Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Nem me pronuncio...quando a fartura é muita,,,,,,

Continuo a achar um pouco imprudente criar muitas expectativas, para o final da semana, no entanto não deixa de ser positivo o facto de os modelos insistirem, netse evento.

Como já disserem aqui e bem, todos os anos mostram eventos deste género e dois dias antes cortam tudo e depois anda tudo deprimido.

Mas também enquanto sonhar não pagar imposto é ter fé e esperar. Ninguém me garante que daqui para a frente os modelos ainda melhorem as coisas para o fim de semana. ehehehehe.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu estou a achar muita "fruta"...provavelmente no fim acabamos com um evento "normal" de chuva e com neve a cotas mais habituais, no entanto é interessante toda a sintonia que existe neste momento entre diferentes modelos, situação a acompanhar..se até quinta feira a previsão se mantiver, poderemos ter um bom evento, não só pela chuva mas também a instabilidade associada com aguaceiros, granizo, trovoadas..mas não contem com neve a cotas muito baixas. :unsure:
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Nestes eventos preocupa me mais a quantidade de precipitação que as cotas, Para a gente do litoral norte e interior norte e centro é praticamente indiferente já que há serras altas nas redondezas e isso significa uma dezena de kilometros a mais ou a menos de deslocação. Espero sim que carreguem na precipitação e que quando as cotas subirem a chuva cesse para a acumulação se manter como aconteceu neste evento ( já dura a mais de 8 dias nos cumes a mais de 1000 metros)
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
A prudência nestes eventos é de facto importante, pois os banhos de agua gelada que nos aqui no nosso cantinho levamos, são tantos que é sempre bom desconfiar e muito destes cenários.
Mas analisando mais a frio, e analisando só este evento, as probabilidades neste momento são idênticas 50-50, ou melhor, já estamos a sair do estágio de sonho e devaneio, para entrarmos no cenário, "epah isto pode mesmo acontecer", e nesta altura do campeonato diria, que estamos no limite dos 50-50 pode-se manter como retirarem algo, mas atenção aqui a duvida já não é se a depressão virá ou não virá se teremos anticiclone ou não, cut-off ou não, mas sim a trajectória, incidência e cadência da da depressão para o nosso territorio, aqui as probabilidades já são: a) termos frio com pouca precipitação, deslocando-se mais para Oeste; b) termos frio, juntamente com precipitação e levarmos em cheio com esta depressão que nos irá trazer surpresas em muitas regiões, sendo certo que o interior centro-Norte, terras como Viseu,Vila Real, Arganil, Mirandela, Lamego, Fundão etc,etc onde não neva com regularidade poderiam ver novamente nevões a sério. A duvida neste momento já reside ai, o cenário de tirarem tudo, acho já muito muito improvável.
Depois existe ainda a hipótese que está sobre a mesa, de a neve descer para as planices e para sul, para Castelo Branco, Portalegre, Abrantes, Elvas,etc,etc que pode ainda se concretizar também.
Em síntese na minha opinião á 3 hipóteses:
a pessimista- evento normal, idênticos a tantos outros, pos-frontal com pouca precipitação, a chuva a ficar retida no Oceano, e ai teremos alguma neve nos pontos normais, pontos altos das serras nortenhas(Marão, Gerês, zona Barrosã, Montesinho,etc,etc) e no interior centro/norte na serra da Estrela. Ficamos com um amargo de boca, e acharemos o evento um fiasco, mas para todos os efeitos sempre é um evento já na recta final do Inverno.
a optimista- evento já fora do padrão normal, onde a depressão atravessa mesmo o nosso territorio, trazendo ar frio e chuva, trazendo precipitação, a sitios onde a neve é menos frequente, Terra quente transmontana e Alto Douro, Beira Interior e quiçá alguma coisa no Marvão(Portalegre)
a super optimista- onde o sonho se concretiza, e temos a depressão a passar mesmo no nosso territorio, cavando mais a sul, com toda a força, e com injecção de muito frio á superfície, trazendo neve, a cotas raras, do Litoral Norte, onde o Litoral poderá ver neve, zonas de Terras de Bouro, Braga,em altitude média acima dos 350-400 metros dos distritos de Braga,Porto, Viana do Castelo com neve, neve em praticamente todo o interior norte e centro, neve nos pontos altos do Ribatejo-Beira Litoral e Estremadura, tipo Serra de Montejunto, zonas tipo Abrantes. E neve no Interior Alentejano.
Acho que estamos na fase de sair do sonho e entrarmos na realidade, podemos levar com mais um banho gelado, mas vamos ver o que as próximas runs dizem, se bem que ainda podem recuar e depois avançar.
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A prudência nestes eventos é de facto importante, pois os banhos de agua gelada que nos aqui no nosso cantinho levamos, são tantos que é sempre bom desconfiar e muito destes cenários.
Mas analisando mais a frio, e analisando só este evento, as probabilidades neste momento são idênticas 50-50, ou melhor, já estamos a sair do estágio de sonho e devaneio, para entrarmos no cenário, "epah isto pode mesmo acontecer", e nesta altura do campeonato diria, que estamos no limite dos 50-50 pode-se manter como retiraram, mas atenção aqui a duvida já não é se a depressão virá ou não virá se teremos anticiclone ou não, cut-off ou não, mas sim a trajectória, incidência e cadência da da depressão, mas sim a sua incidência e cadência para o nosso territorio, aqui as probabilidades já são: a) termos frio com pouca precipitação, deslocando-se mais para Oeste; b) termos frio, juntamente com precipitação e levarmos em cheio com esta depressão que nos irá trazer surpresas em muitas regiões, sendo certo que o interior centro-Norte, terras como Viseu,Vila Real, Arganil, Mirandela, Lamego, Fundão etc,etc onde não neva com regularidade poderiam ver novamente nevões a sério. A duvida neste momento já reside ai, o cenário de tirarem tudo, acho já muito muito improvável.
Depois existe ainda a hipótese que está sobre a mesa, de a neve descer para as planices e para sul, para Castelo Branco, Portalegre, Abrantes, Elvas,etc,etc que pode ainda se concretizar também.
Em síntese na minha opinião á 3 hipóteses:
a pessimista- evento normal, idênticos a tantos outros, pos-frontal com pouca precipitação, a chuva a ficar retida no Oceano, e ai teremos alguma neve nos pontos normais, pontos altos das serras nortenhas(Marão, Gerês, zona Barrosã, Montesinho,etc,etc) e no interior centro/norte na serra da Estrela. Ficamos com um amargo de boca, e acharemos o evento um fiasco, mas para todos os efeitos sempre é um evento já na recta final do Inverno.
a optimista- evento já fora do padrão normal, onde a depressão atravessa mesmo o nosso territorio, trazendo ar frio e chuva, trazendo precipitação, a sitios onde a neve é menos frequente, Terra quente transmontana e Alto Douro, Beira Interior e quiçá alguma coisa no Marvão(Portalegre)
a super optimista- onde o sonho se concretiza, e temos a depressão a passar mesmo no nosso territorio, cavando mais a sul, com toda a força, e com injecção de muito frio á superfície, trazendo neve, a cotas raras, do Litoral Norte, onde o Litoral poderá ver neve, zonas de Terras de Bouro, Braga,em altitude média acima dos 350-400 metros dos distritos de Braga,Porto, Viana do Castelo com neve, neve em praticamente todo o interior norte e centro, neve nos pontos altos do Ribatejo-Beira Litoral e Estremadura, tipo Serra de Montejunto, zonas tipo Abrantes. E neve no Interior Alentejano.
Acho que estamos na fase de sair do sonho e entrarmos na realidade, podemos levar com mais um banho gelado, mas vamos ver o que as próximas runs dizem, se bem que ainda podem recuar e depois avançar.
Estou a torcer pela tua opinião " super optimista" :thumbsup:, se tudo correr bem deverá haver neve aqui na minha zona;), mas, vale mais não criar expectativas demasiado altas, aguardemos...
 
