Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O sul continua à espera de um bom evento! Ainda tenho esperança que os modelos revejam em alta as quantidades de precipitação para o sul.
Em todo o caso estou reticente...a depressão tinha de descer mais. Mais uma vez não estão reunidas as condições. Continua ali um bloqueio a sudoeste como de resto tem sido há vários meses.

Espera deitado que sentado ficas cansado. :D Quando a erva começa a secar, quando as temperaturas já são primaveris. Quando às 23h20m estão 17ºC com a nortada, isto está mais perto das noites tropicais do que um dilúvio, certo que no domingo e na 2ª feira cairá alguma coisa mas será uma gota no meio do marasmo.

A chuva que caiu na 2ª feira (5 mm), evaporou-se toda na 3ªfeira, só na 3ªf e ontem evaporou-se cerca de 9 mm, por aqui. :huhlmao:
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
A última saída do GFS prevê bons acumulados no sul...
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Relativo aos modelos continuo achar que a médio prazo vamos mesmo levar com a depressão na nossa costa de forma generalizada, acompanho mais as saidas do GFS, acho que a depressão será irreversivelmente empurrada para Leste para junto da nossa costa não ficando assim presa nos Açores.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estes novos meteogramas para domingo fazem me rebolar! iso -30 para o litoral norte! e cotas de 550m! previsão para os cumes acima dos mil metros de mais de 50 centimetros de neve. :cold::cold::cold::cold::cold:

ps: alias penso que é mesmo -35

E depois da neve, as cotas disparam e chove ainda mais.
Um time-lapse nas cascatas do rio Homem é que era. eheh!

Previsão para o Pico da Nevosa

E07wvzH.png
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
E depois da neve, as cotas disparam e chove ainda mais.
Um time-lapse nas cascatas do rio Homem é que era. eheh!

Previsão para o Pico da Nevosa

E07wvzH.png
Derrete logo tudo de seguida! eu devo passar a noite num abrigo de montanhistas no parque. só não sei se vou para a zona da nevosa ou serra amarela, se for faço o time lapse :)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Espera deitado que sentado ficas cansado. :D Quando a erva começa a secar, quando as temperaturas já são primaveris. Quando às 23h20m estão 17ºC com a nortada, isto está mais perto das noites tropicais do que um dilúvio, certo que no domingo e na 2ª feira cairá alguma coisa mas será uma gota no meio do marasmo.

A chuva que caiu na 2ª feira (5 mm), evaporou-se toda na 3ªfeira, só na 3ªf e ontem evaporou-se cerca de 9 mm, por aqui. :huhlmao:

O último mapa do IPMA sobre percentagem de água no solo no Sul diz tudo. Situação desesperante no Sul. Toda a água que cair dos céus nos próximos dias será um milagre!
Ainda está tudo incerto mas os valores de precipitação tem aumentado para o Sul, mesmo assim muita indefinição ainda quanto à deslocação da depressão e das respectivas frentes
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
O último mapa do IPMA sobre percentagem de água no solo no Sul diz tudo. Situação desesperante no Sul. Toda a água que cair dos céus nos próximos dias será um milagre!
Ainda está tudo incerto mas os valores de precipitação tem aumentado para o Sul, mesmo assim muita indefinição ainda quanto à deslocação da depressão e das respectivas frentes


Esse facto não se nega sem duvida. Mas por o que me é dado a ver, a situação de seca desagravou-se estrondosamente e está cada vez mais circunscrita ao Sudeste do pais principalmente ao Sotavento Algarvio e Baixo Alentejo, o Litoral Sudoeste e Barlavento Algarvio beneficia sempre de entradas atlânticas e consegue absorver uns restos preciosos nas entradas de Noroeste. O eixo centro sul entre o Ribatejo, Península de Setúbal, Alto Alentejo, está be, tem chovido sempre com bastante regularidade, semana sim semana não, enfim mas tem tido sempre vários dias de chuva desde de Dezembro até agora.
Este evento que durar entre 2-3 semanas e atenção vamos ver o que vêm a seguir a este evento parece-me que ainda não será desta que o AA se vai estabilizar e poderá surgir um bloqueio Anticiclonico entre o mediterrâneo central e a Escandinávia, mas durante este evento parece-me que nem o extremo sul vai escapar á instabilidade e por o que vejo nos modelos as hipóteses de algumas surpresas possam mesmo surgir. É uma linha de instabilidade muito grande potente, a dorsal vai estar bem estabilizada no mediterrâneo central e Europa central, a depressão vai andar a deambular no atlântico a partir dai tudo poderá acontecer, é lógico que as agulhas só vão assertar á medida que nos vamos aproximando do evento, mas no essencial não há grandes duvidas, +-80% do territorio vai ter muita instabilidade, o sudeste algarvio e do baixo Alentejo irá ter alguma instabilidade.
 

Garcia

Cumulus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
492
Local
Santa Bárbara (Lourinhã)
Boas a todos. .

Uma pergunta ao pessoal perto da Serra da Estrela. .

Acham que amanhã será um dia propício para levar a miudagem a ver neve ou será que as condições meteorológicas não serão as melhores? Alguém sabe como está o acesso lá para cima?

Obrigado desde já a quem me possa aconselhar. . ;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Boas a todos. .

Uma pergunta ao pessoal perto da Serra da Estrela. .

Acham que amanhã será um dia propício para levar a miudagem a ver neve ou será que as condições meteorológicas não serão as melhores? Alguém sabe como está o acesso lá para cima?

Obrigado desde já a quem me possa aconselhar. . ;)

Não aconselhava nada ir lá amanha!
 
  • Gosto
Reactions: Garcia

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Boas a todos. .

Uma pergunta ao pessoal perto da Serra da Estrela. .

Acham que amanhã será um dia propício para levar a miudagem a ver neve ou será que as condições meteorológicas não serão as melhores? Alguém sabe como está o acesso lá para cima?

Obrigado desde já a quem me possa aconselhar. . ;)
Acho que e boa ideia se for em seguranaca, com correntes... e tambem nao e preciso subir muito, pois a acumulacao amanha sera apartir dos 1000-1200 metros
 
  • Gosto
Reactions: Garcia

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas a todos. .

Uma pergunta ao pessoal perto da Serra da Estrela. .

Acham que amanhã será um dia propício para levar a miudagem a ver neve ou será que as condições meteorológicas não serão as melhores? Alguém sabe como está o acesso lá para cima?

Obrigado desde já a quem me possa aconselhar. . ;)

É preciso contar também com ventos fortes, fraca visibilidade/nevoeiros, frio aliado ao vento forte. Para mim as melhores condições são com neve mas tempo claro e com boa visibilidade para se apreciar melhor a paisagem, amanhã as condições na serra serão agrestes, não aconselho.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.