que basta um pequeno recuo para virem periodos prolongados e bem chuvosos.

Para já, e aqui no Norte, não nos podemos queixar muito de falta chuva, a questão é mesmo a ausência de frio " a sério", e umas entradas frias como um Inverno normal deve ter. :cold:


Aqui no Norte, não é habitual AA por períodos prolongados. É mais habitual sermos afetados por pequenas depressões. Claro que tempestades violentas também não ocorrem todas as semanas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mas olha, Flaviense, que com entradas quentes também acontece. Ainda no verão passado, o GFS andou todo o verão a ameaçar com uma entrada tórrida daquelas generalizada a todo o território. Mas andou sempre a adiar, a adiar e nunca ocorreu. Felizmente, digo eu.

O nosso País não é própriamente de extremos, de vez em quando acontecem, mas são raros, seja em frio ou calor extremos, temos a Oeste um imenso regulador térmico que se chama Oceano Atlântico.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Como estamos numa zona de transição é mais provável vir o AA do que depressões intensas, o mesmo não sucede, por exemplo, nas Ilhas Britânicas em que se verifica o inverso, é tudo uma questão de uns graus acima ou abaixo na latitude :D

Outro facto que ajuda a uma previsão com AA ser mais assertiva para as nossas latitudes, é porque os AA normalmente ocupam áreas muito vastas na atmosfera, e como está perto de nós mais probabilidades tem de nos atingir, desviando ou enfraquecendo as depressões e frentes, claro que basta um pequeno recuo para virem periodos prolongados e bem chuvosos.

Para já, e aqui no Norte, não nos podemos queixar muito de falta chuva, a questão é mesmo a ausência de frio " a sério", e umas entradas frias como um Inverno normal deve ter. :cold:


Sim o Litoral Norte tem valores consideráveis de precipitação mensais em praticamente 10 meses do ano, é porque está muitas das vezes sujeito a padrões de instabilidade e não de estabilidade, e falamos numa precipitação não convectiva, e falamos em vários dias de chuva anuais , não falamos aqui de chuvadas localizadas ou episódicas.
O ano passado o Nosso territorio litoral foi salvo pela circulação atlântica, pois a Europa teve quase toda "on-fire", incluindo o interior da Península.
 
Última edição:

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
E não só. O GFS, até nas quantidades de precipitação, à já muito tempo que raramente acerta. Prevê 100mm, caem 30. Prevê 2 mm, caem 25. E por aí fora.

Acho que deveria fazer uma pausa para reparação. :lmao:

Atualmente uso o GFS no preenchimento do Euromilhões! De cada vez que a precipitação cai abaixo de 50mm, lá vou eu meter a cruzinha! :lmao:

Agora a sério, preveem que 2016 seja mais quente que 2015. Para o ano que vem, em princípio vem a La Niña, em princípio já será diferente!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Mas olha, Flaviense, que com entradas quentes também acontece. Ainda no verão passado, o GFS andou todo o verão a ameaçar com uma entrada tórrida daquelas generalizada a todo o território. Mas andou sempre a adiar, a adiar e nunca ocorreu. Felizmente, digo eu.

As entradas quentes ocorrem e foram bem fortes, mas sempre desviadas uns 200km para o Interior Espanhol (felizmente para o nosso retângulo. Eu estive em Palencia, que é uma das capitais de província mais frias de Espanha e mesmo no Verão os dias de calor por lá normalmente nunca são muitos e contrabalançados por noites frescas, no entanto em Julho do ano passado foram poucas as máximas que apanhei lá inferiores a 30ºC e tive mínimas tropicais a quase 800m de altitude.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Estado
Fechado para novas mensagens.