M

Membro excluído 274

graphe_ens3_tch2.gif


Não mudava nada!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
  • Gosto
Reactions: actioman

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Nesse evento de 10/ 1 / 2010, nevou no Minho( embora sem acumulação ) em alguns locais à cota 50.
Ainda me lembro dos 0 graus ao meio - dia.

Vamos ver no que isto vai dar, há que moderar as expectativas. Está já a durar à muito tempo, ontem com uma das saídas, pensei que já tinha ido à vida, mas surpreendentemente recompôs - se.
Vamos ver, Fevereiro é muitas vezes um mês surpreendente. E Historicamente, algumas das melhores entradas frias ocorreram em Fevereiro. Basta recordar os nevões de 83. Ocorreram já a começar a segunda quinzena de Fevereiro e, ao que parece, estava a decorrer um inverno que não estava a ser nada de especial.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
T500hPa:
10-01-2010: ?? (sem dados)

Ztf4uPC.png


Assim estávamos à meia noite desse domingo.
A 500hPa tinhamos Tº < -20ºC acima do Douro e o restante território tinha temperatura nessa camada atmosférica acima dos -20ºC

EDIT: Na minha opinião um evento que nada tem de semelhante com o que avizinha para o próximo fim de semana
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Boa tarde de facto antes das 96 horas são tudo meras tendências , amanhã nas ultimas saídas vamos poder ter uma melhor ideia e até lá vários cenários possíveis, no entanto se se mantiver como nas ultimas runs ou com poucas alterações podemos ter uma entrada fria a fazer recordar o inverno 2009/2010.:lol:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Sei que não é comparável com o evento de 10-01-2010 (em termos de precipitação) nas horas de frio, mas e em termos de T850hPa e T500hPa?

Em termos de T850hPa, a entrada de 10-01-2010 foi 1ºC a 1,5ºC mais fria.
E em termos de T500hPa?

T850hPa:
10-01-2010: http://www.meteociel.fr/modeles/gfs...re=6&archive=1&mode=1&ech=6&runpara=0&carte=0
28-02-2016 (Run gfs 6Z / 22-02-2016): http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?&ech=138&mode=1

T500hPa:
10-01-2010: ?? (sem dados)


Estão aqui os dados de T500hPa: http://www.meteociel.fr/modeles/gfs...0&heure=6&jour=10&mois=1&annee=2010&archive=1
 
  • Gosto
Reactions: Paulo H

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Entrada agora mais de Noroeste, Atlântica, mais frio previsto, mas tenho a impressão que está a fugir tudo para leste...:unsure:

Gostei mais de runs anteriores, vamos ver as próximas..
 
Estado
Fechado para novas mensagens.